Educação
Avaliação de fluência em leitura é aplicada para estudantes de São José do Xingu
A avaliação teve como objetivo subsidiar o trabalho pedagógico a partir dos dados levantados da realidade leitora de cada criança, para contribuir com as práticas focadas nas necessidades dos estudantes
Educação
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São José do Xingu promoveu, na última quarta-feira (6), a avaliação sobre fluência em leitura de estudantes da Educação Infantil de 5 anos, 1°ano e 2° ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal. As escolas do distrito Santo Antônio do Fontoura também foram avaliadas.
A avaliação teve como objetivo subsidiar o trabalho pedagógico a partir dos dados levantados da realidade leitora de cada criança, para contribuir com as práticas focadas nas necessidades dos estudantes.
A avaliação está voltada à identificação do nível de fluência leitora dos estudantes. Esta capacidade constitui-se na capacidade em condição básica para compreensão de textos e interação subsequente com o conjunto de conhecimentos aos quais os alunos passam a ter acesso ao longo do processo de escolarização.
A ação é promovida pela SEMED, por meio do Alfabetiza MT, e norteada pelo Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC).
Os resultados possibilitarão identificar o nível de leitura das crianças, de modo que atividades específicas possam ser implementadas para desenvolver a capacidade dos alunos.
A avaliação foi realizada nas escolas, de forma individual, com o tempo médio de aplicação em torno de 10 minutos.
Os resultados serão divulgados e socializados junto à rede estadual e, por adesão, da rede municipal, realizando assim discussões e planejamentos pedagógicos a partir das análises dos dados coletados, bem como também acompanhar e monitorar o desenvolvimento dos alunos da rede no seu processo de alfabetização e também formações para os professores da Educação Infantil 5 anos, 1°ano e 2° ano do ensino fundamental.
Educação
Seduc divulga resultado do seletivo para ingresso nas escolas estaduais militares; veja se seu nome está na lista
Período de matrícula será entre 19/12 e 23/12 de forma presencial; aulas iniciam em fevereiro de 2026
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) divulgou, nesta sexta-feira (24.10), a lista de estudantes aprovados no processo seletivo para ingresso nas 29 escolas estaduais militares presentes no estado.
O seletivo foi realizado para as unidades Tiradentes (PMMT) e Dom Pedro II (CBMMT). As escolas, sendo cinco sob gestão do Corpo de Bombeiro Militar e 24 da Polícia Militar, ofertam 5.422 vagas distribuídas em 24 municípios.
As matrículas dos aprovados deverão ser realizadas presencialmente, no período de 19 a 23 de dezembro. No ato da matrícula, a presença dos pais ou responsáveis legais é obrigatória.
Os candidatos que ficaram como classificados formarão o cadastro de reserva e poderão ser convocados em caso de desistência, desclassificação ou de não comparecimento para matrícula de candidatos aprovados.
As vagas foram distribuídas por cota, de acordo com a Lei nº 11.273/2020, nos seguintes percentuais: 20% para filhos e dependentes legais de Policiais Militares e Bombeiros de Mato Grosso, 20% para integrantes de famílias comprovadamente hipossuficientes, 5% para público-alvo da Educação Especial (Paede) e 55% para ampla concorrência.
As escolas estaduais militares estão localizadas nas cidades de Água Boa, Barra do Garças, Canarana, Nova Xavantina, Querência, Cáceres, Confresa, Vila Rica, Diamantino, Nova Mutum, Colniza, Juara, Juína, Peixoto de Azevedo, Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Jaciara, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.
Confira AQUI o resultado por escolas.
Para mais informações sobre as matrículas, acesse AQUI.
-
Economia6 dias atrásJudiciário e Prefeitura de General Carneiro formam parceria para 1º Mutirão Fiscal do município
-
Política5 dias atrásCPMI do INSS: investigado pela PF se cala sobre doação a ex-ministro
-
Cidades6 dias atrásVice denuncia igreja por verba de mansão de pastor; IBN reage
-
Saúde6 dias atrásCanetas emagrecedoras podem gerar impactos na coluna e nas articulações
-
Política4 dias atrásBiometria regularizada: mutirão chega em aldeia no Parque Indígena do Xingu (MT) nesta sexta-feira (24)
-
Cidades6 dias atrásTCE propõe consórcios para acabar com lixões em MT: ‘cada real investido em lixo economiza nove em saúde’, diz Sérgio Ricardo
-
Jurídico4 dias atrásVAGA DO QUINTO DA OAB/MT- PF aponta para vínculo dos advogados Ricardo Almeida e Rodrigo Vechiatto com Andreson Gonçalves e Zampieri
-
Policial6 dias atrásHacker de 23 anos invadiu sistema e roubou dados da Polícia Civil

