Esportes

NOVA XAVANTINA- TJ manda Prefeitura indenizar equipe vencedora de Festival de Pesca que foi desclassificada irregularmente

Comissão organizadora reavaliou o resultado com base em pareceres técnicos de biólogos

Publicados

Esportes

A Segunda Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) manteve a condenação do Município de Nova Xavantina pela desclassificação irregular de uma equipe vencedora do Festival de Pesca Esportiva realizado na cidade. A decisão, unânime, teve relatoria do desembargador Deosdete Cruz Júnior.

Os autores da ação participaram do evento na categoria “pesca embarcada motorizada”, alcançando a maior pontuação após capturarem dois exemplares de peixe conhecidos popularmente como “Jaú”. Na apuração oficial, a equipe foi inicialmente declarada campeã e teve sua pontuação homologada pela organização.

Entretanto, após o encerramento do festival, a comissão organizadora reavaliou o resultado com base em pareceres técnicos de biólogos e decidiu desclassificar a equipe sob o argumento de que os peixes capturados não pertenceriam à espécie científica Zungaro zungaro, a única válida para pontuação segundo interpretação posterior do regulamento.

Ao analisar o caso, o relator destacou que o regulamento do certame previa apenas as nomenclaturas populares das espécies válidas, sem qualquer menção científica ou distinção de subespécies. Segundo o desembargador Deosdete Cruz Júnior, “a posterior desclassificação teve por base interpretação restritiva e extemporânea do regulamento, calcada em anexo que não foi formalmente integrado ao texto normativo principal”, o que viola os princípios da legalidade, da vinculação ao edital e da segurança jurídica.

Leia Também:  Ministério das Comunicações aumenta em 275% número de outorgas para rádios comunitárias no Brasil

Além de confirmar a validade da classificação original e garantir a entrega do prêmio, um veículo zero quilômetro, o colegiado manteve a condenação ao pagamento de indenização por danos morais, fixada em R$ 6 mil para cada autor da ação. O Tribunal entendeu que a frustração da expectativa legítima de premiação, seguida de desclassificação sem respaldo normativo, gerou constrangimento público e afetou a dignidade dos participantes.

Como ressaltou o relator: “Trata-se de situação que expôs os participantes a constrangimento público, extrapolando os limites do mero dissabor cotidiano e atingindo sua esfera moral”.

Ao final, o recurso do município foi integralmente rejeitado. A decisão também majorou os honorários advocatícios devidos pelo ente público, fixando-os em 15% sobre o valor atualizado da causa.

O julgamento ocorreu em 20 de maio de 2025, em sessão da Segunda Câmara de Direito Público e Coletivo do TJMT.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Esportes

Jogos Regionais 2025: Ginásio Arnaldo Martins reúne mais de 1.200 atletas na abertura oficial do evento

A cerimônia de abertura aconteceu no último sábado (28) e a competição segue até o dia 4 de julho

Publicados

em

No último sábado (28), o Ginásio Arnaldo Martins, em Barra do Garças, foi palco da cerimônia oficial de abertura dos Jogos Estudantis e Escolares 2025 (etapa regional), a maior competição estudantil do estado. O evento reuniu diversas autoridades, além dos mais de 1.200 atletas que integram a competição, que segue até o dia 4 de julho. As disputas acontecerão nos ginásios Arnaldo Martins e Antônio Flandeiro, no IFMT e nas escolas João Alves e Arlinda Gomes.

A competição será dividida em duas categorias: “A”, com atletas de 15 a 17 anos, que compõem as seleções municipais nas modalidades de handebol, futsal, basquetebol e voleibol; e categoria “B”, com atletas de 12 a 14 anos, que representam diretamente suas escolas. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), em parceria com a Prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.

Quatro unidades de ensino estão representando Barra do Garças, na categoria “B”. São elas: a Escola Interativa Coopema, com as equipes de handebol e basquetebol, masculino e feminino; o CMEB Jardim Araguaia, marcando presença no futsal masculino; o CMEB Helena Esteves, competindo no futsal feminino e no voleibol masculino; e o Instituto Madre Marta Cerutti, integrando a competição com o voleibol feminino.

Leia Também:  Jânio Varjão, atleta de Barra do Garças, conquista a 1ª medalha do Brasil na prova dos 1500 mt

Durante a abertura do evento, o prefeito Dr. Adilson Gonçalves destacou a importância do evento para o município e para o esporte local e regional. “É uma grande honra para Barra do Garças sediar uma competição dessa magnitude. Mais do que uma disputa entre equipes, os Jogos Regionais representam a união e a valorização do esporte, que é uma ferramenta poderosa de inclusão, educação e desenvolvimento dos nossos jovens”, completou.

 

Os melhores colocados da etapa regional garantem vaga nas etapas estaduais das duas categorias. A categoria “A” seguirá para Lucas do Rio Verde, com disputas entre os dias 10 e 16 de julho. Já a próxima fase da categoria “B” será em Sorriso, de 1º a 7 de agosto.

Confira a programação de hoje: JOGOS REGIONAIS 2025 – TABELA 30.06 (https://www.barradogarcas.mt.gov.br/fotos_secretarias_downloads/279.pdf)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA