Educação
Seduc divulga resultado preliminar das inscrições para recursos de creches em 91 municípios
No Vale do Araguaia 17 municípios foram beneficiados, são eles: Agua Bôa, Araguaiana, Alto Boa Vista, Barra do Garças, Confresa, Canarana, Luciara, Novo São Joaquim, Novo Santo Antônio, Nova Xavantina, Querência, Porto Alegre do Norte, Ribeirãozinho, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada e Torixoréu.
Educação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) publicou, em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira (1º.10), o resultado preliminar das inscrições para recebimento de recursos para conclusão de creches localizadas em 91 municípios de Mato Grosso. Todas foram analisadas pelo Conselho Deliberativo do Fundo Estadual de Apoio à Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (FMTE).
Com R$ 60 milhões já liberados, o FMTE beneficia diretamente mais de 10 mil crianças que aguardam vagas na educação infantil. O objetivo do fundo é retomar obras paralisadas e construir novas unidades, por meio de transferência financeira na modalidade fundo a fundo aos municípios mato-grossenses.
Os municípios que desejarem apresentar recursos contra o resultado preliminar deverão enviá-los ao setor de Protocolo da Seduc, por e-mail ([email protected]), informando obrigatoriamente o número do processo inicial no SIGADOC. O prazo vai de 1º a 8 de outubro de 2025, e a análise dos recursos será realizada entre 9 e 17 de outubro. O resultado final será publicado no Diário Oficial do Estado no dia 24 de outubro.
O repasse dos recursos ocorrerá em três parcelas: 30% após aprovação do plano de aplicação; 40% após confirmação da execução mínima de 15% da obra; e os 30% restantes após comprovação de execução de 40% do empreendimento.
Para projetos de até R$ 1 milhão, voltados à reforma, ampliação ou construção de creches ou espaços esportivos, a Seduc poderá optar pelo repasse de 100% do valor em parcela única, conforme disponibilidade orçamentária.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a retomada das obras é fundamental para atender à demanda urgente por vagas na educação infantil.
“Com esse modelo de transferência de recursos, é incentivada a autonomia dos municípios e a participação ativa das comunidades envolvidas na busca por soluções para os desafios da educação infantil”, afirmou.
O investimento é fruto de uma parceria entre Governo do Estado, Tribunal de Contas (TCE) e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), consolidando a política pública voltada à primeira infância após retificação do Plano Plurianual (PPA) para os anos de 2025, 2026 e 2027.
A lista completa dos municípios analisados está disponível no anexo da publicação no Diário Oficial.

Educação
Leitura na infância: como os livros podem ensinar além das palavras
Especialista destaca que, mais do que alfabetizar, a leitura estimula a criatividade, o raciocínio lógico e contribui para o desenvolvimento das crianças

A infância é um momento precioso para despertar o gosto pela leitura. E os números mostram como esse hábito pode florescer: mais de 80% das crianças entre 5 e 10 anos afirmam gostar de ler livros, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2024)1. Esse dado revela o enorme potencial dos pequenos como futuros leitores engajados.
Para Ricardo Paschoalato, especialista em educação na rede Kumon e pós-graduado em psicopedagogia e tecnologias na aprendizagem, os livros cumprem um papel que vai muito além de ensinar a ler. “O contato com a leitura amplia o repertório cultural, favorece a autonomia e pode trazer aprendizados valiosos para a vida. De forma lúdica, as histórias ajudam a criança a desenvolver desde noções matemáticas até valores de cidadania, empatia e até mesmo educação financeira”, explica.
“Alguns livros são exemplos claros de como a literatura pode apoiar habilidades essenciais de maneira leve e prazerosa. Em Lá em casa somos…, de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso, a matemática aparece de forma divertida, transformando números do dia a dia em brincadeira. Já em Cadê Meu Dinheiro, de Cássia D’Aquino, as crianças têm o primeiro contato com conceitos de educação financeira de forma acessível e lúdica. Esses títulos mostram que a leitura pode ensinar muito além das palavras, preparando os pequenos para diferentes aspectos da vida”, complementa Ricardo.
Além de ensinar a ler, a leitura desenvolve competências fundamentais para a formação integral das crianças. A concentração é estimulada quando elas acompanham o fio de uma narrativa até o fim, enquanto a criatividade se expande na imaginação de personagens, cenários e situações que ultrapassam o cotidiano. A empatia surge ao se colocar no lugar das diferentes vozes que aparecem nas histórias, favorecendo a compreensão de sentimentos diversos. “A leitura também aprimora a comunicação, ampliando o vocabulário e a capacidade de expressão, além de fortalecer o pensamento crítico, já que ao interpretar textos a criança começa a questionar, comparar e refletir sobre as mensagens”, comenta o especialista. Por fim, contribui ainda para a organização e a autonomia, já que o hábito de ler com frequência estabelece uma rotina saudável de aprendizado contínuo.
Entre os títulos que ilustram esse poder estão obras que encantam e ensinam ao mesmo tempo. O Mundinho, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, desperta o olhar ecológico por meio de rimas e cores vibrantes. O menino que não sabia ler, de Mariana Caltabiano, mostra que aprender envolve sensibilidade e perseverança. Em O Livro das Famílias, de Todd Parr, a diversidade é celebrada com simplicidade e afeto.
Para o especialista, o segredo está em tornar a leitura parte do dia a dia. “Quando o livro se transforma em companheiro constante, ele deixa de ser uma tarefa escolar e passa a ser uma experiência prazerosa, capaz de marcar a infância e acompanhar a criança por toda a vida”, conta.
O incentivo à leitura é primordial no método Kumon, sendo feito desde antes da alfabetização. Com o contato com diversos tipos de textos e contextos, a criança aumenta o seu vocabulário e amplia sua criatividade, tornando a leitura uma atividade prazerosa.
A rotina com o método incentiva a leitura tanto por meio do material didático, como de livros selecionados que fazem parte da Bibliografia Recomendada Kumon, disponível em todas as unidades, além do momento de leitura durante o tempo de estudo na própria unidade. O Kumon de Português favorece o gosto pela leitura e o desenvolvimento de habilidades essenciais, como interpretação de textos, proporcionando um aprendizado com mais disciplina e organização. De forma objetiva, o estudo privilegia o aluno de modo que ele consiga se organizar e ter uma rotina clara e leve para realizar suas atividades.
-
Economia7 dias atrás
58% dos contribuintes do Estado vão se livrar do Imposto de Renda
-
Política4 dias atrás
Áudios indicam como governador do Tocantins liderava esquema de corrupção
-
Política4 dias atrás
DEU NO UOL, Relatório do TCU aponta discrepância milionária e indícios de superfaturamento em estradas na gestão dos ex-prefeitos Fernando Gorgen e Fábio Faria
-
Internacional4 dias atrás
Trump não resiste liga pra Lula e conversam por telefone em meio a tarifaço sobre produtos brasileiros
-
Artigo7 dias atrás
Anuário do Cooperativismo de Mato Grosso 2025: dados revelam força e projetam futuro de R$ 100 bilhões
-
Policial3 dias atrás
Polícia prende 17 de grupo que lucrou R$ 120 mi com golpes em MT
-
Saúde4 dias atrás
Brasil soma 16 casos e 209 suspeitas de intoxicação por metanol
-
Cidades3 dias atrás
Viagens do prefeito, vice-prefeito e vereadores a Cuiabá garantem mais obras e melhorias para Santa Terezinha