Cidades

NOVO SÃO JOAQUIM- Cidade se prepara para mega evento de aniversário com grandes shows nacional

Os shows nacionais com os cantores Eduardo Costa, as duplas Wender e Falcão, e Di Paulo e Paulino prometem tremer o chão da cidade em comemoração aos 39 anos de emancipação política e administrativa de Novo São Joaquim. Durante os três dias de festividades que ocorrerão de 15 a 17 de maio, também haverá show com a cantora Marcela Marés e banda.

Publicados

Cidades

Grandes Shows nacionais, rodeio e queima de fogos vai abrilhantar mais a festa.

A Prefeitura de Novo São Joaquim, está preparando a cidade para um dos maiores eventos festivos da sua história, as festividades coincidem com a realização da Exponovo (Exposição Agropecuária de Novo São Joaquim) e com o 39º aniversário daquele promissor município da região do Vale do Araguaia.

Segundo informações apuradas pelo portal Notícia dos Municípios, caravanas de toda a região se preparam para participar do megaevento que está sendo preparado com todo carinho pela gestão do prefeito Leonardo Farias Zampa e sua equipe de governo.

Além das atrações sertanejas também acontecendo grandes rodeios e queima de fogos, o evento conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso através da Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer e da Assembleia Legislativa sob o comando do deputado estadual Max Russi.

Novo São Joaquim figura entre os municípios mais promissores e bem estruturados da região do Araguaia, graças ao seu potencial de terras de terras agricultáveis para criação de gado de corte e produção de grãos que crescem em ritmo acelerado na região superando inclusive as expectativas de produção.

O município passou a ocupar lugar de destaque no cenário econômico e do agronegócio de Mato Grosso, possui uma área de 5.216,9 km² e faz limites territoriais com os municípios de Campinápolis, Paranatinga, Santo Antônio do Leste, Poxoréo, General Carneiro, Barra do Garças e Nova Xavantina. Seu aniversário oficial ocorre em 13 de maio.

Prefeito de Novo São Joaquim Leonardo Farias, mil motivos pra comemorar.

A HISTÓRICO DE NOVO SÃO JOAQUIM

O território era primitivamente habitado pelo povo indígena Xavante, os primeiros homens-brancos que se aventuraram à região foram o Sr. João David e família, principalmente o Sr. Pedro David e Sr. Manoel Pereira Brito, em 1960, Sr. Damásio Moreira Lima e Sr.Paulo Brito, em 1961 e Sr.José Gery David, em 1962.

POVOADO DA GLEBA ALDEIA

Durante a década de 60 formou-se um pequeno povoado em um local onde havia uma pequena aldeia indígena chamado de Gleba Aldeia, onde se encontrava vários moradores, destacando-se o Sr. José Nunes da Silva, sua esposa e filhos, principalmente o Sr. Divino Nunes da Silva, que foi o primeiro professor leigo do povoado e proprietário da única casa de produtos Farmacêuticos da localidade. Mas esse produto não prosperou, indo logo após a decadência. No ano de 1965, houve uma Invasão de Terras na Região de Cachoeira da Fumaça, dando origem posteriormente ao assentamento da Cachoeira da Fumaça.

Leia Também:  Trabalhador fica ferido após acidente em obra em Barra do Garças

POVOADO DE SÃO JOAQUIM DO RIO MANSO

A fundação de Novo São Joaquim deu-se com o início do povoado de São Joaquim do Rio Manso no dia 29 de junho de 1972, onde o Sr. Olímpio José Martins, procedente da Cidade de Novo São Joaquim, no Estado de Goiás.

A origem do povoado de São Joaquim do Rio Manso foi escolhida em homenagem ao doador dos lotes, Sr. Joaquim Rodrigues Sôto, e pelo fato da empresa de ônibus, que fazia linha da Cidade de Barra do Garças para o Distrito de Toricueje, que era a Vila mais próxima, chama-se Viação Rio Manso.

Os registros demonstram que a primeira Escola para o ensino regular funcionou em 1976, com o nome de Escola Municipal de 1º Grau Machado de Assis, da Prefeitura Municipal de Barra do Garças, tendo como primeiros professores a Sra Ana Ferreira Martins, Srª Aparecida de Jesus e Srª Amélia. No ano de 1977 trocou-se o nome da Escola Municipal de 1º Grau Machado de Assis, passando a sua responsabilidade para a esfera do Estado de Mato Grosso.

CRIAÇÃO DO DISTRITO DE NOVO SÃO JOAQUIM

Na década de 80 houve grande desenvolvimento, principalmente com a criação do Distrito de Novo São Joaquim, em 1981, com a Lei Estadual nº 4.322.

O Distrito de Novo São Joaquim recebeu forte influência de colonização desenvolvida pelo moderno movimento de migração patrocinado pelos incentivos fiscais do governo federal e devido a correção do solo do cerrado trouxe várias pessoas de todos os cantos do país, principalmente dos Estados do Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

Leia Também:  Olympism365: projeto global do Comitê Olímpico Internacional desembarca em Goiânia

CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO

A resposta do rápido crescimento veio com a criação do Município de Novo São Joaquim, que se deu em 13 de maio de 1986, com a Lei Estadual nº 5.007. A instalação oficial deu-se com a posse do Sr. Jerônimo de Carvalho David como primeiro prefeito eleito, Sr Sebastião Rodrigues Roque como vice-prefeito e os vereadores: Sr. Antônio Andrade, Sr. Divino Nunes da Silva, Sr. Florentino Alves Moreira, Sr. João César Lopes Araújo, Sr. Miguel Mesquita Marques, Sr. Paulo Alves de Brito e Sr. Sebastião Pereira da Silva.

Ainda no ano de 1989 a Prefeitura Municipal de Novo São Joaquim em convênio com a Secretaria de Estado de Educação, inaugurou o novo prédio da Escola Estadual na cidade de Novo São Joaquim, passando à rua Divina Madalena nº 332, centro, mudando o seu nome para Escola Estadual de 1º e 2º Graus Diniz Alves de Toledo e transferiu seus alunos do antigo prédio.

Ainda no ano de 1989 houve a oficialização da Lei de doação do Terreno do Município de Novo São Joaquim para o Estado de Mato Grosso, onde localiza-se e funciona a Escola Estadual de 1º e 2º Graus Diniz Alves de Toledo.

De acordo o censo do IBGE em 2010 a população do município era estimada em 6.043 habitantes, em 2022 esse número subiu para 6.919 habitantes, em 2024, a população subiu para 7.160 habitantes, a expectativa atual gira em torno de 8.000 mil habitantes, graças ao trabalho que a gestão municipal vem fazendo em prol do desenvolvimento do município. (Fonte Governo do Estado).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

GENERAL CARNEIRO- Câmara firma compromisso e transparência com o cidadão, paga dívidas contraídas por gestões anteriores e contribui com o desenvolvimento do município

Na AL/MT vereadores fazem reivindicações aos deputados ladeados pelo prefeito João Filho e pelo ex-prefeito Marcelo.

Publicados

em

A Câmara Municipal de General Carneiro, sob a liderança do presidente Divino de Oliveira Santana (PL), o popular Borracheiro, e da mesa diretora, desde o início dessa nova legislatura tem mostrado a que veio, tendo como árdua missão trabalhar com determinação, transparência e muita responsabilidade. São ações de resultados que tem feito a diferença em todo o município e região.

Um dos principais objetivos do presidente eleito para administrar o legislativo durante o biênio 2025/2026, sempre foi trabalhar de forma incisiva para resgatar a credibilidade do parlamento municipal perante a opinião pública, que até recentemente era sombria incerto e com muitos arranhões, fatores que contribuíram com dias negros na história da política local.

Com nova filosofia de trabalho em prol do bem comum, o legislativo General Carneirense tem ocupado seu espaço ao expressar de forma clara, direta e concisa, sem rodeios ou hesitações, indo direto ao ponto ao comunicar suas ideias e opiniões através dos 9 vereadores. As ações do legislativo têm acontecido de forma consistente objetiva e eficaz, fatores predominantes que tem contribuído significativamente na parceria com o executivo para garantir mais progresso e desenvolvimento para o município.

Desde que a atual mesa diretora assumiu em 1º de janeiro deste ano, graças a competência da equipe de gestão e a compreensão de todos os vereadores, foram feitos alguns ajustes administrativos nas finanças daquele parlamento, e com bastante esforço já conseguiram pagar mais de R$ 70 mil em dívidas que foram contraídas por gestões anteriores.

Leia Também:  Pedido do legislativo de São Felix do Araguaia pode resultar em pavimentação de 3 km da travessia urbana no distrito de Espigão do Leste

Câmara de General Carneiro cada vez mais transparente, transformada e inovadora em prol do cidadão.

Segundo informou o vereador Divino Borracheiro e a assessora jurídica da Câmara Municipal, Liegy Onofre, todas as informações referentes a receita e despesas do legislativo estão disponíveis no portal da transparência através do link https://search.app/PcDSMDL6wEsMvDMh8 eles informam ainda que o portal é alimentado constantemente para que a população acompanhe de perto todos os atos da Câmara sem deixar nada passar despercebido aos olhos da sociedade.

De acordo com informações obtidas pelo portal Notícia dos Municípios, a união e o compromisso tanto do legislativo quanto do executivo tem prevalecido, pelo fato dos poderes constituídos entenderem que os interesses da cidade deverão sempre estar acima dos interesses pessoais ou vaidade política de qualquer indivíduo.

“Tudo que a Câmara recebe e gasta está visível no portal da transparência, não temos nada a esconder e ainda fazemos questão que a população acompanhe a nossa plataforma digital e divulgue a nossa forma de trabalhar e zelar bem do dinheiro público” Disse o presidente da Câmara Divino Borracheiro.

Como forma de aproximar ainda mais o legislativo da população, a Câmara está estudando a possibilidade de realizar sessões itinerantes, o objetivo é ouvir e assistir de perto a população e suas demandas, principalmente das comunidades rurais, do Assentamento Santa Cássia, Aldeias indígenas e do Distrito de Paredão Grande.

Na sede do município as sessões ordinárias acontecem no impreterivelmente nos dias 15 e 30 de cada mês, salvo, quando ocorre algum feriado na mesma data.

Leia Também:  Primeira etapa do mutirão de cirurgias em Aragarças é sucesso

Presidente da Câmara Divino Borracheiro com o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi. Trabalho e Compromisso.

“Quero agradecer a todos os vereadores e servidores do legislativo pelo trabalho que eles desempenham, são funcionários competentes que tem procurado desenvolver os exercícios das suas atribuições de forma proativa, muito zelo e responsabilidade, estaremos sempre abertos ao público e também a gestão do prefeito João Filho, para dialogar, fiscalizar, debater e trabalharmos unidos pelo bem estar do nosso povo” Destacou Divino Santana.

Nesse curto período de tempo o legislativo segue seu novo ritmo de trabalho com todos os vereadores trabalhando pelo bem comum, até o presente momento mais de 60 indicações foram apresentadas e teve a participação de todos os parlamentares. Referente as idas e vindas dos vereadores até Cuiabá tem surtido efeito positivos e contribuído bastante com mais melhorias para o município, seja na saúde pública, na educação, assistência social, infraestrutura e agricultura familiar.

No quesito estrutura predial já foi realizada uma reforma de caráter emergencial e necessária no seu espaço físico, inclusive no plenário das deliberações que recebeu reforma do telhado que antes se encontrava em estado precário e com bastante goteira no período chuvoso. Aos poucos o legislativo está sendo transformado para receber melhor seus munícipes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA