Cultura

Outubro

Publicados

Cultura

É chegado outubro,

As cigarras cantam a canção da primavera

Num coral estridente e belo de se ouvir pela manhã,

Vibrando os raios do sol nas folhas do cerrado,

Holofote de luz matutina realçando o caju

Que se desponta da castanha no alto dos quintais

As folhas secas dos sóis de verão se agitam ainda tímidas

Ao vento rasteiro que sopra baixinho no ouvido do dia,

Trazendo um pouco do seu frescor para a noite banhada de calor

Um balé de borboletas pardas beira a rua

Dançando ao ritmo da liberdade encantadora,

Vindas do casulo com asas a valsar no palco de sol,

Rodopiando o brilho branco e reluzente na sua cor,

A triscar a película dos olhos do menino que passa

A música toca todo o bairro,

A alegria visita a vida num dia de domingo.

(Vanney Neves)

Vanney Neves é poeta, cantor e professor. Nascido à margem do rio Araguaia, em 1982, na cidade de Torixoréu – Mato Grosso. O autor é ex – verador eex – presidente da Câmara Municipal de Torixoréu.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Congresso de ministério jovem reunem mais de 600 Adventistas da Promessa em Cuiabá
Propaganda

Cultura

Prefeito Dr. Adilson destaca valorização da cultura regional durante 30ª edição da Festa do Caju

O evento contou com a participação do grupo Flor Ribeirinha, a dupla Mario e Thizil e diversos artistas locais.

Publicados

em

Foi realizado neste fim de semana, a 30ª edição da Festa do Caju e 2ª Feira Cultural do Araguaia, no distrito de Voadeira. O evento foi produzido pela Prefeitura de Barra do Garças e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, e contou com a apresentação de artistas mato-grossenses, como o grupo Flor Ribeirinha, a dupla Mário e Thizil e diversos outros artistas locais.

No último sábado (20), o prefeito Dr. Adilson esteve presente com os secretários municipais e a primeira-dama Leila Batista, e fez questão de enfatizar a importância da valorização da cultura regional e o apoio aos artistas locais.

“Temos uma cultura riquíssima e muito bonita que chama a atenção do país e do mundo inteiro, por isso, nós devemos ser os primeiros a valorizar nossos artistas e a cultura do nosso estado e da nossa cidade. Nossa gestão está comprometida em valorizar os artesãos, os pequenos artistas, contribuindo com a valorização e manutenção da nossa cultura para que ela não se perca.”

De acordo com o prefeito uma das estratégias para valorização da arte e cultura em Barra do Garças é levar eventos como esses para os bairros e distritos mais distantes, de modo que todos tenham a oportunidade de participar e conhecer um pouco mais dessas expressões artísticas.

Leia Também:  Nando Viana alegra público do Araguaia

“Nós queremos democratizar o acesso à arte e a cultura, vamos fazer eventos e feiras culturais nos bairros mais distantes e nos distritos da nossa cidade, para que todos os cidadãos tenham a oportunidade de conhecer e se apaixonar pelas nossas tradições e assim vamos contribuir com a valorização e o fortalecimento da classe artística local”.

A Festa do Caju é um evento tradicional do calendário barra-garcense e voltou a acontecer após a pandemia, desta vez com todo o apoio da gestão municipal. A ação tem como objetivo fortalecer a cultura e culinária local, através da venda dos produtos derivados do caju, produzidos pelos próprios moradores do distrito de Voadeira.

Neste ano o evento contou com a participação de artistas nacionais, mas também deu destaque a artistas locais, como o grupo Flor Ribeirinha, de Cuiabá, que viaja pelo mundo apresentando o Siriri e o Rasqueado, dois ritmos tradicionais de Mato Grosso. O grupo atualmente é bi Campeão Mundial de Danças Folclóricas, sendo reconhecido em festivais na Turquia em 2017 e na Polônia em 2021, competindo com equipes do mundo inteiro, e se apresentou durante o último sábado (20) em Voadeira.

Leia Também:  Festival fortalece tradição da arte-capoeira no Araguaia

“Nós temos uma história de 28 anos, como um grupo de dança folclóricas, já estivemos em diferentes continentes levando nossa arte e nossa tradição e agora é uma alegria trazer o Siriri e o Rasqueado, que é típico de Cuiabá e se apresentar aqui em Barra do Garças e para todo o Araguaia”, declarou Domingas Leonor, presidente fundadora do grupo Flor Ribeirinha.

O evento também contou com a exposição de artesanato e feira da culinária regional, além de músicos locais que se apresentaram em todos os dias da festa, como a banda Miauc Lat, a dupla Zé Marcos e Juliano, Rodrigo Sousa e os Guardiões da música Sertaneja.

A 30ª Festa do Caju e 2ª Feira Cultural do Araguaia contou com apoio da Associação de Moradores do Distrito de Voadeira, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Barra do Garças e os deputados estaduais Nininho, Dilmar dal Bosco, delegado Claudinei e Valmir Moretto.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

PAU E PROSA

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA