Infratrutura
Mais de 2,3 mil obras estão paralisadas em Mato Grosso
Infratrutura
sistema traz ainda os 20 municípios que mais possuem paralisações e neste caso Várzea Grande e Cuiabá invertem as posições, com um total de 122 e 86 obras paralisadas, respectivamente. Entre outros municípios que aparecem nesse “Top 20” ainda estão Sinop, Rondonópolis, Paranatinga, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Barra do Garças, Pedra Preta e Jaciara.
Entre as obras estaduais paralisadas, estão, por exemplo, os trabalhos de pavimentação e drenagem de 22 ruas do bairro Centro América, em Cuiabá, lançados em 2018 pelo valor de R$ 2,5 milhões, com recursos oriundos do governo do Estado e do Ministério das Cidades, com previsão de entrega em 2019.
Localizado entre os bairros Morada do Ouro e CPA, os moradores do local, que aguardam há mais de 30 anos pelo tão sonhado asfalto na porta de casa, já perderam as esperanças. Convivendo com a poeira, os problemas graves que ela traz para a saúde e ao bolso, lembram que as promessas para a região são antigas e para muitos não passam de “ilusão”.
Entre as ruas que devem ser pavimentadas está a avenida principal, a Acácia Cuiabana, que liga a avenida Historiador Rubens de Mendonça até a avenida Brasil. Nessa via, Daniela Conceição de Oliveira, 38, mora há 25 anos e conta que da primeira vez em que a pavimentação foi prometida, o piche chegou até a frente de sua casa, mas hoje não resta nem mesmo vestígios dele.
A dona de casa diz que sofre muito com a falta da pavimentação, seja na seca ou na chuva, a situação no bairro sempre gera transtornos. Quando chove, por causa do lamaçal e atoleiros, quando não, o problema é a poeira sem fim. Ela lembra que para lavar roupas é preciso esperar os fins de semana, quando o movimento de carros é menor e assim a poeira também. Além disso, a casa não para limpa e a saúde sempre é prejudicada. “Eu e meus dois filhos sempre estamos gripados, com problemas respiratórios por causa da poeira”.
Várzea Grande
Em Várzea Grande, que lidera o ranking de paralisações de obras municipais, 39,3% das obras estão ligadas à infraestrutura e transporte e 38,5% à educação. Entre as pendências aparecem, por exemplo, os trabalhos de pavimentação e drenagem de diversos bairros e ruas como o bairro Itororó e Capão Grande, e também as reformas de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) como o Miguelina de Campos e Silva, no bairro Jardim Paula 2, visitado pela reportagem.
Localizado na rua D do bairro, a obra da creche foi iniciada no ano passado e consta ainda como paralisada. No local a reportagem verificou que já há funcionários trabalhando, o que deixou a comunidade local mais animada.
Marciley Margarete Neves, 37, afirma que na última semana o movimento no local recomeçou e que a obra é muito esperada por ela. Morando há poucos metros da unidade e com um filho de 3 anos, ela conta que para o próximo ano espera conseguir uma vaga na unidade. “Estava preocupada, espero que a obra tenha um bom andamento e seja finalizada o quanto antes”.
Ainda em Várzea Grande, no bairro Mapim, a reforma do miniestádio também é uma promessa entre as paralisadas e é esperada por moradores que lembram que as ações são simples e não demandam um grande orçamento. “Ali é mais questão de pintura, de dar uma geral no campo mesmo, mas ainda assim não sai”, afirma o morador Júnior Silva, 32, que é acostumado a bater uma bola no local.
Cuiabá
Já na Capital, que figura como a segunda cidade com mais obras municipais paralisadas, das 86, 56,9% são referentes à infraestrutura e transporte como readequações viárias dos bairros Coophamil, Porto e Bela Vista, pavimentação asfáltica e drenagem em bairros da região do CPA, entre outros.
No bairro Tancredo Neves, moradores se frustaram ao ver o asfalto chegar bem próximo às casas e ainda assim não serem contemplados. É o caso da dona de casa Lucimara Ferreira, 41. Moradora do bairro há anos, na rua 21, ela lembra que há algum tempo as obras de asfaltamento pararam na rua lateral, a Itapuã. “Na época, a promessa era de continuidade, mas até hoje nunca mais”.
De acordo com ela, que sofre com a poeira e a lama, o máximo que acontece quando vê alguma movimentação de maquinários em sua rua é para deixar o local mais transitável. “Pelo menos isso fazem, mas também não é sempre”, diz ela, apontando para a situação da rua.
Na área da saúde, o sistema elenca 7 obras na Capital, a maioria delas sobre a contratação de empresas especializadas em engenharia e construção para unidades básicas de saúde. A mais antiga aparece como sendo do ano de 2012 e diz respeito à contratação de uma empresa para uma Unidade de Pronto Atendimento, que não foi especificada
Infratrutura
Após denúncia do Notícia dos Municípios, prefeito Adelcino volta atrás, manda quebrar e refazer o “Contorno da “Pirraça”
Bastou o site Notícia dos Municípios “entrar na briga” ao lado da maioria da população de Pontal do Araguaia (MT), Aragarças (GO) e Barra do Garças (MT) no último sábado (25) ao publicar em suas entrelinhas sobre a “bendita” obra da rotatória de Pontal do Araguaia que ficou popularmente conhecida por ‘Contorno da Pirraça’, que o prefeito Adelcino Francisco Lopo (PSB) deu as caras, ficou nervoso, fez biquinho, foi pra rádio, se retorceu e de forma desesperadora ainda espalhou fake news através do seu próprio telefone celular contra o editor deste site, tentando com suas feitas amordaçar a liberdade de expressão e colocar em descrédito à reputação do portal e seu editor, como se o veículo de comunicação fosse nascido de pai assombrado ou tivesse medo de ameaças e cara feia.
O objetivo da reportagem anterior que ficou bem clara e com o título CONTORNO DA “PIRRAÇA” – Sob duras críticas, prefeito Adelcino insiste em construir rotatória ao seu modo na entrada de Pontal do Araguaia, foi levar reportagens que não foram escritas e levadas ao conhecimento oficial da população dos três municípios que estão sendo prejudicados com a obra desorganizada e mal planejada, são eles: Pontal do Araguaia (MT), Barra do Garças-MT e Aragarças-GO.
O papel essencial da imprensa imparcial independente e séria, sem dúvidas é zelar pela correta aplicação do dinheiro público, a liberdade de expressão e o estado democrático de direito, doa a quem doer. O papel do Notícia dos Municípios nesse episódio foi apenas atender um pedido da população, motoristas, pedestres e motociclistas que trafegam diariamente naquela localidade e tornar público os fatos.
Após denúncia do Portal Notícia dos Municípios, prefeito volta atrás e manda quebrar e refazer.
Em suas entrelinhas o site também cumpriu seu papel constitucional e social de alertar o poder público municipal sobre a possibilidade de acontecer inclusive acidentes fatais naquela rotatória, e mais confusões no trânsito, caso a Prefeitura não tomasse as devidas providências, nesse caso o próprio prefeito que é o ordenador de despesas do município e também o responsável direto pela execução da referida obra pública.
Já no jogo de apostas das redes sociais, os aliados arriscam afirmar que o ainda chefe do executivo municipal “resolveu” apenas ouvir o conselho dos mais entendidos no assunto de engenharia, outros apostam que foi devido à pressão do Notícia dos Municípios sobre o “Contorno da Pirraça”. De qualquer forma valeu a pena, houve resultado imediato.
Para o governo de alguns plantonistas a matéria foi veiculada de forma democrática ouvindo a versão do próprio prefeito Adelcino dentro do mesmo conteúdo a ser publicado. Veja a matéria completa: https://noticiadosmunicipios.com.br/infratrutura/contorno-da-pirraca-sob-duras-criticas-prefeito-adelcino-insiste-em-construir-rotatoria-ao-seu-modo-na-entrada-de-pontal-do-araguaia/
A redação informa ainda que a notícia foi escrita, publicada e compartilhada no intuito exclusivo de informar a sociedade os fatos que estão ocorrendo embasada em provas reais, vídeos e testemunhos de populares inconformados a situação, e não como viés políticos contra um ainda prefeito que quer a todo custo virar deputado estadual. Independente do chororô, o caos no trânsito e nas duas pontes que interligam as três cidades continua, tomou dimensões insuportáveis e passou dos limites.
Homens contratados e máquinas começaram a segunda-feira demolindo a “Rotatória da Pirraça”.
Mesmo um tanto quanto “valente” devido a repercussão nas redes sociais e sem arrancar aplausos do público como ele sempre gostou, e com alguns microfones no dia seguinte à publicação abertos e a sua disposição, o prefeito Lopo, não obteve sucesso e após denúncia, voltou atrás, e mandou quebrar e refazer o que já estava pronto ao seu modo, que segundo ele próprio, são apenas reparos, ajustes e adequações. Resta à Câmara de vereadores alinhar com o povo e cumprir seu papel constitucional que é de fiscalizar o dinheiro público.
Ao concluir seu papel o Portal Notícia dos Municípios lembra que está estabelecido em Barra do Garças e todo o Vale do Araguaia a mais de 22 anos, e que segue firme no propósito de informar, alertando a todos que jamais se curvará a investidas, lâminas rasteira, faknews e comportamentos não republicano por parte de alguns que tenta intimidar, ou manchar a sua boa reputação.
O que alguns políticos do Araguaia que se gabam como sendo um “bom samaritano” ou porta-vozes de Madre Tereza de Calcutá, uma figura histórica real e de controvérsias, precisam aprender; é que um veículo de comunicação sério, independente e sem atrelamento político, jamais irá se omitir em suas informações, e sempre estará em defesa da sociedade, da liberdade de expressão, da democracia, e do estado democrático de direito, sempre ouvindo o contraditório (o outro lado).
Segundo o prefeito, a obra deverá ser inaugurada somente em 12 de dezembro de 2025 ou se estender até fevereiro de 2026. Até lá é acostumar com o caos.
Enquanto os cães ladram e a banda passa, o Portal Notícia dos Municípios e agora, o Podcast Frente a Frente Com Araguaia, segue firme resistindo ao tempo e ameaças, assinando suas matérias e inovando cada vez mais na tecnologia digital, visando sempre apresentar sua linhagem editorial de forma independente coerente e imparcial com credibilidade na informação e respeitando quem pensa diferente, doravante; sem aceitar ser chamado de ‘pau mandado’ por submissão ou conchaves de politiqueiros ou favorecimentos financeiros, exatamente para não precisar blindar alguns que se acham o bom samaritano da política partidária.
A obra choveu de criticas mas redes socias das 3 cidades
-
Economia7 dias atrásJudiciário e Prefeitura de General Carneiro formam parceria para 1º Mutirão Fiscal do município
-
Política6 dias atrásCPMI do INSS: investigado pela PF se cala sobre doação a ex-ministro
-
Cidades7 dias atrásVice denuncia igreja por verba de mansão de pastor; IBN reage
-
Política5 dias atrásBiometria regularizada: mutirão chega em aldeia no Parque Indígena do Xingu (MT) nesta sexta-feira (24)
-
Saúde7 dias atrásCanetas emagrecedoras podem gerar impactos na coluna e nas articulações
-
Cidades7 dias atrásTCE propõe consórcios para acabar com lixões em MT: ‘cada real investido em lixo economiza nove em saúde’, diz Sérgio Ricardo
-
Jurídico4 dias atrásVAGA DO QUINTO DA OAB/MT- PF aponta para vínculo dos advogados Ricardo Almeida e Rodrigo Vechiatto com Andreson Gonçalves e Zampieri
-
Política6 dias atrás“CASA DOS HORRORES” Comissão processante afasta presidente da Câmara de Novo Santo Antônio por improbidade administrativa







