a

Cidades

TCE apura se municípios não desviam recursos para “zerar” filas de cirurgias

Levantamento é coordenado pelo conselheiro Guilherme Maluf

Publicados

Cidades

O Comitê de Saúde do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), realizará um diagnóstico do programa Mais MT Cirurgias, do Governo do Estado. A ação foi definida nesta quarta-feira (15), em reunião de apresentação do plano de trabalho que estabelece as diretrizes para a atuação do grupo ao longo do biênio 2022/2023.

O programa em questão, lançado em julho de 2021, visa a realização de 22,5 mil cirurgias e cerca de 70 mil exames de alta complexidade e 90 mil consultas ambulatoriais. O objetivo, conforme a gestão estadual, é a redução da fila de espera por procedimentos eletivos no estado.

De acordo com o supervisor do Comitê, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, o diagnóstico apontará se os municípios receberam os recursos, se executaram as cirurgias e se prestaram contas devidamente. “O Tribunal quer saber se esses recursos foram efetivamente aplicados em consonância com o objeto do convênio.”

Há que se destacar que o trabalho não diz respeito a uma auditoria e sim a um levantamento, apresentando um perfil mais ágil e condizente com a realidade temporal da administração pública. Assim, a partir dele, será possível estabelecer desdobramentos.

Leia Também:  Secretaria de Assistência Social faz a alegria das crianças no domingo de Páscoa

Esses levantamentos não entram em conflito ou substituem, em hipótese alguma, o trabalho dos relatores. Os achados nos municípios serão encaminhados ao relator responsável e, aí sim, cada um tomará a providência que entender necessário, seja abertura de tomadas de contas, auditorias ou representações”, reforçou.

Deste modo, um dos principais objetivos é abordar temas que apresentem fragilidades atualmente. “Aí é que conseguiremos fazer um estudo mais preciso sobre a situação do setor. Se esperarmos passar, daqui a um ano ou dois, fica muito mais difícil de se fazer esse panorama”, afirmou Guilherme Antonio Maluf.

O conselheiro adiantou ainda que, um segundo diagnóstico será elaborado na área de regulação. “Nós precisamos identificar se hoje os leitos hospitalares estão sendo devidamente custeados, se estão ocupados e se está havendo um gasto desnecessário destes recursos no estado.”

Durante a apresentação do plano também foram discutidas outras ações de controle externo que contribuirão com o aprimoramento das políticas públicas voltadas ao setor no estado, incluindo a realização de auditorias e capacitações para a área técnica.

Leia Também:  Consorcio Intermunicipal Portal do Araguaia (CIDESAPA) reúne prefeitos para prestação de contas e alinhamento de ações

Desta forma, a equipe deliberou sobre procedimentos de fiscalização, bem como sua promoção para o exame de operações contábeis, orçamentárias, financeiras, operacionais e patrimoniais, com a finalidade de avaliar a eficiência e eficácia das ações governamentais para o aperfeiçoamento da gestão pública na saúde.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Famílias tradicionais são homenageadas com inaugurações de praças em General Carneiro

Inaugurações contaram com a presença do deputado estadual Max Russi, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa.

Publicados

em

Duas famílias tradicionais foram homenageadas nesse sábado (25), com a inauguração de duas praças às margens da BR-070, em General Carneiro. A solenidade contou com a presença de familiares, parentes e amigos dos homenageados e do deputado estadual Max Russi, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa.

O prefeito Marcelo Aquino, acompanhado pela primeira-dama e secretária de Administração, Ana Flávia Faria Bezerra Aquino, secretários, vereadores e convidados, entre eles, o prefeito de Tesouro, Isaack Castelo Branco, recepcionou os convidados em sua residência para um café da manhã e em seguida, se deslocou para as inaugurações.

A primeira praça a ser inaugurada foi a praça Vereador Nilton Augusto Mauerverck, localizada na saída para Barra do Garças. Familiares participaram do descerramento da placa inaugural e agradeceram à gestão municipal pela homenagem.

A área de lazer conta com academia ao ar livre, jardinagem, iluminação e em destaque o amor pela cidade com o letreiro “Eu amo General Carneiro”, simbolizado por um coração. Um local aprazível e que dá as boas-vindas para quem chega à cidade.

Leia Também:  Conheça o calendário das eleições de 2022 e as principais regras do TSE

Logo após a inauguração da primeira praça, os convidados se deslocaram ao outro extremo da cidade, já na saída para Cuiabá, onde foi entregue a praça Sônia Maria Fonseca Vigato, homenagem a outra família tradicional do município. Com a mesma estrutura, a área de lazer simboliza o reconhecimento aos serviços prestados pela família da homenageada e também o desenvolvimento vivido por General Carneiro na atual gestão.

Agradecimento

O prefeito Marcelo Aquino agradeceu aos familiares dos homenageados pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos para mudar a realidade do município. “São duas obras feitas com carinho, recursos próprios, para que pudéssemos dar um novo visual à entrada da cidade e não poderíamos deixar de homenagear pessoas que trabalharam por General Carneiro”, destacou.

Marcelo Aquino aproveitou a presença do deputado Max Russi para agradecê-lo pelo trabalho realizado em prol do município. Segundo ele, se não fosse a ajuda do parlamentar com outras fontes, a administração não teria condições financeiras para sequer fazer um metro de calçada.

Leia Também:  MP investiga servidora que movimentou R$ 1,3 milhão em um ano em MT

“Graças a atenção dele, estamos conseguindo economizar e aplicar recursos em outras secretarias para realizar as obras na cidade”, ressaltou, agradecendo também ao governador Mauro Mendes pelos benefícios destinados ao município.

Para o deputado Max Russi, ele não poderia deixar de prestigiar o prefeito Marcelo Aquino na inauguração das duas praças. “Fui o deputado mais votado aqui e noto o amor, o carinho e a atenção que o prefeito tem pela sua cidade, homenageando duas famílias que trabalharam pelo município, além de embelezar e dar novo aspecto para quem chega a General Carneiro. São várias ações que refletem em benefícios para a população”, disse.

Após as inaugurações, os convidados participaram da Cavalgada dos Amigos e de um almoço no Rancho JF, organizado pelo empresário e produtor João Filho Marques Rodrigues.

O prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, prestigiou o evento no Rancho JF.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

PAU E PROSA

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA