Entretenimento
Barra do Garças consolida vocação mística e atrai turismo ufológico
Após 60 anos sem reformas, a unidade localizada na Terra Indígena São Marcos contará com uma nova estrutura ampla e moderna
Entretenimento

A construção do novo prédio da Escola Indígena Dom Felippo Rinaldi, localizada na Terra Indígena São Marcos, já está em fase final e prestes a ser entregue para a comunidade Xavante. A unidade vai receber 227 estudantes indígenas, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.
Em formato de colmeia, a nova escola contará com espaços amplos e modernos, com 14 salas de aula multiuso, biblioteca, banheiros, cozinha, refeitório, salas de reunião, setor administrativo, espaços de recreação e uma quadra poliesportiva. A estrutura foi projetada para garantir melhores condições de ensino, além de oferecer mais conforto, acessibilidade e bem-estar à comunidade Xavante da região.
Com um investimento superior a R$ 4 milhões, a obra é resultado de um convênio entre o Governo de Mato Grosso, através do programa Mais MT, e a Prefeitura de Barra do Garças.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentável, responsável por acompanhar as obras, já foram instaladas cem por cento da rede elétrica, além da cobertura e das paredes, que contam com material isotérmico, proporcionando maior conforto térmico e acústico. A quadra poliesportiva e o sistema hidrossanitário estão nos ajustes finais e, na sequência, será iniciada a etapa de paisagismo.
O antigo prédio da escola, que funcionava há mais de 60 anos sem receber reformas estruturais significativas, apresentava um alto grau de degradação. Após vistoria técnica, foi constatada a inviabilidade de uma intervenção estrutural, tornando necessária a construção de um novo espaço para atender com segurança e qualidade a comunidade escolar.
O prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson, celebrou mais essa grande parceria com o governo estadual e destacou a importância da obra para a valorização da educação indígena. “A construção deste novo prédio não é apenas uma questão de infraestrutura, mas de respeito e valorização da cultura, da identidade e dos direitos dos povos indígenas. Investir em educação é investir no futuro, no desenvolvimento e na cidadania”, ressaltou.

Entretenimento
“GARANHÃO” Cantor Amado Batista tomou “plus de testosterona” para se casar com jovem Miss MT
“GARANHÃO” Cantor Amado Batista tomou “plus de testosterona” para se casar com jovem Miss MT

Casado há três meses com Calita Franciele, Amado Batista teria recorrido a um “plus de testosterona” para a noite de núpcias com a esposa. A história voltou a repercutir na web após rumores de que Amado teria traído a jovem de 23 anos com uma amiga dela, causando uma grande crise no relacionamento.
Crise no casamento?
Os rumores de crise entre Amado e Calista começaram a agitar a web após a miss Mato Grosso 2024 desativar a conta no Instagram.
Calita normalmente publicava momentos juntos com o marido na conta do Instagram e o “sumiço” chamou a atenção.
Pouco depois das especulações, Leo Dias afirmou no Fofocalizando que Amado e Calita estavam separados.
O motivo da separação seria uma traição dele com uma amiga próxima de Calita.
A assessoria do artista negou o fim do casamento.
Após a repercussão, Calita se pronunciou nas redes sociais e disse que tudo estava bem e que iria postar um vídeo sobre a situação envolvendo o Instagram dela e os vídeos de Amado que viralizaram.
Desde que anunciaram o relacionamento, Amado e Calita são alvos de debates na web referentes a diferença de idade deles. Ele tem 74 anos e ela 23 — assim, eles tem 51 anos de diferença na idade.
Questionado sobre isso, o médico do cantor, Bernardo Guimarães, revelou que o artista o procurou pedindo conselhos para se casar com uma mulher tão mais nova que ele.
Ao podcast Colmeia Cast, o especialista disse ao cantor que ele não tinha o que se preocupar. “Você está com 74 anos, com idade de um jovem de 40, metabolicamente falando. Perdeu 30kg, já está disposto para trabalhar. Você ainda vai ter uma sobrevida longa ainda. Então, aproveita a beleza da vida, seja feliz”, disse ele na ocasião, afirmando que foi assim que se tornaram amigos.
O médico também revelou na ocasião que até deu uma “ajuda” para Amado curtir a lua de mel com Calista. “Ele casou, está bem, tranquilo. Até dei um plus na testosterona dele para ele passar uma lua de mel feliz”, disse Bernardo rindo. Trata-se de uma reposição hormonal para fazer Amado se sentir mais disposto.
-
Saúde5 dias atrás
MAIS MÉDICOS-MT recebe 89 novos profissionais do Mais Médicos para reforçar o atendimento em áreas vulneráveis e territórios indígenas
-
Saúde5 dias atrás
MERCADO IMOBILIÁRIO-Movimentação financeira surpreende em 2025 e setor quebra recorde no segundo trimestre em Cuiabá
-
Política6 dias atrás
“TCE vê fraude e superfaturamento e suspende pregão de R$ 109 milhões em MT”:
-
Jurídico2 dias atrás
GESTÃO EMPAREDADA- Sindicato dos Servidores Públicos do São José do Xingu coloca prefeito “contra a parede” em defesa dos direitos da categoria
-
Educação7 dias atrás
Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Barra do Garças investe mais de 12 milhões em novas escolas
-
Agronegócio6 dias atrás
Destaque global na produção de carne bovina, MT se estabelece como referência em proteína de alta qualidade
-
Economia1 dia atrás
PC recupera jato de produtor de MT vendido a “empresário ostentação” do RS
-
Policial4 dias atrás
Dupla em moto executa mulher com 10 tiros em cidade de MT