Infratrutura
Após denúncia do Notícia dos Municípios, prefeito Adelcino volta atrás, manda quebrar e refazer o “Contorno da “Pirraça”
Infratrutura
Bastou o site Notícia dos Municípios “entrar na briga” ao lado da maioria da população de Pontal do Araguaia (MT), Aragarças (GO) e Barra do Garças (MT) no último sábado (25) ao publicar em suas entrelinhas sobre a “bendita” obra da rotatória de Pontal do Araguaia que ficou popularmente conhecida por ‘Contorno da Pirraça’, que o prefeito Adelcino Francisco Lopo (PSB) deu as caras, ficou nervoso, fez biquinho, foi pra rádio, se retorceu e de forma desesperadora ainda espalhou fake news através do seu próprio telefone celular contra o editor deste site, tentando com suas feitas amordaçar a liberdade de expressão e colocar em descrédito à reputação do portal e seu editor, como se o veículo de comunicação fosse nascido de pai assombrado ou tivesse medo de ameaças e cara feia.
O objetivo da reportagem anterior que ficou bem clara e com o título CONTORNO DA “PIRRAÇA” – Sob duras críticas, prefeito Adelcino insiste em construir rotatória ao seu modo na entrada de Pontal do Araguaia, foi levar reportagens que não foram escritas e levadas ao conhecimento oficial da população dos três municípios que estão sendo prejudicados com a obra desorganizada e mal planejada, são eles: Pontal do Araguaia (MT), Barra do Garças-MT e Aragarças-GO.
O papel essencial da imprensa imparcial independente e séria, sem dúvidas é zelar pela correta aplicação do dinheiro público, a liberdade de expressão e o estado democrático de direito, doa a quem doer. O papel do Notícia dos Municípios nesse episódio foi apenas atender um pedido da população, motoristas, pedestres e motociclistas que trafegam diariamente naquela localidade e tornar público os fatos.
Após denúncia do Portal Notícia dos Municípios, prefeito volta atrás e manda quebrar e refazer.
Em suas entrelinhas o site também cumpriu seu papel constitucional e social de alertar o poder público municipal sobre a possibilidade de acontecer inclusive acidentes fatais naquela rotatória, e mais confusões no trânsito, caso a Prefeitura não tomasse as devidas providências, nesse caso o próprio prefeito que é o ordenador de despesas do município e também o responsável direto pela execução da referida obra pública.
Já no jogo de apostas das redes sociais, os aliados arriscam afirmar que o ainda chefe do executivo municipal “resolveu” apenas ouvir o conselho dos mais entendidos no assunto de engenharia, outros apostam que foi devido à pressão do Notícia dos Municípios sobre o “Contorno da Pirraça”. De qualquer forma valeu a pena, houve resultado imediato.
Para o governo de alguns plantonistas a matéria foi veiculada de forma democrática ouvindo a versão do próprio prefeito Adelcino dentro do mesmo conteúdo a ser publicado. Veja a matéria completa: https://noticiadosmunicipios.com.br/infratrutura/contorno-da-pirraca-sob-duras-criticas-prefeito-adelcino-insiste-em-construir-rotatoria-ao-seu-modo-na-entrada-de-pontal-do-araguaia/
A redação informa ainda que a notícia foi escrita, publicada e compartilhada no intuito exclusivo de informar a sociedade os fatos que estão ocorrendo embasada em provas reais, vídeos e testemunhos de populares inconformados a situação, e não como viés políticos contra um ainda prefeito que quer a todo custo virar deputado estadual. Independente do chororô, o caos no trânsito e nas duas pontes que interligam as três cidades continua, tomou dimensões insuportáveis e passou dos limites.
Homens contratados e máquinas começaram a segunda-feira demolindo a “Rotatória da Pirraça”.
Mesmo um tanto quanto “valente” devido a repercussão nas redes sociais e sem arrancar aplausos do público como ele sempre gostou, e com alguns microfones no dia seguinte à publicação abertos e a sua disposição, o prefeito Lopo, não obteve sucesso e após denúncia, voltou atrás, e mandou quebrar e refazer o que já estava pronto ao seu modo, que segundo ele próprio, são apenas reparos, ajustes e adequações. Resta à Câmara de vereadores alinhar com o povo e cumprir seu papel constitucional que é de fiscalizar o dinheiro público.
Ao concluir seu papel o Portal Notícia dos Municípios lembra que está estabelecido em Barra do Garças e todo o Vale do Araguaia a mais de 22 anos, e que segue firme no propósito de informar, alertando a todos que jamais se curvará a investidas, lâminas rasteira, faknews e comportamentos não republicano por parte de alguns que tenta intimidar, ou manchar a sua boa reputação.
O que alguns políticos do Araguaia que se gabam como sendo um “bom samaritano” ou porta-vozes de Madre Tereza de Calcutá, uma figura histórica real e de controvérsias, precisam aprender; é que um veículo de comunicação sério, independente e sem atrelamento político, jamais irá se omitir em suas informações, e sempre estará em defesa da sociedade, da liberdade de expressão, da democracia, e do estado democrático de direito, sempre ouvindo o contraditório (o outro lado).
Segundo o prefeito, a obra deverá ser inaugurada somente em 12 de dezembro de 2025 ou se estender até fevereiro de 2026. Até lá é acostumar com o caos.
Enquanto os cães ladram e a banda passa, o Portal Notícia dos Municípios e agora, o Podcast Frente a Frente Com Araguaia, segue firme resistindo ao tempo e ameaças, assinando suas matérias e inovando cada vez mais na tecnologia digital, visando sempre apresentar sua linhagem editorial de forma independente coerente e imparcial com credibilidade na informação e respeitando quem pensa diferente, doravante; sem aceitar ser chamado de ‘pau mandado’ por submissão ou conchaves de politiqueiros ou favorecimentos financeiros, exatamente para não precisar blindar alguns que se acham o bom samaritano da política partidária.
A obra choveu de criticas mas redes socias das 3 cidades
Infratrutura
CONTORNO DA “PIRRAÇA”- Sob duras críticas, prefeito Adelcino insiste em construir rotatória ao seu modo na entrada de Pontal do Araguaia
A obra já “comeu” R$ 500 mil reais, através de uma emenda do deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (MDB), porém o prefeito disse que deverá gastar pelo menos mais R$ 1,5 milhão em recursos próprios.
Segundo alguns populares e entendidos em trânsito, com foco em mobilidade urbana, o ainda prefeito de Pontal do Araguaia, Adelcino Lopo, que deverá renunciar ao mandato de chefe do executivo municipal no mínimo 6 meses antes do pleito (04.04.2026), para vaidosamente pleitear uma cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa, insiste em construir uma rotatória até então polêmica, e ao seu grosso modo.
A rotatória de Pontal do Araguaia, como ficou sendo conhecida, e que ainda segue em fase de conclusão, tem levado o prefeito e sua gestão ao descrédito popular, devido a discussões e xingamentos que ele vem recebendo nas redes sociais, principalmente em grupos de whatsapp. Uma “tribuna” até então sem controle e bastante usada pelos plantonistas para colocar em dúvida, elogiar ou desqualificar até mesmo o entendimento do chefe do executivo sobre o assunto.
A verdade é que o trânsito caótico que acabou sendo instalado na dupla fronteira de Goiás com Mato Grosso, a partir de Pontal do Araguaia, está colecionando mais transtorno que solução no trânsito, devido a sua desorganização que paira sobre as três cidades e que interliga diretamente Pontal do Araguaia (MT), Barra do Garças-MT e Aragarças-GO.
Para se ter uma ideia da gravidade, na quarta-feira (22) e quinta-feira (23) o trânsito estava tão confuso devido a construção da “bendita” rotatória, que a extensa fila de veículos chegou a alcançar a rotatória da Praça Tiradentes no centro comercial de Barra do Garças, e consequentemente a avenida Paulo Bilego, até as imediações do cemitério, pelo fato de alguns motoristas de veículos ter que parar no semáforo implantado no local para em seguida fazer a conversão a direita para entrar em Pontal do Araguaia ou seguir para Aragarças através da BR-070.
A rotatória virou palco de discussões e xingamentos nas redes sociais, porém sem nenhum destaque por parte da imprensa.
Durante esses dois dias de observação, a reclamação maior partiu de motoristas de caminhões e carretas que ainda insistem em passar por aquele local, pelo fato do espaço ser bastante estreito e reduzido, o que requer bastante manobras e malabarismo para atravessar pra Goiás, desta feita, atrapalhando drasticamente o trânsito e inviabilizando ate mesmo o comércio de Barra do Garças.
Apesar dos gastos exorbitantes com sua construção e as supostas irregularidades técnicas na obra e lentidão, apontadas desde o início, entende-se que rotatórias irregulares interligando cidades e rodovias onde o trânsito é literalmente pesado, muitas vezes frutos de projetos mal concebidos ou de um crescimento urbano desordenado, podem gerar diversos problemas de mobilidade e segurança, criando confusão para os motoristas e causando mais congestionamentos e acidentes que os cruzamentos tradicionais.
Em locais onde o tráfego de veículos leves e pesados, pedestres e motociclistas é intenso, como é o caso da entrada para Pontal do Araguaia e nas pontes sobre os rios Garças e Araguaia, o caos no trânsito é inevitável. A geometria inadequada ou a falta de planejamento pode fazer com que as rotatórias que deveriam organizar o fluxo de veículos, venha a causar mais engarrafamento por falta de melhor planejamento, como é o caso em questão.
Outros fatores que podem estar contribuindo com a desorganização do trânsito e que provoca stress, brigas de trânsito, discussão, confusão e acidentes; é a falta de familiaridade por parte de alguns motoristas devido às regras impostas goela abaixo pelo poder público, com design confuso, provocando inclusive risco de colisões sérias e até mesmo óbitos de pedestres e motociclistas.
Prefeito Adelcino Lopo e a “novela” da Rotatória de Pontal do Araguaia.
A falta de prioridade clara em uma rotatória irregular, a sinalização inadequada em forma do círculo pode não ser o meio correto, podendo até mesmo confundir os motoristas, pedestres e ciclistas, levando a situações de risco e a travessia insegura.
O volume de tráfego desequilibrado e desigual no local entre as vias de acesso em que se encontra a rotatória, pode prejudicar a aceitação de futuros projetos de melhoria, apesar de que muitos acusam Adelcino Lopo de impor a obra ao seu modo, e ponto final.
Para alguns entendidos, para que uma rotatória funcione bem, ela deve ser projetada de acordo com as normas de engenharia de tráfego, considerando fatores como volume, tipo de veículos, espaço disponível e a segurança para todos os tipos de usuários. Medidas como sinalização clara, iluminação adequada e acomodações seguras para pedestres e ciclistas são essenciais para evitar problemas e garantir um fluxo de tráfego eficiente e seguro.
Nossa reportagem entrou em contato com o prefeito de Pontal do Araguaia, Adelcino Lopo, porém ele afirmou que teoricamente a nova rotatória pode parecer confusa porque ainda não está pronta, motivo que muitos ainda estão reprovando, mas que essa seria a melhor forma de melhorar a trafegabilidade naquela localidade, tanto para que transita para Goiás, quanto para quem entra pra Mato Grosso. Afirmou também ser normal as acusações, tendo em vista que a mais de 70 anos o local era daquela forma e que isso gera descontentamento.
“ A obra da rotatória seria como se fossemos adaptar uma cadeia de roda para uma pessoa obesa, ainda é preciso melhorar algumas coisas, iremos adaptar mais um pouco, mudar a passarela, o bico na entrada da ponte de Aragarças onde tem causado acidentes. Quero inaugurar até dia 12 de dezembro, acredito que ficará 100% melhor do que está e não teremos mais problema com carretas, veículos de passeio, motociclistas e pedestres, quem está me xingando vai bater palmas depois” garantiu o prefeito.
Ao concluir Adelcino afirmou que a única ajuda financeira que a cidade recebeu foi do deputado federal Emanuelzinho Pinheiro (MDB) no valor de R$ 500 mil através de emenda federal, mas ele estima gastar mais R$ 1,5 milhão dos cofres da Prefeitura, tendo em vista que pretende construir calçadão, fazer adaptação para estacionamento, implantar iluminação estilo francesa, exótica e artesanal.
-
Economia6 dias atrásJudiciário e Prefeitura de General Carneiro formam parceria para 1º Mutirão Fiscal do município
-
Política5 dias atrásCPMI do INSS: investigado pela PF se cala sobre doação a ex-ministro
-
Cidades6 dias atrásVice denuncia igreja por verba de mansão de pastor; IBN reage
-
Saúde6 dias atrásCanetas emagrecedoras podem gerar impactos na coluna e nas articulações
-
Política4 dias atrásBiometria regularizada: mutirão chega em aldeia no Parque Indígena do Xingu (MT) nesta sexta-feira (24)
-
Cidades6 dias atrásTCE propõe consórcios para acabar com lixões em MT: ‘cada real investido em lixo economiza nove em saúde’, diz Sérgio Ricardo
-
Jurídico4 dias atrásVAGA DO QUINTO DA OAB/MT- PF aponta para vínculo dos advogados Ricardo Almeida e Rodrigo Vechiatto com Andreson Gonçalves e Zampieri
-
Infratrutura2 dias atrásCONTORNO DA “PIRRAÇA”- Sob duras críticas, prefeito Adelcino insiste em construir rotatória ao seu modo na entrada de Pontal do Araguaia









