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Com apoio da Prefeitura de General Carneiro educação empreendedora chega à Aldeia Meruri por meio de projeto do Sebrae/MT

A visita institucional marcou o início da execução do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus, localizada na Aldeia Meruri, em General Carneiro.

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Com o objetivo de promover o empreendedorismo desde a infância, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) deu início à implementação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) na Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus, localizada na Aldeia Meruri, em General Carneiro. A visita institucional, realizada no dia 23 de abril, marcou o início da parceria entre Sebrae Mato Grosso e a comunidade escolar.

A gerente da regional Nordeste do Sebrae/MT, Jaqueline Macedo, destaca que a  implementação da educação empreendedora em contexto indígena exige uma abordagem diferenciada, que considere as especificidades socioculturais de cada comunidade. “Nosso trabalho na aldeia é pautado pelo diálogo e pela escuta ativa, com o objetivo de fomentar a autonomia produtiva e fortalecer iniciativas econômicas alinhadas às tradições locais”, acrescenta.

Durante o encontro, a consultora Cássia Lopes foi apresentada à equipe pedagógica como responsável pelo acompanhamento da aplicação do programa ao longo do ano letivo. “O momento foi de acolhimento e troca de expectativas, reforçando o caráter colaborativo da iniciativa”.

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Segundo Priscilla Lima Leite, analista do Sebrae/MT e integrante da equipe “Educação que Transforma”, o alinhamento com a coordenação da escola definiu claramente os papéis e as responsabilidades de cada parte. O Sebrae será responsável pela consultoria pedagógica, apoio formativo e monitoramento, enquanto à escola caberá a articulação com a comunidade e a execução do programa.

Para Leite, “a educação empreendedora na aldeia representa mais do que a promoção de conhecimento técnico. É o reconhecimento da sabedoria ancestral e do potencial transformador que existe em cada jovem indígena. Nosso papel é caminharmos juntos, com respeito e escuta, oferecendo ferramentas que fortaleçam a autonomia e a cultura desses povos. É uma troca rica, onde todos aprendem”.

A coordenadora pedagógica do município de General Carneiro, Carmen Lenz, revela que as estratégias pedagógicas foram definidas de forma a integrar o conteúdo do JEPP à rotina escolar, promovendo a interdisciplinaridade e valorizando as vivências dos alunos. “A proposta é que o JEPP seja uma ferramenta de transformação social sensível ao contexto local, contribuindo para o empoderamento de alunos e famílias por meio da educação empreendedora”, completa Carmen.

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Durante a visita, foram entregues os materiais didáticos organizados por ano/série, com orientações sobre sua aplicação e organização de registros. Conforme a gerente Jaqueline Macedo, “a recepção calorosa da equipe escolar reforça a expectativa de uma jornada transformadora com o JEPP, focada no fortalecimento do protagonismo juvenil e no desenvolvimento de competências empreendedoras alinhadas à realidade da comunidade indígena”.

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RESPIRANDO EDUCAÇÃO- Prefeito João Filho assegura definitivamente R$ 10,3 milhões para construção de duas escolas modelos em General Carneiro

Os valores somam mais de R$ 10,3 milhões para investimentos na construção das duas Escolas, sendo uma modelo no Distrito de Paredão Grande e a outra na sede do município, a São João Batista do complexo da Escola João Ponce de Arruda.

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Sob olhares atentos do prefeito João Filho e do secretário de estado de educação Allan Porto, projetos para construção de Escolas são atendidos.

Aos reunião realizada na quarta-feira (23) em Cuiabá com a cúpula do governo de Mato Grosso, em especial com o secretário de Estado de Educação Allan Porto, o prefeito de General Carneiro João Filho Marques Rodrigues (MDB) anunciou ao Portal Notícia dos Municípios que ficou definitivamente assegurado os recursos para serem investidos na construção de duas escolas no município, sendo uma modelo no Distrito de Paredão Grande, e a outra na sede do município, a São João Batista no complexo da unidade de ensino João Ponce de Arruda, conforme anunciado seu pleito anteriormente.

Segundo informou o chefe do executivo, a demora para os recursos entrar na conta para iniciar as obras passa a depender exclusivamente da Prefeitura para pra concluir a formalização dos projetos e protocolar junto a Seduc, para em seguida o recurso ser transferido e promover o projeto licitatório,  sendo que a própria Prefeitura é quem irá executar a obra.

De acordo apuramos, os projetos de grande impacto educacional firmado entre Estado e Prefeitura se encontra em fase final de elaboração junto a equipe de engenharia e arquitetura da AMM (Associação Matogrossense dos Municípios) para em seguida ser encaminhado o quanto antes para o governo, destacando que o mais difícil já está garantido, que é o dinheiro para tocar as obras.

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Para que chegasse ao finalmente o prefeito João Filho havia se reunido por várias vezes com o vice-governador Otaviano Pivetta no Palácio Paiaguás, acompanhado do deputado estadual Thiago Silva, ocasião em que foi discutido alinhando e apresentando as demandas educacionais do município, entre elas a construção dessas duas importantes escolas.

“Em pouco tempo de gestão conseguimos essa feita importante que foi assegurar esse montante de recursos que vai contribuir bastante com a transformação e o desenvolvimento da nossa educação, estamos nos preparando para dar um grande salto para o futuro no que concerne educação com qualidade e boa infraestrutura, quero agradecer ao governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta, a Câmara de vereadores e todas as pessoas envolvidas nessa luta” Disse o prefeito João Filho Marques.

Outros projetos importantes como a construção de mais escolas indígenas, reforma do prédio da Prefeitura e a retomada das obras da  creche municipal também estão no radar de trabalho administrativo e que em breve deverão ser anunciados pelo prefeito.

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