Educação
Governo de MT entrega 150 óculos com dispositivo de leitura para alunos cegos da rede estadual
Educação

O governador Mauro Mendes entrega, nesta quarta-feira (06.04), 150 unidades de óculos com dispositivo de leitura (OrCam MyEye) para estudantes cegos da rede estadual de 14 municípios. O evento vai ser realizado às 15h, no Salão Nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Foram investidos R$ 2,5 milhões na aquisição do equipamento que permite aos alunos cegos ler e reconhecer rostos, produtos e cores. A entrega será feita simbolicamente para as Diretorias Regionais de Ensino (DREs) da Seduc, que repassarão às escolas.
Esse dispositivo é uma evolução de sensores que alimentam carros autônomos criados pelo startup israelense Mobileye. Com o uso do OrCam MyEye, é possível identificar produtos por meio de códigos de barras, reconhecer cores com um simples toque e, por ser dotado de leds, opera também no escuro.
Além disso, possui reconhecimento automático de notas de dinheiro, informa a hora e a data ao girar o punho como se estivesse com um relógio; tem câmera intuitiva acoplada à armação dos óculos que fotografa, escaneia e transforma textos em português, inglês e espanhol de qualquer superfície em áudio instantaneamente.
Os estudantes terão acesso a uma tecnologia de última geração que reconhece até 200 produtos cadastrados e que retransmite a informação no ouvido do usuário. O aparelho possui controle de velocidade, possibilitando a leitura de 100 a 250 palavras por minuto, permite escolher entre voz masculina e feminina, pausar, adiantar ou retroceder a leitura. Tudo isso modo off-line.
Serviço
Evento: Entrega do dispositivo com óculos de leitura (OrCam MyEye) para 150 alunos cegos da rede estadual de ensino
Data e hora: 06/04 (quarta-feira), às 15h
Local: Salão Nobre Cloves Vettorato, Palácio Paiaguás, em Cuiabá

Educação
IFMT firma parceria com MEC e Seduc e abre inscrições para cursos de qualificação em 4 municípios do Araguaia

O Instituto Federal de Mato Grosso, por meio de parceria com SETEC-MEC e SEDUC-MT, abre inscrições para Cursos de Formação Inicial e Continuada para os Municípios de Canarana-MT, em Água Boa-MT, Nova Nazaré-MT, Querência-MT e Paranatinga-MT, são Cursos nas áreas de Agrárias, Gestão e Negócios e Linguagem.
São 700 vagas distribuídas nas 5 cidades.
Os Cursos fazem parte de um Projeto Piloto que tem como objetivos, o fomento do Itinerário Formativo ept na rede pública de ensino e atender os estudantes das redes públicas de ensino a se aproximarem do mundo do trabalho.
A oferta é financiada por meio de uma ação conjunta entre o IFMT, SETEC-MEC e FNDE.
Entre os benefícios para os estudantes estão, uniforme escolar, material de apoio escolar, livro técnico e bolsa de apoio a permanência.
As principais ações dos cursos são: a metodologia voltada às práticas profissionais, a parceria com as escolas públicas, a execução do curso obedecendo o planejamento pedagógico da escola e a concomitância com o tempo escola do estudante.
As inscrições são gratuitas, estarão abertas até o próximo dia 19 de junho de 2022 e estão disponíveis para os 5 polos por meio do site: canarana.ifmt.edu.br
São condições para inscrição:
Ser aluno matriculado na rede pública de ensino e estar cursando a partir do 9⁰ ano do ensino fundamental.
-
GERAL7 dias atrás
Matéria do Notícia dos Municípios ajuda “derrubar” secretário de saúde de Alto Boa Vista por suposta negligência
-
Saúde7 dias atrás
Secretária de Educação de Aragarças participa do Fórum Extraordinário da Undime
-
Cidades7 dias atrás
Prefeitura inaugura neste sábado (25) duas praças em General Carneiro
-
Saúde6 dias atrás
Em dois dias, MT registra 2.740 casos e 13 mortes; UTI sobe a 62%
-
Saúde7 dias atrás
Pessoas a partir de 40 anos já podem tomar a 4º dose da vacina, em Barra do Garças
-
Vida6 dias atrás
Imprensa de MT perde Eraldo Lima, ex-assessor de Sarney e primeiro negro a comandar veículo de comunicação no interior
-
Esportes6 dias atrás
Apostador de MT crava 15 números e leva bolada de R$ 1,1 milhão
-
Brasil6 dias atrás
Pesquisa mostra goleada que Bolsonaro está tomando em um estado decisivo