BARRA DO GARÇAS

Cidades

TORIXORÉU- Câmara de vereadores amplia papel fiscalizador, contribui com o desenvolvimento do município e mantém parceria com o executivo

Publicados

Cidades

Sede do legislativo municipal, uma tribuna para o povo na Casa cidadã.

Mesmo sendo poderes diferentes e após ter firmado parcerias de trabalho conjunto com o executivo local, desde o inicio da gestão do prefeito Thiago Timo (PSB) em nome do desenvolvimento de Torixoréu, a Câmara Municipal destaca que vem mantendo uma das suas principais função que é fiscalizar os atos do executivo, bem como despesas, receitas e investimentos que para ajudar a garantir mais qualidade de vida para sua população.

A Câmara no exercício da função legislativa é a responsável direto tanto para fiscalizar como para elaborar, ampliar, fazer emendas e aprovar leis e matérias de interesse dos seus munícipes com garantia jurídica no art.30 da Constituição Federal, que garante a independência dos poderes e nenhuma outra esfera pode interferir nos seus trabalhos.

 

Essa independência só acontece dentro dos limites das suas atribuições, por isso, as Câmaras precisam trabalhar de acordo com as leis que regem sua atuação, a mesma lei também assegura os direitos dos cidadãos e a harmonia entre os poderes, orientam a vida das pessoas e são indispensáveis para a administração pública.

 

Em entrevista ao Notícia dos Municípios, o presidente do legislativo municipal, vereador Danilo Dias Ferreira, popularmente conhecido por Danilo Gairoba, que falou em nome do parlamento, disse que a Câmara de Torixoréu tem sido um dos locais mais importantes para a atuação dos vereadores, cuja atividade principal é legislar, embora as idas e vindas de alguns parlamentares ate Cuiabá ou a capital federal tem resultado em conquistas de mais recursos e benefícios para a Prefeitura investir e garantir mais melhorias que a população almeja e a cidade tanto deseja.

Leia Também:  Ônibus da Xavante desce o barranco na BR-158, passageiros tiveram ferimentos leves (Vídeo)

Segundo o presidente da Câmara, todos os nove senhores e senhora vereadora tem procurado atuar com responsabilidade e determinação, seja correndo atrás de recursos através dos seus parlamentares federais e estaduais ou na condição de fiscal do povo junto à administração municipal, focados nas leis criadas e estabelecidas.

No exercício da função qualquer vereador tem poder e amparo legal tanto para aprovar como para rejeitar projetos de leis; elaborar decretos legislativos, resoluções, apresentar moções e indicações, pareceres e requerimentos, e ainda atuar sistematicamente nas comissões permanentes.

“para se ter uma ideia, um prefeito ou um secretário só pode fazer o que a lei determina, isto é; ele não pode fazer nada que a lei não autorize, inclusive sendo passivo de ser desde convidados ou ate mesmo convocados para comparecer em sessão plenária na sede do legislativo para prestarem esclarecimentos a sociedade e aos legisladores dos seus atos, por isso, as normas municipais são tão importantes para a organização dos serviços dos municípios” Pontuou o presidente do legislativo em forma de alerta.

Em Torixoréu as sessões legislativas ocorrem duas vezes por mês, na primeira e na terceira semana em curso, salvo, em casos de sessão extraordinária que poderá ser convocada em caráter de urgência ou de extrema necessidade. Alguns vereadores também optaram por dar expediente na sede do parlamento ou se reunindo em comissões.

Leia Também:  POLÍCIA PENAL- Mão de obra de reeducandos presos do sistema prisional contribui na reforma de prédios públicos

Danilo aproveitou o momento para enaltecer a atuação de todos os vereadores, do prefeito Thiago Timo, do vice-prefeito José Wilton, bem como de toda sua equipe de governo, em especial alguns parlamentares estaduais e federais que tem ajudado bastante Torixoréu.

Presidente da Câmara Danilo Gairoba, vice-prefeito José Wilton, deputado Federal Juarez Costa, prefeito Thiago, Deputado Max Russi e o secretário Raimundo.

Em nome de todos os vereadores o presidente do legislativo fez questão de registrar com destaque especial para o deputado estadual Max Russi, que, segundo Gabiroba; tem atuado de forma permanente e insistente na liberação de recursos através do governo de Mato Grosso para Torixoréu cresça e se desenvolva.

Outro destaque foi o empenho direto de Max Russi na liberação de novos maquinários que irão garantir mais infraestrutura e estradas com qualidade para a classe produtora local e a população torixorina.

A Câmara municipal de Torixoréu é formada pelos seguintes vereadores: Danilo Dias (Presidente), Jonas Santos (Vice-presidente), Antônio João (1º secretario), João Gia Araújo (2º secretário), Deon Nunes, Erlan Carolino, José Tavares, Poliana Figueiredo e Valdemar Alves, o Juca.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cidades

Prefeitura de Barra do Garças reativa Feira-livre no bairro Vila Maria com atividades culturais

Visando proporcionar entretenimento e fortalecer comerciantes, a feira conta com tendas de alimentação e espaço de recreação infantil

Publicados

em

No último sábado (6), o bairro Vila Maria teve sua feira livre reativada, com diversas atividades culturais, como dança de capoeira, apresentações musicais e peças teatrais. A partir de então, a feira deve acontecer com frequência e conta com tendas de alimentação e espaço de recreação infantil.

De acordo com o Prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, a feira é uma forma de apoiar pequenos produtores rurais e comerciantes locais, além de oferecer lazer para a população. “O intuito é sempre fortalecer a agricultura familiar, o pequeno comerciante e descentralizar o acesso à cultura, levando entretenimento para os bairros”, completou.

Para o secretário de Indústria e Comércio, José Bispo, a reabertura da feira do bairro Vila Maria veio ao encontro da demanda popular. “Estamos promovendo ajustes no cronograma das feiras, visando tornar elas mais atrativas e com um público cada vez maior”, explicou o secretário.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  MT tem 22 municípios com risco alto de contaminação por Covid-19
Continue lendo

PAU E PROSA

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA