Cidades
Parceria entre Prefeitura de São Félix do Araguaia e Grupo Teles resulta na construção de Escola em fazenda na zona rural de Espigão do Leste
Cidades
A Prefeitura de São Félix do Araguaia, através da secretaria municipal de educação Débora Kátia e sua equipe de gestão, sob o comando da prefeita Janailza Taveira (União) inaugurou e entregou oficialmente a Escola Municipal Marilia Oliveira Salmi, localizada na zona rural do Distrito de Espigão do Leste e que leva o nome da mãe de um dos proprietários do Grupo Teles. A nova unidade escolar passa a ser uma extensão da Escola Municipal de educação básica Alberto Nunes.
A obra foi construída em 120 dias pelo grupo Teles, e fica localizada na Fazenda Renata, que pertence ao renomado grupo do agronegócio (distante 67 km do Distrito de Espigão do Leste e 207 km da sede do município). A nova unidade de ensino foi construída pela fazenda para atender uma importante parceria firmada entre a iniciativa privada e o município de São Félix do Araguaia junto a classe produtora da região.
Segundo a secretária municipal de educação, professora Débora Kátia, a escola contará com toda rede apoio da Prefeitura de São Félix do Araguaia, desde o transporte escolar, alimentação dos alunos, professores e todo quadro de profissional, que vai desde a equipe de limpeza, monitor, equipe do transporte e os próprio alunos, além de todo o material pedagógico e utensílios que atenda a demanda educacional.
A unidade educacional Marília Oliveira Salmi conta com três salas de aula. 01 sala para professores, 01 cozinha com despensa, e três banheiros com acessibilidade e dois alojamentos para professores.
Funcionários de fazendas da região estiveram presentes na inauguração para conhecer a nova escola dos seus filhos.
De início serão atendidas entre 55 a 70 crianças em período escolar e passa a abranger 9 rotas de transporte rural, que antes era praticamente o dobro, desta feita gerando grande economia para a Prefeitura de São Félix do Araguaia pelo fato da Escola estar localizada em um local estratégico, mais perto e acessível aos alunos de toda aquela região.
“Fomos procurados pelos fazendeiros daquela promissora região que estavam preocupados com a educação dos filhos dos seus empregados e ficamos bastante honrados com essa procura, entramos em um entendimento bastante interessante nesse projeto, algumas famílias de trabalhadores já haviam inclusive pedido demissão das fazendas onde trabalhavam devido à falta de uma escola mais próxima para seus filhos estudarem, outras tinham até se mudado para a cidade para que eles estudassem” Disse a secretária de educação.
Segundo a prefeita Janailza Taveira, foi muito gratificante ver o olhar humanizado da classe produtora e a preocupação principalmente do Grupo Teles com a educação das crianças e adolescentes, antes crianças de apenas 4 anos que percorriam diariamente até 104 km para chegar à unidade escolar mais próxima, e que essa grande parceria veio na hora certa para somar e fortalecer ainda mais a educação do seu município.
Prefeita Janailza Taveira Leite. Responsabilidade e compromisso com a educação até o último minuto da sua gestão.
Com a inauguração da mais nova unidade escolar, outra importante fazenda, a Santa Maria, que fica localizada no município de São José do Xingu, já procurou a Secretaria de educação de São Félix do Araguaia no intuito de formar outra parceria para transferir seus alunos para a nova escola para encurtar a distância do percurso e receber educação com mais qualidade.
De acordo informou a secretária municipal de educação, as matrículas dos alunos para o ano letivo 2025 já foram realizadas, a expectativa é que as aulas se iniciem no dia 5 de fevereiro já na gestão do novo prefeito, caso confirme os alunos da região de São José do Xingu esse número de alunos pode chegar até 100.
“Quero aqui agradecer a Deus e a todos por essa importante parceria, esse é mais um legado que estamos deixando na educação de São Félix do Araguaia durante nossa gestão que está terminando, a partir do ano vindouro essas crianças irão estudar mais perto das suas casas com mais conforto e qualidade no ensino. Gratidão a Deus e a todos os envolvidos nesse momento tão importante”Pontuou a prefeita Janailza.
Secretária de educação Débora Kátia com sua equipe e administradores da fazenda na cerimônia de inauguração.
Cidades
NOVA NAZARÉ- Fortes chuvas e serviço “porco” feito na gestão passada causa alagamento na cidade, zona rural com 5 pontes caídas (VÌDEOS)
As ruas da cidade de Nova Nazaré, na região do médio Araguaia, estão praticamente todas debaixo d’agua e intransitáveis, principalmente devido à falta de planejamento em infraestrutura e construção de galerias de águas pluviais para escoar águas da chuva que cai sobre toda a região.
A falha se estende desde a longa gestão do ex-prefeito João Teodoro Filho, conhecido por Salgadinho, que ficou oito anos no poder e pouco fez pelo seu município, segundo alguns moradores, o pouco que fez ainda foi de péssima qualidade.
Se não bastasse na zona rural do município algumas pontes e pontilhões também foram destruídos pelas chuvas, as estradas do interior também afetadas pelas, enquanto isso moradores da cidade relatam momentos de tensão e medo com a subida das águas.
Segundo populares há muitos anos não se via uma enchente desse nível, em várias ruas as águas chegam a quase 1 metro de altura, o que dificulta o trânsito de veículos e pedestres.
No perímetro urbano da cidade as ruas estão praticamente intransitáveis
Caso as águas subindo consequentemente vem a contaminadas, o medo da população é que doenças como Leptospirose, hepatite, diarreias e diversas outras enfermidades causadas pelas chuvas venham atingir em cheio a população afetada devido às inundações, principalmente por águas de fossas de residências onde são armazenados dejetos que apodrecem e que naturalmente se misturam à coliformes fecais.
Para que a situação seja amenizada, além da necessidade de estiagem é necessário que se realizem de forma urgente obras emergenciais de canalização das águas para evitar mais alagamento de ruas e consequentemente sérios problemas de saúde na população. A água contaminada pode carregar diversas doenças que têm potencial de se tornarem graves e até de serem fatais para as pessoas.
Por telefone o prefeito de Nova Nazaré, Reginaldo Martins Del Colle (PSB), o popular Narizinho, informou a reportagem do Notícia dos Municípios que na tarde desta quarta-feira (15) algumas obras emergenciais paliativas foram concluídas na zona rural e que a Prefeitura está trabalhando duramente com sua equipe de homens e máquinas para tentar amenizar a situação na cidade.
Ruas interditadas, situação de emergência em todo o município.
“Nova Nazaré é uma cidade é plana aqui temos um sistema de drenagem de águas no perímetro urbano que pelo visto a muitos anos não faz limpeza, com isso o lixo acumulou e impediu o escoamentos das aguas e foram danificados, com o aumento das chuvas o volume de água que caiu sobre a cidade foi inesperado, em algumas ruas subiram até 1 metro” Disse o prefeito que tem apenas 15 dias a frente da Prefeitura.
O prefeito disse ainda que o serviço que por acaso a gestão passada fez não foi feito de forma correta como deveria e que no período da seca tudo se torna mais bonito.
Narizinho informou ainda que na zona rural pelo menos 5 pontes estão caídas e duas estradas praticamente intransitáveis, ambas na região do Maragato, Anta Branca e PA Pontal, mas que homens e máquinas trabalham no local para liberar passagem provisória, inclusive na região de Moradas das Antas e Gleba Pontal. A expectativa é de também refazer o quanto antes a estrada que liga o antiga PA-Estrela a Maragato.
Prefeito Reginaldo Martins Del Colle (PSB), o popular Narizinho. Responsabilidade, trabalho e compromisso com a cidade.
O gestor baixou um decreto colocando o município em situação de emergência e está em contato permanente com o governo do Estado através da Sinfra e com o governo federal pedindo ajudas emergenciais para ajudar a resolver a situação crítica de todo o município de Nova Nazaré devido às fortes chuvas que cai sobre a cidade.
Em um vídeo gravado pelo próprio prefeito ele chama atenção do governador Mauro Mendes para a situação de calamidade e propõe parceria com o Estado para tirar o município dessa situação.
ASSISTA O VÍDEO 1
ASSISTA O VÍDEO 2
-
Cidades6 dias atrás
Clayton Parreira assume Prefeitura de Ponte Branca no lugar do irmão e promete continuar trabalhando (ASSISTA O VÍDEO)
-
GERAL7 dias atrás
“Barão do agro” em MT alega ter faturado R$ 1 milhão em jogo e não consegue sacar
-
Saúde6 dias atrás
Prefeitura de Araguainha adquire nova ambulância e aparelho de ultrassonografia para atendimento à saúde
-
Política6 dias atrás
Prefeita de Ribeirão Cascalheira anuncia abertura de “caixa-preta” diante de calamidade financeira no município
-
Policial5 dias atrás
Mais de R$ 340 mil em móveis de luxo adquiridos por golpista enquanto estava preso são recuperados em MTq
-
Saúde7 dias atrás
Bebê de 5 meses realiza duas cirurgias cardíacas em SP após intervenção da Defensoria Pública
-
Cidades5 dias atrás
Reforma em Parque das Águas Quentes inicia nas próximas semanas
-
Policial6 dias atrás
Laudo da Politec confirma falha de segurança e vazamento de gás como causa de explosão em hipermercado de Água Boa