Cidades

TCE manda empresa devolver R$ 4,1 milhões a prefeitura de MT

Organização vendeu respiradores falsos

Publicados

Cidades

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) determinou que a empresa Lifemed Comércio de Produtos Hospitalares e Medicamentos restitua R$ 4,1 milhões aos cofres da Prefeitura de Rondonópolis, em razão de fraude na entrega de 22 ventiladores pulmonares adquiridos em 2020, durante a pandemia de Covid 19. Sob relatoria do conselheiro Waldir Teis, o processo de tomada de contas foi apreciado na sessão ordinária da última terça-feira (5) e contou com voto-vista do conselheiro Valter Albano, que eximiu de responsabilidade os agentes públicos envolvidos na contratação, considerando a oscilação de preços dos produtos no período.

Presenciamos, à época, a absurda variação e elevação de preços de tudo, inclusive e principalmente, de produtos e insumos hospitalares, ambulatoriais e de higiene. Em questão de dias ou até de horas os preços eram superestimados sem critérios e os bens desapareciam do mercado”, analisou Albano.

Em observação às leis cabíveis ao contexto pandêmico, como a n° 13.979/2020, que possibilitou a contratação por preço superior ao de referência, e a n° 14.065/2020, que autorizou pagamentos antecipados, o conselheiro votou pela regularidade da tomada de contas, isentando os agentes e servidores públicos de sansão.

Leia Também:  General Carneiro vai sediar a abertura do Campeonato Mato-grossense de Motocross

 

Além de não ter a concorrência dos agentes e servidores públicos na fraude constatada, também não há qualquer prova de dolo ou de erro grosseiro de quaisquer dos agentes públicos envolvidos. Pelo contrário, a atuação de todos foi no sentido de adquirir o necessário e o mais rápido possível, para salvar vidas”, ressaltou em seu voto.

Valter Albano também votou pela declaração de inidoneidade da empresa por dois anos e envio de cópia da decisão ao Ministério Público Estadual para que adote as medidas cabíveis nos processos judiciais em curso. Seu voto foi acolhido pelo relator do processo e acompanhado por maioria do Plenário.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Dados do IBGE – Cidade de MT tem o maior número de pessoas morando de aluguel no país

Publicados

em

Lucas do Rio Verde, no Norte de Mato Grosso, é o município brasileiro com o maior percentual de pessoas morando de aluguel, conforme dados do Censo 2022 do IBGE.

 

Na cidade, que se dedica ao agronegócio, de cada duas pessoas uma paga aluguel.

 

No Brasil inteiro uma a cada cinco pessoas moram em imóveis alugados.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PSL deve apoiar reeleição de Mauro e vê Cidinho como 'peça fundamental'
Continue lendo

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA