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INFRAESTRUTURA- Ex-prefeita de São Félix do Araguaia comemora resultado da licitação do primeiro lote de pavimentação da MT-100

Ex-prefeita Janailza Taveira comemorando mais um dia histórico para o desenvolvimento do Araguaia.

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Ex-prefeita Janailza Taveira comemorando mais um dia histórico para o desenvolvimento do Araguaia.

A sexta-feira (06.06) foi um dia histórico e de muita comemoração para a população do Araguaia, em especial para a ex-prefeita de São Félix do Araguaia e atualmente é secretária geral da AMM e assessora especial da senadora Margareth Buzetti, Janailza Taveira (UB), que a tanto tempo vinha lutando por esse momento ímpar e histórico na vida da população do Araguaia, no que concerne às obras de pavimentação e infraestrutura turística e de logística naquela promissora região.

Naquela data o Governo de Mato Grosso anuncio oficialmente o resultado da licitação do 1º lote de pavimentação asfáltica no trecho de 35 Km que irá ligar Novo Santo Antônio a São Félix do Araguaia, através da rodovia MT-100 até a região conhecida como Riozinho, cujo investimentos ultrapassa R$ 100 milhões de reais.

Segundo a ex-prefeita de São Félix do Araguaia Janailza Taveira, tão logo seja homologado o governador Mauro Mendes estará na região dando Ordem de Serviço para iniciar a tão esperada obra de pavimentação.

A uma década Janailza Taveira abraçou a luta junto aos demais pela pavimentação da MT-100 ligando Novo Santo Antônio a São Félix do Araguaia.

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“Em nome da nossa População do Araguaia quero agradecer como muita alegria no coração nosso Governador Mauro Mendes, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística Marcelo Padeiro, o Secretário Chefe da Casa Civil, Deputado Fabio Garcia, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, prefeitos e vereadores da região e a senadora da República Margareth Buzetti, afinal foi um sonho conjunto onde todos nós sonhamos juntos por esse grande momento” Destacou a voz feminina no Araguaia.

Na oportunidade a ex-gestora também parabenizou todos que sonharam e lutaram por este momento, a população da região, lideranças políticas e empresariais, prefeitos e vereadores que sempre acreditaram na grandeza do Estado de Mato Grosso e acreditaram no desenvolvimento do Vale do Araguaia.

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“ESTRADA DO GUARDANAPO” Mauro Mendes tira a MT-109 do papel, asfalta 25 Km e licita mais duas pontes de concreto

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Governo Mauro Mendes realiza licitação para mais duas pontes de concreto na MT-109.

Nesta segunda-feira (26.05) o Governo do estado de Mato Grosso publicou o resultado da licitação do lote único de duas pontes de concretos que serão construídas na MT-109, sendo uma na região conhecida por Corgão com 59,60 m de extensão por 8,80 m de largura, e a outra sobre o Córrego Água Fria, medindo 30m de extensão por 8,8m de largura, dentro do trecho de 25 Km já pavimentado.

As duas pontes de concreto irão substituir as de madeira que seguem provocando sérios problemas para o transporte de grãos daquela região, estando prontas levarão mais segurança e agilidade no tráfego; desenvolvimento rural; integração das comunidades; e valorização da população do Araguaia, uma região que se tornou outra realidade em desenvolvimento a partir do governo de Mauro Mendes.

O valor dos investimentos do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) é na ordem de R$ 9,9 milhões de reais, sendo que a empreiteira vencedora do certame foi a JBM Engenharia.

O início das duas obras importantes deverá iniciar a qualquer momento pelo fato de os recursos já estarem disponíveis nos cofres do Estado, a boa notícia estampou alegria e sorriso no rosto da população do Norte Araguaia que sonhavam com esse momento, em especial a classe produtiva e os moradores do Distrito de Primavera do Fontoura (Canabrava do Norte) e de Espigão Do Leste (São Félix do Araguaia).  

BOAS LEMBRANÇAS

O Portal Notícia dos Municípios destaca memoráveis momentos da MT-109, entre eles um ocorrido na manhã de quinta-feira (18/02/2021) em Cuiabá, ocasião em que o governador Mauro Mendes, ladeado por vários secretários de Estado, entre eles Marcelo Padeiro (Sinfra), e os então ex-prefeitos; João Cleiton Medeiros (Canabrava do Norte) e Janailza Taveira (São Félix do Araguaia) juntamente com  representantes das empreiteiras que venceram a licitação recebiam a Ordem de Serviço para iniciar a pavimentação asfáltica da MT-109, conhecida como “Estrada do Guardanapo”.

Naquele momento o governador determinou que a empreiteira assumisse os trabalhos imediatamente e em ritmo acelerado. Após 4 anos os 70 Km que seriam necessários serem pavimentados, apenas 25 foram concluídos, restando ainda 45 Km, em que pese que a população do Araguaia reconhece o esforço que o governador Mauro Mendes vem fazendo para concluir todo o trecho, sempre parafraseando que “o pior” já passou.

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População reconhece o esforço do Governo pelo que já foi feito e ainda espera mais.

Desde o ano passado os maquinários da empreiteira Semec que dava seguimento aos trabalhos de pavimentação do restante da rodovia saíram do local e estão trabalhando em dois trechos diferentes, sendo o primeiro da região do Bituca até o Natanael, e o outro do Bituca ao Espigão do Leste, seguindo até a fazenda Santa Maria para se encontrar com a MT-322 e 427.

A HISTÓRIA DA “ESTRADA DO GUARDANAPO”

A estrada criou um importante corredor responsável por escoar a produção de grãos de mais de 800 mil hectares de lavouras da região Xingu Araguaia.

Foi na gestão do então ex-governador Blairo Maggi, que a MT-109 foi projetada de maneira informal através de um desenho em um guardanapo, o fato marcante ocorreu  após um almoço com a classe produtora naquela região, naquele momento ninguém se disponibilizava de um pedaço de papel para anotações, de forma improvisada o então governador Blairo Maggi pegou um guardanapo que seria usado em sua própria refeição e ajudou a desenhar a referida estrada, assinou e validou com sua rubrica no próprio Guardanapo o compromisso do Governo em garantir sua pavimentação.

Desde então a referida MT-109 ficou conhecida como a Estrada do Guardanapo que abrange 22km da MT-412 no trecho entre a BR-158 e Canabrava do Norte; e 69 km da MT-109 entre Canabrava e Espigão no entroncamento com a MT-322 tornou-se realidade.

Em 05-05/2015 A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou o Projeto de Lei de autoria do então deputado Baiano Filho (PMDB) para estadualização do trecho de 69 km da estrada que liga o distrito de Espigão do Leste à Canabrava do Norte, interligando a BR-158, no Norte Araguaia.

Ex-governador Pedro Taques com o produtor Edio Brunetta e o ex-secretário Marcelo Duarte.

A lei de estadualização foi sancionada pelo então governador Pedro Taques que percorreu de carro a região motivado pelo “Estradeiro do Araguaia” para conhecer de perto as necessidades da região e ouvir a classe produtora.

Apesar dela até então ter sido uma estrada vicinal, o trecho representa uma das principais vias de escoação da produção local, ligando Espigão do Leste, região conhecida por “Baianos” ao grande eixo da BR-158, na altura de Canabrava do Norte.

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No dia 20/05/2015 o então governador Pedro Taques, diversas autoridades de Mato Grosso, entre eles o então secretário de Estado de Infra Estrutura e Logística (Sinfra) Marcelo Duarte, ladeados secretários, deputados, prefeitos e vereadores da região, percorrerão durante três dias mais de 1.000 Km de rodovias estaduais em três dias nas regiões Norte e Nordeste e Leste, inclusive as próximas com às divisas dos estados do Pará e Tocantins.

Sete municípios receberão a “expedição” para conhecer as condições das estradas mato-grossenses e ouvir, por meio de encontros, as reivindicações da população. Esse tipo de expedição também havia sido realizado anteriormente durante as gestões dos ex-governadores Blairo Maggi que chamou o percurso de “Estradeiro” e também de Silval Barboza que chamou o percurso de “Rota da Integração”.

Estradeiro com o ex-governador Blairo Maggi. Desafio de um Novo Tempo.

No primeiro dia o grupo de Taques saiu de Matupá seguindo pela MT-322, passando por São José do Xingu, no trajeto deu uma parada na aldeia indígena Piaraçu, dentro do Parque Nacional do Xingu. Depois seguiu pela MT-437 até Confresa.

No dia seguinte foram para a cidade de Porto Alegre do Norte onde se reuniu com a classe produtora liderada pelo sojicultor Edio Brunetta e em seguida a comitiva se deslocou para Canabrava do Norte, cortando os distritos de Espigão do Leste e Primavera do Fontoura, o percurso se encerrou em Santa Cruz do Xingu.
 
A pavimentação asfáltica da MT-109 somente começou a sair do papel em definitivo no dia 14/05/2020, após uma reunião ocorrida na capital do Estado entre o vice-governador Otaviano Pivetta e prefeitos de cidades do Norte Araguaia, e os produtores rurais Edio Brunetta(Grupo Itaquerê) e Romeu Froelich (Grupo Nativa) que sugeriram parcerias para a obra.

A “Estrada do Guardanapo” foi aberta pelo Governo de Mato Grosso em 2011 e somente a partir desses momentos históricos saiu do papel, a referida rodovia a responsável diretamente pelo escoamento de milhares de toneladas de grãos que sai da região, sua pavimentação por completo irá beneficiar vários municípios da região, pelo fato de ser uma grande via de acesso ao município de São José do Xingu e consequentemente com o Norte de Mato Grosso interligados pela BR 158.

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