BARRA DO GARÇAS

Cidades

Região Sul do Pará inicia campanha de vacinação contra a febre aftosa

Publicados

Cidades

Começou neste domingo (1º) em todo o sul do Pará a campanha de vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa. A estimativa é de que cerca de 20 milhões de cabeças de gado devam ser imunizadas em 108.746 propriedades, distribuídas em 127 municípios paraenses.

A campanha foi lançada oficialmente pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) no sábado (30), no Parque de Exposições José Francisco Diamantino, na cidade de Marabá, município localizado no sudeste do paraense, e reuniu cerca de 200 produtores rurais da região sul e sudeste do estado.

Segundo a Adepará, o objetivo da ação é a manutenção da certificação de estado livre da aftosa, alcançado pelo Pará em 2014 junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). É a certificação que possibilita a venda da carne produzida pelo estado aos mercados nacionais e internacionais, gerando emprego e renda, e fomentando o setor do agronegócio.

“Aproximadamente 62% da carne produzida no Pará é vendida hoje para outros estados brasileiros e para outros países. Ou seja, o estado consome apenas 1/3 do que produz. Com aftosa, esses mercados estariam bloqueados, o que nos geraria um excedente de produção parado, ou seja, o setor estaria quebrado. A vacinação é uma forma do governo federal e estadual dizer que a nossa carne é certificada, tem qualidade”, explica o médico veterinário Luciano Guedes, diretor geral da Adepará.

Leia Também:  Polícia Federal investiga suposta fraude em Nova Xavatina

A Adepará destaca que imunização segue até o próximo dia 31 e que o produtor é o responsável pela vacinação. Ele tem até o dia 15 de junho para fazer a comunicação da vacina nos escritórios da Agência. Servidores do órgão lotados por todo o Pará estarão envolvidos e acompanharão o trabalho para garantir que todo o processo de vacinação atenda às metas da Agência, que é alcançar o mais alto índice vacinal.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Prefeitura de Barra do Garças reativa Feira-livre no bairro Vila Maria com atividades culturais

Visando proporcionar entretenimento e fortalecer comerciantes, a feira conta com tendas de alimentação e espaço de recreação infantil

Publicados

em

No último sábado (6), o bairro Vila Maria teve sua feira livre reativada, com diversas atividades culturais, como dança de capoeira, apresentações musicais e peças teatrais. A partir de então, a feira deve acontecer com frequência e conta com tendas de alimentação e espaço de recreação infantil.

De acordo com o Prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, a feira é uma forma de apoiar pequenos produtores rurais e comerciantes locais, além de oferecer lazer para a população. “O intuito é sempre fortalecer a agricultura familiar, o pequeno comerciante e descentralizar o acesso à cultura, levando entretenimento para os bairros”, completou.

Para o secretário de Indústria e Comércio, José Bispo, a reabertura da feira do bairro Vila Maria veio ao encontro da demanda popular. “Estamos promovendo ajustes no cronograma das feiras, visando tornar elas mais atrativas e com um público cada vez maior”, explicou o secretário.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Premiações encerram a programação de aniversário em General Carneiro
Continue lendo

PAU E PROSA

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA