Infratrutura

MT investirá em melhorias de aeroportos no interior

Publicados

Infratrutura

O governador Mauro Mendes assinou o decreto n° 1.071, que institui o Programa Estadual de Investimento para melhoria dos Aeródromos Públicos – Mais MT Aeródromos Públicos, a fim de reestruturar a infraestrutura aeroportuária em Mato Grosso. O decreto está publicado no Diário Oficial que circula nesta sexta-feira (20.08).

O programa prevê que o Governo do Estado disponibilize recursos financeiros aos municípios interessados em realizar a melhoria dos aeródromos – áreas destinadas a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves – que sigam todos os Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil e já estejam regularizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Os recursos serão alocados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e deverão ser destinados à elaboração de projetos de engenharia, execução de obras de pavimentação, recuperação de pavimento asfáltico, cercamento ou instalação de sistemas elétricos, tais como balizamento luminoso e auxílios visuais.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, Mato Grosso é um estado com extensão territorial de mais de  900 mil quilômetros quadrados e que precisa investir em infraestrutura aeroportuária para assegurar a melhoria da logística. O investimento na aviação pretende promover o desenvolvimento de todas as regiões do Estado, o fomento ao turismo e a geração de emprego e renda, por exemplo.

Leia Também:  Madrasta mata enteado a tiros após discussão por herança na região do Araguaia

“Investir em aeródromos é pensar em logística de forma estratégica. Ao mesmo tempo em que você beneficia a população em seu ir e vir, os municípios passam a ser atendidos por transporte de UTIs aéreas e aeronaves da polícia, sem falar no desenvolvimento do turismo. O avião atrai pessoas e diminui distâncias, principalmente num estado com uma enorme extensão territorial, como é Mato Grosso”, disse.

O programa terá duração de 18 meses e a seleção dos municípios participantes será realizada pela Sinfra, de acordo com diretrizes estabelecidas pelo governador Mauro Mendes. Podem participar apenas os munícipios cujos aeródromos estejam cadastrados, sejam públicos e com documentação de propriedade da área registrada em nome da prefeitura.

Esses municípios deverão formalizar a solicitação de parceria junto à Sinfra para repasse de recursos financeiros, que ocorrerá mediante celebração de convênio. Essa solicitação prevê o protocolo de uma série de documentos que deverão ser apresentados e aprovados pela Sinfra,

Entre eles estão o plano de trabalho, documentação de regularidade junto à Anac, projeto básico e/ou executivo, planta e mapa do aeródromo público a ser beneficiado e as respectivas metragens, relatório fotográfico colorido e georreferenciado com a descrição dos aeródromos, planilha orçamentária, cronograma físico-financeiro, entre outros. Confira aqui todos os documentos necessários.

Leia Também:  Prefeitura antecipa em oito dias pagamento dos servidores de General Carneiro

Após a celebração do convênio, caberá à Sinfra a disponibilização dos recursos públicos para execução das obras e serviços, bem como a fiscalização da aplicação dos mesmos. Já os Municípios ficam responsáveis pela execução de todas as etapas dos serviços.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Infratrutura

Araguaiana inicia construção de aduelas após parceria do o governo de MT

O intuito é substituir 12 pontes de madeira.

Publicados

em

O prefeito de Araguaiana Getúlio Dutra (PSB), recentemente, anunciou a construção do primeiro bueiro de aduela, para oferecer qualidade no processo logístico de produtores rurais da região.

De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, o intuito é substituir 12 pontes de madeira, porém, os trabalhos serão divididos em duas fases, sendo que na primeira, seis pontes vão ser trocadas, dentre elas, três na estrada do Ouro Fino, duas na estrada do Justino e uma na estrada da Paulistinha.

As substituições da pontes são uma parceria do município, com o Governo do Estado, no valor de R$ 400 mil. “Quero agradecer a parceria do governador Mauro Mendes (DEM), junto a prefeitura de Araguaiana. Muito obrigada governador e obrigada Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística)”, disse Getúlio.

Reprodução

Aduelas em Araguaiana

Na ocasião, o gestor ainda ressaltou que, “esse apoio do estado é de grande valia para todo o município”.

O secretário de obras Nilton Tavares, explicou ao Semana7 que, o estado proporcionará as aduelas e a Prefeitura Municipal fornecerá o material e a mão de obra.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governador defende importância da Ferrogrão em reunião com ministro do STF
Continue lendo

PAU E PROSA

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA