Cidades
UNANIMIDADE- Câmara de vereadores de Querência derruba veto do prefeito Fernando Gorgen que garantia concessão no serviço de água e o esgoto da cidade
Sob o comando do presidente da Câmara Municipal Jean do Coutinho (União) a Câmara Municipal de Querência, por unanimidade, rejeitou o veto do prefeito da cidade que queria “a todo custo” empurrar goela abaixo da população a concessão da água e esgoto da cidade.
Cidades
Com o plenário superlotado, a Câmara Municipal de Querência rejeitou por unanimidade um projeto de lei imposto pelo prefeito Fernando Gorgen, “coincidentemente” no apagar das luzes do seu mandato, que visava conceder concessão da água e esgoto do município de Querência para a iniciativa privada. Caso os vereadores não reagissem a canetada imposta pelo ainda chefe do executivo municipal, quem iria pagar a conta seria a população da cidade com preços exorbitantes.
Durante a sessão legislativa a discussão principal girou em torno do veto do prefeito que nunca escondeu seu interesse em conceder tal concessão, mas que foi derrubado duramente pelo plenário do legislativo que por unanimidade suspendeu o decreto pondo fim a parceria pública privada.
“É muito importante que a população tenha conhecimento que o legislativo suspendeu uma lei em que a própria Câmara autorizava a concessão das parcerias públicas privadas, essa lei havia sido aprovada ainda em 2022, acredito que passamos despercebidos e acabamos assinando um cheque em branco para o prefeito fazer o que bem entendesse, ainda bem que abrimos os olhos em tempo”. Disse Jean.
Câmara Municipal de Querência, um legislativo forte em defesa da sociedade.
Com a ação eficaz e determinante dos nove vereadores, fica suspenso todo e qualquer processo de concessão da água e esgoto de Querência, bem como toda parte que envolve esse assunto, inclusive o da construção de uma usina fotovoltaica do município.
É válido salientar que anteriormente os vereadores já teriam votado contrário a imposição do gestor que apostava a todo custo que o sistema seria privatizado, tanto é que vetou a decisão da Câmara Municipal, mas foi surpreendido com a decisão unânime dos vereadores que votaram pela derrubada do veto.
“Não iremos legislar em causa própria, somos agentes políticos e legislamos para a sociedade e ela espera isso de nós, jamais iremos tributar a população um preço exorbitante na conta da água, até porque esse projeto resultaria em um aumento abusivo de até quatro vezes mais o valor e isso pesaria no bolso do contribuinte, independente de conselhos terem aprovado, quero lembrar que o plenário é soberano e usa das suas prerrogativas constitucionais para derrubar qualquer veto em prol da sociedade quando necessário”. Disse o vereador professor Neiriberto Martins.
Vereador Professor Neiriberto Martins e a soberania do plenário.
Outro projeto de suma importância que foi aprovado com muita satisfação pelos vereadores durante a sessão, foi o da desafetação das áreas que estão sendo construídas as casas populares do Programa Habitacional que irá beneficiar dezenas de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social.
Cidades
NOVA NAZARÉ- Fortes chuvas e serviço “porco” feito na gestão passada causa alagamento na cidade, zona rural com 5 pontes caídas (VÌDEOS)
As ruas da cidade de Nova Nazaré, na região do médio Araguaia, estão praticamente todas debaixo d’agua e intransitáveis, principalmente devido à falta de planejamento em infraestrutura e construção de galerias de águas pluviais para escoar águas da chuva que cai sobre toda a região.
A falha se estende desde a longa gestão do ex-prefeito João Teodoro Filho, conhecido por Salgadinho, que ficou oito anos no poder e pouco fez pelo seu município, segundo alguns moradores, o pouco que fez ainda foi de péssima qualidade.
Se não bastasse na zona rural do município algumas pontes e pontilhões também foram destruídos pelas chuvas, as estradas do interior também afetadas pelas, enquanto isso moradores da cidade relatam momentos de tensão e medo com a subida das águas.
Segundo populares há muitos anos não se via uma enchente desse nível, em várias ruas as águas chegam a quase 1 metro de altura, o que dificulta o trânsito de veículos e pedestres.
No perímetro urbano da cidade as ruas estão praticamente intransitáveis
Caso as águas subindo consequentemente vem a contaminadas, o medo da população é que doenças como Leptospirose, hepatite, diarreias e diversas outras enfermidades causadas pelas chuvas venham atingir em cheio a população afetada devido às inundações, principalmente por águas de fossas de residências onde são armazenados dejetos que apodrecem e que naturalmente se misturam à coliformes fecais.
Para que a situação seja amenizada, além da necessidade de estiagem é necessário que se realizem de forma urgente obras emergenciais de canalização das águas para evitar mais alagamento de ruas e consequentemente sérios problemas de saúde na população. A água contaminada pode carregar diversas doenças que têm potencial de se tornarem graves e até de serem fatais para as pessoas.
Por telefone o prefeito de Nova Nazaré, Reginaldo Martins Del Colle (PSB), o popular Narizinho, informou a reportagem do Notícia dos Municípios que na tarde desta quarta-feira (15) algumas obras emergenciais paliativas foram concluídas na zona rural e que a Prefeitura está trabalhando duramente com sua equipe de homens e máquinas para tentar amenizar a situação na cidade.
Ruas interditadas, situação de emergência em todo o município.
“Nova Nazaré é uma cidade é plana aqui temos um sistema de drenagem de águas no perímetro urbano que pelo visto a muitos anos não faz limpeza, com isso o lixo acumulou e impediu o escoamentos das aguas e foram danificados, com o aumento das chuvas o volume de água que caiu sobre a cidade foi inesperado, em algumas ruas subiram até 1 metro” Disse o prefeito que tem apenas 15 dias a frente da Prefeitura.
O prefeito disse ainda que o serviço que por acaso a gestão passada fez não foi feito de forma correta como deveria e que no período da seca tudo se torna mais bonito.
Narizinho informou ainda que na zona rural pelo menos 5 pontes estão caídas e duas estradas praticamente intransitáveis, ambas na região do Maragato, Anta Branca e PA Pontal, mas que homens e máquinas trabalham no local para liberar passagem provisória, inclusive na região de Moradas das Antas e Gleba Pontal. A expectativa é de também refazer o quanto antes a estrada que liga o antiga PA-Estrela a Maragato.
Prefeito Reginaldo Martins Del Colle (PSB), o popular Narizinho. Responsabilidade, trabalho e compromisso com a cidade.
O gestor baixou um decreto colocando o município em situação de emergência e está em contato permanente com o governo do Estado através da Sinfra e com o governo federal pedindo ajudas emergenciais para ajudar a resolver a situação crítica de todo o município de Nova Nazaré devido às fortes chuvas que cai sobre a cidade.
Em um vídeo gravado pelo próprio prefeito ele chama atenção do governador Mauro Mendes para a situação de calamidade e propõe parceria com o Estado para tirar o município dessa situação.
ASSISTA O VÍDEO 1
ASSISTA O VÍDEO 2
-
Cidades6 dias atrás
Clayton Parreira assume Prefeitura de Ponte Branca no lugar do irmão e promete continuar trabalhando (ASSISTA O VÍDEO)
-
GERAL7 dias atrás
“Barão do agro” em MT alega ter faturado R$ 1 milhão em jogo e não consegue sacar
-
Saúde6 dias atrás
Prefeitura de Araguainha adquire nova ambulância e aparelho de ultrassonografia para atendimento à saúde
-
Política6 dias atrás
Prefeita de Ribeirão Cascalheira anuncia abertura de “caixa-preta” diante de calamidade financeira no município
-
Policial5 dias atrás
Mais de R$ 340 mil em móveis de luxo adquiridos por golpista enquanto estava preso são recuperados em MTq
-
Saúde7 dias atrás
Bebê de 5 meses realiza duas cirurgias cardíacas em SP após intervenção da Defensoria Pública
-
Cidades5 dias atrás
Reforma em Parque das Águas Quentes inicia nas próximas semanas
-
Policial6 dias atrás
Laudo da Politec confirma falha de segurança e vazamento de gás como causa de explosão em hipermercado de Água Boa