Infratrutura
ARAGUAIA- IBAMA libera licença ambiental para execução das obras da Ferrovia da Integração (FICO)
Infratrutura

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) concedeu à Vale S.A. a Licença de Instalação nº 1364/2020 – 2ª Retificação para a execução das obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO). A informação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 31 de janeiro de 2025, na Seção 3, página 350.
A licença autoriza a continuidade das obras do trecho que liga Mara Rosa-GO a Água Boa-MT, abrangendo uma extensão total de 365 quilômetros. O documento possui validade até 29 de setembro de 2026.
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (EF-354) é um dos principais projetos de infraestrutura ferroviária do país, tendo como objetivo fortalecer a logística de escoamento da produção agropecuária e mineral da região Centro-Oeste, promovendo ganhos significativos em competitividade e desenvolvimento econômico para os estados envolvidos.
Adriano Vilela, Gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Vale S.A., destacou a importância do licenciamento para a continuidade do empreendimento e reafirmou o compromisso da empresa com as diretrizes ambientais estabelecidas pelos órgãos reguladores.
Com a emissão da Licença de Instalação, os próximos passos incluem a intensificação das atividades de implantação da ferrovia, que será fundamental para a melhoria da infraestrutura de transportes no Brasil, reduzindo custos logísticos e fomentando o desenvolvimento regional.
VEJA LINK DA LICENÇA:
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/aviso-de-licenca-610049751

Infratrutura
LEONARDO FAZ- Prefeitura de Novo São Joaquim intensifica trabalho de recuperação de estradas destruídas pelas fortes chuvas
Com a trégua das chuvas nos últimos três dias a Prefeitura segue trabalhando com mais intensidade para resolver o estrago feito pelas fortes chuvas que caiu sobre a cidade e todo o município, e que danificou estradas, pontes e bueiros.

O prefeito de Novo São Joaquim, Leonardo Farias Zampa (PL), carinhosamente chamado pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, por Leonardo Faz, juntamente com sua equipe de gestão montou uma força tarefa para atuar continuamente na recuperação de estradas, pontes e bueiros que foram destruídas pelas fortes chuvas que caiu sobre todo o município nos últimos dias.
Desde quinta-feira passada (6), um dia após a principal tempestade que caiu sobre a cidade e ter provocado algumas inundações no perímetro urbano da cidade e também na zona rural, após cortar rodovias importantes que garantem o escoamento de grãos produzidos na região e o transporte de alunos, uma equipe da Secretaria Municipal de obras já estava em sentinela e atuando para garantir a trafegabilidade de veículos e pessoas.
Equipe da Secretaria de Obras de Novo São Joaquim trabalhando intensamente para recuperar as estradas.
Segundo informou o prefeito Leonardo, apesar da cidade ter bastante bueiros para escoar as águas de chuvas, não foram o suficiente, devido ao grande volume de águas derramados sobre a cidade, mas que sua equipe não tem medido esforços para deixar a cidade e toda a zona rural no seu devido lugar.
“Todo o momento que o sol se abre nossas equipes já estão a postos e em ação, nos últimos três dias a chuva deu uma trégua e ajudou bastante, com isso homens e máquinas seguem trabalhando em tempo recorde com os olhos voltados para as condições do tempo, com isso já conseguimos resolver a questão dos bueiros, estamos recuperando todas as pontes que foram danificadas e já conseguimos recuperar mais de 100 Km de estradas, o trabalho segue firme” Disse o prefeito Leonardo Faz.
Prefeito Leonardo Farias, o Leonardo FAZ, Responsabilidade e compromisso com a população.
-
Jurídico4 dias atrás
TJ expulsa advogado prefeito de São Félix do Araguaia e devolve fazenda à família em MT
-
GERAL7 dias atrás
INCRA- Governo Lula promove reforma agrária em Barra do Garças e assenta 272 famílias
-
Política6 dias atrás
Prefeito João Filho cumpre agenda em Brasília com os ministros Carlos Fávaro (Agricultura) e Jader Barbalho (Cidades)
-
Policial5 dias atrás
ARAGARÇAS NA LISTA- Policia Civil cumpre mandados contra membros de facções envolvidos no tráfico interestadual de drogas.
-
Policial5 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação contra esquema criminoso na intermediação e desvio de cargas agrícolas
-
Política5 dias atrás
Prefeito Clayton Parreira faz ‘peregrinação’ em Brasília e consegue recursos para melhorar Ponte Branca
-
GERAL4 dias atrás
Quase 300 multas são emitidas por estacionamento irregular no 1º dia do Encontro de Novos Prefeitos, em Brasília
-
Brasil4 dias atrás
Governo reabre caso do acidente que matou Juscelino Kubitschek