Educação
GOVERNO LULA-Ministro Camilo Santana destaca resultados do Enem 2024 e apresenta cronogramas do Sisu e Fies para 2025
No primeiro Bom Dia, Ministro de 2025, titular da Educação detalhou o novo programa Mais Professores, lançado nesta terça-feira (14) pelo presidente Lula, e discutiu os rumos do ensino no país
Educação

“O primeiro ponto do programa é estimular e incentivar que as pessoas queiram ser professores. Numa consulta feita com alunos de 15 anos, apenas 3% dos que foram consultados querem ser professores. Então, há uma problemática, não só no Brasil, mas no mundo”.
Além do Mais Professores, Camilo Santana falou sobre outros programas e medidas implementadas no país, como a lei que limita o uso de celulares nas escolas públicas e privadas, além de aprofundar temas como o Pé-de-Meia, o Enem, a qualidade dos cursos de licenciatura e a importância da expansão das escolas em tempo integral em todas as Unidades da Federação.
Sobre o Pé-de-Meia, o ministro divulgou, em primeira mão, que o Governo Federal pagará, em fevereiro, a primeira poupança do programa, no valor de R$ 1 mil, além de uma parcela extra de R$ 200 para os alunos que fizeram o Enem.
Ao final, Camilo Santana foi categórico ao afirmar que “o caminho de uma nação, de um país, passa pela educação, passa pela valorização dos seus professores, passa pela qualidade da aprendizagem dos nossos crianças e jovens brasileiros e por todo o esforço de garantir que as futuras gerações brasileiras, que os jovens e crianças possam ter oportunidades. A educação transforma vidas”.
O programa contou com a participação de jornalistas da Rádio Nacional EBC, de Brasília (DF); Rádio Verdinha, de Fortaleza (CE); Rádio 96 FM, de Bauru (SP); Rádio Tua Rádio São Francisco, de Caxias do Sul (RS); Rádio Tribuna, de Petrópolis (RJ); Rádio Difusora, de Macapá (AP); Rádio Norte FM, de Manaus (AM); e Rádio Mix, de Maceió (AL). O Bom Dia, Ministro é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Acompanhe os principais pontos da entrevista:
PROGRAMA MAIS PROFESSORES – Numa consulta feita com alunos de 15 anos, apenas 3% dos que foram consultados querem ser professores. Então, há uma problemática, não só no Brasil, mas no mundo. A ideia do programa é atrair, estimular, incentivar. O primeiro ponto do programa é estimular e incentivar que as pessoas queiram ser professores.
NADE TODO ANO – O Mais Professores é focado em atrair novos professores e qualificados. O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Quando o aluno termina o curso na universidade, ele faz uma prova para avaliar o desempenho e a qualidade da formação desse profissional que vai para o mercado de trabalho. O Enade só era avaliado para licenciaturas a cada três anos. A partir do ano passado, vamos avaliar todo ano. O último Enade que foi feito, de uma escala de 0 a 100, todos os cursos foram avaliados e as notas ficaram abaixo de 50, ou seja, menos da metade. Pedagogia, por exemplo, foi 36 em uma escala de 0 a 100. Então, a gente precisa melhorar também a formação desses professores nas universidades, tanto públicas como privadas, no nosso país.
PÉ-DE-MEIA LICENCIATURAS – Nós vamos utilizar o resultado do Enem, que foi divulgado na segunda-feira (13). Já vai ser aberto agora na sexta-feira (17) o Sisu, o sistema unificado de acesso às universidades federais e públicas. O estudante que tiver acima de 650 pontos no Enem, hoje nós temos algo em torno de mais de 300 mil, e que fizer a opção pelas licenciaturas, ele vai ser apoiado desde o início até o final da conclusão do seu curso. Ele vai receber uma bolsa, nós estamos falando de Pé-de-Meia Licenciatura, uma bolsa de R$ 1.050 por mês. R$ 700 ele pode sacar todo mês e R$ 350 vai ficar numa poupança, onde ele vai poder também sacar, no mesmo molde do Pé-de-Meia do ensino médio. Esse é o primeiro passo do Pé-de-Meia Universitário, que está focado nas licenciaturas. Essa é uma ação para estimular que bons alunos, alunos que tiveram boas notas no Enem, que têm perfil para serem professores, possam acessar. Nós vamos oferecer agora 12 mil bolsas, que é mais ou menos três vezes a quantidade hoje, em média, de alunos que têm nota acima de 650 pontos do Enem. Essa é a primeira ação do programa: atrair mais pessoas para fazer a licenciatura no Brasil. Daqueles que entram nos cursos da licenciatura, metade desiste ao longo do caminho. A bolsa é uma forma, é um estímulo. No total, o aluno vai poder receber, nos quatro anos (de licenciatura), R$ 48,3 mil com essa bolsa.
BOLSA MAIS PROFESSORES – Nós temos deficiência de professores de física, de matemática, de biologia, e isso varia de acordo com a região. Tem região que precisa mais de professores de matemática. Aí entra um pouco mais a lógica do Mais Médicos. Nós vamos pagar uma bolsa de R$ 2,1 mil, além do salário do professor, para aquele professor que é formado em matemática, aquele professor que tem especialidade em física, em biologia… Se ele quiser ir para aquela região, para aquele município, para aquela rede, ele vai receber uma bolsa a mais, além do salário dele, para garantir, suprir aquele déficit naquela escola, naquele município ou naquele estado. Então, é um outro eixo da ação do programa Mais Professores. Quem pode participar são os professores que já estão nas redes municipais e estaduais da educação básica hoje no Brasil.
EXAME NACIONAL – O terceiro ponto (do Mais Professores) é uma prova nacional, uma seleção nacional. Hoje, cada região, cada município faz a sua seleção, seja para professores efetivos, seja para professores temporários. Nós vamos auxiliar e apoiar as redes e fazer um exame nacional. A prova será em novembro deste ano. Claro que as redes poderão aderir. Qual é o objetivo disso? Uniformizar uma seleção em todo o país e garantir, repito, qualidade no ingresso desses profissionais nas redes de educação em todo o país.
PLATAFORMA – Outro ponto importante é a plataforma, um portal que nós criamos, onde vão estar disponíveis todos os cursos de formação continuada para professores, seja na pós-graduação, seja em cursos de curta duração. Nós temos uma plataforma que é o Avamec, que oferta esses cursos via online e de forma digital para esses professores. Então, o portal Mais Professores vai ser uma porta de acesso fácil para o professor estar lá, escolher qual é o curso que ele está, receber informações importantes sobre quais são os novos cursos que estão sendo ofertados na área do letramento digital, novas tecnologias.
PRIMEIRA POUPANÇA DO PÉ-DE-MEIA – Algo em torno de 480 mil jovens por ano no Brasil abandonam o ensino médio em escola pública brasileira. Estamos falando de meio milhão de jovens. O Pé-de-Meia é exatamente para garantir que esse aluno conclua o ensino médio. Uma notícia importante aqui de primeira mão é que agora, em fevereiro, nós vamos pagar a primeira poupança, porque o aluno recebe uma poupança de R$ 1 mil no final do ano, após passar de ano. Ou seja, ele concluiu o primeiro ano, ele vai receber agora. No início de fevereiro, o presidente vai autorizar a gente a pagar todos os alunos que concluíram o primeiro ano do Pé-de-Meia. Eles vão receber agora uma poupança de mil reais e quem fez o Enem vai receber uma parcela extra de R$ 200 em fevereiro. São políticas importantes para manter o aluno em sala de aula.
VALORIZAÇÃO – O Banco do Brasil e a Caixa Econômica aderiram a esse pacto de valorização. Eles estão ofertando a todos os professores brasileiros, das redes, um cartão com condições especiais, sem pagamento de anuidade, com taxas diferenciadas. E isso tudo vai estar lá no portal do Mais Professores, para que o professor possa ter acesso. Vamos assinar um termo de cooperação técnica com o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Brasil. E todo professor, a partir de fevereiro agora, vai ter desconto em diárias de hotéis em qualquer período do ano. Se identifica, é professor, vai ter desconto. Nós vamos entregar 100 mil computadores por ano aos professores da rede básica de educação, para complementar aquelas políticas que os estados já implementam. Houve uma demanda muito grande por parte dos professores da necessidade de ter acesso a essas tecnologias para auxiliar, para melhorar a aprendizagem das suas aulas. Então, é um conjunto de ações e isso é só o começo.
PROIBIÇÃO DE CELULARES NAS ESCOLAS – O objetivo da lei é proteger crianças e adolescentes nesse país. O uso dos equipamentos seria autorizado apenas com fins pedagógicos, para incrementar na aprendizagem daquela disciplina, seja de matemática ou de português, dentro de sala de aula, sobre orientação do professor. Com a sanção do presidente, a gente vai ter 30 dias, no máximo, para regulamentar a lei. Nós já estamos preparando todo um guia de orientações para os professores, para as redes. Nós vamos ofertar orientações via o sistema Avamec. Estudos já mostraram que o excesso do uso desses equipamentos causa transtornos mentais, ansiedade. Esse é um problema não só no Brasil. É no mundo inteiro. A Finlândia proibiu porque viu que os resultados da aprendizagem, os resultados do PISA, caíram. O objetivo da lei é proteger, a partir de estudos e evidências científicas, que mostram que o excesso de uso desses equipamentos causa transtornos mentais para crianças e adolescentes em todo o Brasil e, no caso, em todo o mundo.
ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL – O novo Plano Nacional de Educação, com as metas para os próximos dez anos, precisa ser aprovado este ano pelo Congresso Nacional. Mas a meta do PNE, que encerrou em 2024, previa que a rede de educação básica brasileira tinha que ter 25% das suas matrículas em tempo integral. Quando nós chegamos no ministério, nós tínhamos apenas 15%. Então, qual foi a decisão do presidente? Nós criamos uma lei, aprovada pelo Congresso Nacional, que é o Programa Nacional de Escola de Tempo Integral, para estimular, induzir tecnicamente e financeiramente. O Governo Federal está investindo R$ 4 bilhões por ano, repassando para as redes para ampliar essa matrícula, da creche ao ensino médio. Nós estipulamos uma meta de 1 milhão de matrículas em 2024 e alcançamos. Nós chegamos até 21% da meta de 25% do PNE. E agora já pactuamos uma nova meta: um milhão de novas matrículas por ano. Já pactuamos mais um milhão para esse ano. As redes já pactuaram e nós já vamos começar a repassar, assim que o orçamento for aprovado, os recursos de 2025 para ampliar as matrículas. A escola de tempo integral vai além das disciplinas normais do aluno, curriculares, ela olha o projeto de vida do aluno.

Educação
SEM DISTRAÇÕES- Seduc lança manual sobre proibição do uso de celulares nas escolas da rede estadual de ensino
Objetivo é promover um ambiente de aprendizagem mais produtivo e estratégias para sensibilizar alunos e gerenciar reincidências

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) lançou um manual direcionado às escolas da rede estadual sobre a nova legislação que proíbe o uso de celulares e outras mídias eletrônicas por alunos durante o horário escolar. A iniciativa visa criar um ambiente de aprendizagem mais focado e produtivo, minimizando as distrações que esses dispositivos podem causar.
O manual não apenas apresenta a lei, mas também fornece orientações práticas sobre como sensibilizar e orientar os alunos sobre a importância desta medida. As escolas são incentivadas a promover diálogos abertos, explicando os impactos negativos do uso excessivo de tecnologia no desempenho acadêmico e nas interações sociais.
Além disso, o documento sugere estratégias pedagógicas para lidar com casos de reincidência, como a aplicação de atividades que estimulem o engajamento dos estudantes e a reflexão sobre o uso responsável da tecnologia.
A expectativa do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, é que, com a colaboração de professores e gestores, esta política traga resultados positivos para a educação no Estado.
“Os alunos não precisam de celulares em sala de aula, pois, temos as tecnologias que os ajudam a não sentirem falta do aparelho, como os Chromebooks, plataformas digitais, Smart TVs, além de uma aula bem elaborada e planejada. Eles continuam conectados com as tecnologias. Por isso, tivemos adesão em toda a rede”, contou o secretário.
A diretora da Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana, em Cuiabá, Alcimaria Ataides da Costa, já aplicou as recomendações do manual e optou por não colocar caixas ou cestos para recolher os celulares durante a aula, despertando nos alunos o senso de responsabilidade.
“Preferimos conscientizar de acordo com o que determina o orientativo. Demos a eles o direito de pertencimento, porque os aparelhos são de uso pessoal. Os celulares são desligados e guardados nas mochilas”, explicou a diretora.
A estudante Isabela Cabral Benitez, que estuda na Eliane Digigov, teve o seu celular estragado no final do ano passado e ficou quatro meses sem o aparelho. Nesse período, ela percebeu que as notas dela na escola melhoraram.
“Para mim não importa ficar sem o aparelho na escola. Penso que vamos prestar mais atenção nas aulas e a melhora na aprendizagem será inevitável. Isso é bom para todos nós, pois minhas notas melhoraram desde o final do semestre passado”, disse Isabela.
Jordiana Siqueira Cabral, mãe da estudante, contou que sem o celular a filha passou a interagir mais com os livros. “Em 2025, ela começou as aulas bem mais consciente sobre a proibição do celular em sala de aula”, disse.
O Grêmio Estudantil também abraçou a causa, contribuindo com a diretora Alcimaria no trabalho de orientação para tirar dúvidas sobre a lei. “O resultado disso a gente verá nas provas. Com a proibição, a concentração durante a aula será bem maior, o que é bom para nós, para a escola e para o ensino público como um todo”, ponderou o presidente do Grêmio, Paulo Vitor Hortiz.
A lei federal sancionada no dia 15 de janeiro inclui a educação infantil, o ensino fundamental e também o ensino médio. Antes, as escolas autorizavam o uso do celular nos intervalos. Agora, o uso do aparelho fica proibido dentro de todos os ambientes.
Há também a lei estadual nº 12.745, de 06 de dezembro de 2024, que versa sobre o mesmo tema.
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