Cultura

Sessões gratuitas do Cine em Cena Brasil em Barra do Garças começam nessa sexta-feira

Publicados

Cultura

As sessões gratuitas do cinema itinerante do projeto Cine em Cena Brasil em Barra do Garças-MT começam nessa sexta-feira (18). O público de todas as idades irá conferir uma programação especial de filmes nacionais e internacionais.

 A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cidadania com patrocínio do Atacadão, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Barra do Garças-MT, por meio das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Turismo.

A sala itinerante ficará instalada no Parque Salomé Rodrigues (Arena do Porto Baé), localizado na Rua José Valeriano Costa, nº 22, na região central da cidade.

Similar a um cinema convencional, a sala possui 225 lugares, cadeiras com encosto e assentos com almofadas, ar condicionado, tela de 26m2, sistema de som 5.1 e projeção digital 2D e 3D. Além disso, algumas sessões contarão com recursos de acessibilidade como tradução simultânea em libras, legenda descritiva e audiodescrição.

Durante os quatro dias, serão exibidas 16 sessões gratuitas dos filmes: Aquaman (3D), Lino, Uma Aventura de Sete Vidas, Os Incríveis 2, Chega de Saudade, Hotel Transilvânia 3, Viva – A Vida é uma Festa (3D), Quebra-Nozes e os Quatro Reinos e Venon.

Leia Também:  Autor de Torixoréu lançará livro de poemas em março

As sessões são totalmente gratuitas e não é necessária a apresentação de ticket de acesso. “O cinema tem capacidade para 225 lugares, portanto é importante ficar atento ao horário das sessões, pois o acesso é por ordem de chegada”, ressalta Edson Souza, um dos sócios da Ibirajá Produções, empresa que coordena o projeto.

Ainda entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, o cinema itinerante do Cine em Cena Brasil será realizado em Goiânia-GO.

 O que é o Cine em Cena Brasil?

O projeto Cine em Cena Brasil, realizado pela Ibirijá Produções, é uma sala de cinema itinerante que leva a sétima arte às cidades que não possuem salas comerciais.

Um dos sócios da Ibirajá Produções, Edson Souza, de São Paulo, explica que o projeto surgiu da necessidade de levar a sétima arte à população menos favorecida. Segundo ele, no Brasil, apenas 7% dos municípios possuem salas de cinema. Muitas vezes, para a comunidade mais carente, a sala itinerante é o primeiro contato com o cinema.

O projeto também trabalha com agendamento de escolas públicas. Para levar grupos de alunos, é preciso procurar com antecedência a Secretaria Municipal de Cultura.

Mais informações sobre o projeto e a programação completa estão disponíveis no link https://www.facebook.com/cineemcenabrasil/

Leia Também:  Grupo Flor Ribeirinha vai se apresentar na Coréia do Sul

Programação do Cine em Cena Brasil em Barra do Garças:

 

Dia 18 – Sexta-feira

8h – Aquaman (3D) – 12 anos

14h – Lino, Uma Aventura de Sete Vidas – Livre (LD)

16h – Os Incríveis 2 – Livre (LD)

18h – Chega de Saudade – 12 anos

 

Dia 19 – Sábado

13h – Hotel Transilvânia 3 – Livre (LD)

15h – Viva – A Vida é uma Festa (3D) – Livre

17h – Quebra-Nozes e os Quatro Reinos – Livre

19h – Venon – 12 anos

 

Dia 20 – Domingo

13h – Os Incríveis 2 (3D) – Livre

15h – Lino, uma Aventura de Sete Vidas – Livre (LD)

17h – Hotel Transilvânia 3 – Livre (LD)

19h – Aquaman – 12 anos

 

Dia 21 – Segunda-feira

8h – Hotel Transilvânia 3 – Livre (LD)

14h – Os Incríveis 2 (3D) – Livre

16h – Lino, Uma Aventura de Sete Vidas – Livre (LD)

18h – Chega de Saudade – 12 anos

 

LD: LEGENDA DESCRITIVA

AD: ÁUDIODESCRIÇÃO

LB: LIBRAS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Professor Wanderley Wasconcelos lança novo livro em Barra do Garças

Romance ambientado no Vale do Araguaia é a nona obra do escritor torixorino

Publicados

em

O escritor torixorino Wanderley Wasconcelos lança, amanhã (23), o livro Beco das Almas, às 19h, no anfiteatro Fernando Peres de Farias, em Barra do Garças. Durante o evento, o autor também irá realizar uma sessão de autógrafos.

Em sua nona obra, professor Wanderley, como é conhecido por suas centenas de alunos na região da ‘Grande Barra’, apresenta um enredo ambientado no Vale do Araguaia, oferecendo ao leitor uma oportunidade de “se reencontrar com o infinito sertão brasileiro que não obedece aos limites geográficos”, conforme descreve o escritor e pesquisador Eduardo Mahon, em texto suplementar nas abas do livro.

Ao Semana7, o autor revela suas expectativas sobre o novo romance que teve processo de desenvolvimento de quase quatro anos. “Espero que os leitores encontrem a eventual beleza que eu tenha colocado no contexto do livro, as tramas, o contexto linguístico da região, os ditos populares que captei e traduzi nas minhas personagens”, diz.

Wasconcelos também afirma não se envaidecer com o lançamento do livro e nem o considera uma conquista isolada. “Um livro, como qualquer outra expressão de arte, é um manifesto da sociedade. […] faço parte da comunidade e acho que isso é uma conquista da sociedade. Aqui mesmo, próximo a Barra do Garças, há comunidades indígenas, por exemplo, que têm a cultura oral como sua construção de cidadania”.

Leia Também:  Autor de Torixoréu lançará livro de poemas em março


A obra é distribuída pela Carlini & Carniato Editora, de Cuiabá, com incentivos do edital Estevão de Mendonça de Literatura Mato-grossense, da Secretaria de Estado, Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e tem prefácio do mestrando em Estudos Literários pela Unemat e poeta Glauber Lauria.

Ainda no mesmo evento, o escritor Paulo Antônio Filho lançará seu livro “Final de Travessia”, distribuído pela Calendas Editorial, de Cuiabá, também com incentivos da Fundação Estevão de Mendonça de Literatura Mato-grossense e Secel-MT.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA