BARRA DO GARÇAS

Especiais

Politicos e jornalista de Barra do Garças irão a São Felix do Araguaia participar do funeral de Pedro Casaldáliga

Publicados

Especiais

O advogado trabalhista e pré-candidato a prefeito de Barra do Garças, Edvaldo Pereira da Silva (PC do B), juntamente com os ex-prefeitos de Aragarças (GO) Marcos Antônio Oliveira (PT), o Marcão, e de Barra do Garças (MT), Zózimo Wellington Chaparral Ferreira(PC do B), além do jornalista Antônio Borges Neto, o Netão do Araguaia, estarão em São Felix do Araguaia a partir de terça-feira(11) participando do ato fúnebre e do último adeus ao amigo bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga.

O grupo permanecerá na cidade ate quarta-feira (12), ocasião em que encerra o ritual fúnebre e o sepultamento do mártir religioso que morreu no último sábado (08) na cidade de Batatais-SP aos 92 anos em consequência de mal de parkinson.

De acordo informou o padre José Saraiva, da Prelazia de São Felix do Araguaia, a comitiva que acompanha o translado do corpo de Pedro Casaldáliga desde a cidade paulista onde começou a ser velado, chegará nesta segunda-feira (10) no final da tarde na cidade de Ribeirão Cascalheira-MT e seguirá direto para a Igreja Santuário dos Mártires onde prossegue o velório.

Em Ribeirão Cascalheira acontecerá uma vigília noturna alvorada e orações fúnebres em homenagem ao bispo.

Na terça-feira (11) pela manhã será ministrada uma missa pelo padre Tiago e pelo bispo Dom Adriano, após a missa o cortejo fúnebre levando o corpo de Dom Pedro Casaldáliga seguirá para seu destino final, a cidade de São Felix do Araguaia onde será sepultado, o horário da chegada marcante na cidade esta previsto para às 17.00 h.

Leia Também:  Há cerca de 50 anos, o Rio Araguaia já era foco de flutuantes carregados de turistas gringos

O corpo do mártir e líder mundial dos movimentos sociais será velado pela população local, indígenas e autoridades no centro comunitário Tia Irene, a partir das 19.00h de terça-feira.

Deverão estar presentes autoridades políticas e eclesiásticas oriundas de várias regiões do Brasil e do mundo, em algumas cidades do Vale do Araguaia é possível perceber grupos de pessoas se mobilizando para dar o último adeus a Casaldáliga em São Felix do Araguaia.

Na quarta-feira (12) pela manhã ocorrerá à celebração e cerimônia ritual da missa de “exéquias” em homenagem ao sacerdote e será presidido pelo bispo Dom Adriano, em seguida acontecerá o sepultamento no Cemitério dos Peões e dos Karajás que fica localizado a margem do rio Araguaia, de frente para a Ilha do Bananal atendendo o último desejo do mártir.


Os ex-prefeitos Chaparral e Marcão Oliveira, e o jornalista Netão do Araguaia

Desde o século passado Pedro Casaldáliga figura entre as maiores referência moral ética e religiosa do mundo, concorreu 3 vezes ao Prêmio Nobel da Paz, era respeitado em várias nações tribos e línguas por semear a paz e por ter enfrentado resistido e sobrevivido à ditadura militar e o latifúndio em defesa do povo menos favorecido discriminados pela sociedade.

Leia Também:  Jornaleiro mais antigo de Cuiabá comemora 52 anos de profissão

No Araguaia o missionário Claretiano combateu a opressão e a repressão, pregou à perseverança a caridade e acreditava em tudo que fazia, lutou pelos direitos humanos e o meio ambiente.

No olhar crítico da imprensa internacional entre as suas mais belas e marcantes poesias esta “Se for preciso cairemos, mas de pé como as árvores e olhando para o céu”.

Dom Pedro morou viveu lutou e sobreviveu em São Felix do Araguaia-MT por mais de meio século em defesa dos pobres dos posseiros e dos indígenas, tinha uma vida literalmente simples, entre os simples e os maiorais era chamado de “o bispo dos oprimidos”.

CELEBRAÇÃO EM MEIO A PANDEMIA

Para celebrações das atividades religiosas e cerimônia fúnebre em tempos de pandemia do covid-19 e devido à expectativa de um numero grande de participantes, igreja e poder público se reuniu com antecedência e formou uma verdadeira força tarefa para atuar conjuntamente durante todas as programações e cerimônias.

O distanciamento social e as normas sanitárias serão rigorosos em todos os locais e terá um grande numero de organizador orientando, a distância necessária entre as pessoas bem como o uso de máscara e álcool gel serão indispensáveis para todos em todos locais e momentos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Especiais

Em Agosto Barra do Garças será palco do maior Rally do mundo.

Publicados

em

Mais de 2 mil pessoas, em um megaevento que equilibra adrenalina, aventura, sustentabilidade e serviço social.

Mais de 300 competidores em diversas modalidades, de carro, moto e bike, além de uma frota aérea de suporte.
A Caravana Saúde e Alegria no Sertão trará atendimento médico com diversas especialidades, completamente gratuito.

Prepare-se! Dia 31 de Agosto, Barra do Garças vai tremer!

Rally dos Sertões 2022 – Gigantes por natureza!

Assista o vídeo:

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prefeitura de General Carneiro quita salario de fevereiro e anuncia obras histórica da construção da ponte sobre o Rio das Mortes
Continue lendo

PAU E PROSA

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA