Infratrutura
NO TRILHO DO DESENVOLVIMENTO- Prefeito de Nova Nazaré visita obras de construção da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (FICO) e se surpreende com a celeridade da obra
A FICO é um projeto ambicioso que está sendo esperado a quase duas décadas pelo agronegócio brasileiro, com mais de 1.600 km de extensão que foi dividido em três trechos principais: Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), Água Boa (MT) a Lucas do Rio Verde (MT), e Lucas do Rio Verde (MT) a Vilhena (RO). Sua conclusão promete trazer mais desenvolvimento econômico e redução nos custos de transporte para a classe produtora.
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O prefeito Reginaldo visitando o canteiro de obras da Ferrovia e se encantando com a velocidade da obra.
Borges Netão do Araguaia/Notícia dos Municípios
O prefeito de Nova Nazaré. Reginaldo Martins Del Colle (PSB)o popular Narizinho aproveitou a sexta-feira (04.06) para fazer uma visita in loco as obras de construção dos trilhos da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) que ligará a cidades de Mara Rosa em Goiás com o Estado de Mato Grosso e consequentemente com o estado de Rondônia, passando pelo promissor município de Nova Nazaré.
As obras dos trilhos e toda sua superestrutura seguem a todo vapor e em ritmo acelerado visando interligar o quanto antes a grande produção de grãos do Centro-Oeste à malha nacional de transporte, com previsão de chegada em Água Boa em abril de 2028. São cerca de 240 km de obras simultâneas e que estão gerando mais de 6 mil empregos em todo o seu percurso.
A FICO é um projeto ambicioso, com mais de 1.600 km de extensão de bitola larga, dividida em três trechos principais: Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), Água Boa (MT) a Lucas do Rio Verde (MT), e Lucas do Rio Verde (MT) a Vilhena (RO). A ferrovia é um sonho antigo da região, e sua conclusão promete trazer mais desenvolvimento econômico e redução nos custos de transporte para os produtores.

Materiais começam a chegar no lado mato-grossense em Nova Nazaré para dar seguimento à obra.
A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) está sendo construída pela Vale S.A., em parceria com o Governo Federal, como parte de um projeto maior que visa conectar o Centro-Oeste brasileiro aos grandes portos do Brasil, o empreendimento tem por objetivo otimizar o transporte de cargas, especialmente grãos e minérios, para os mercados nacional e internacional. O primeiro trecho da ferrovia ligando Mara Rosa (GO) com Água Boa (MT) tem 383 quilômetros de extensão e o investimento total é de R$ 2,7 bilhões.
A FICO faz parte do projeto da Ferrovia Transoceânica, que busca ligar o litoral brasileiro ao peruano, no Oceano Pacífico, todo o projeto e construção da ferrovia estão a cargo da Infra S.A., empresa pública vinculada ao Ministério dos Transporte
Segundo o prefeito Reginaldo falta em torno de 20 Km para a obra sair do vizinho município de Cocalinho, atravessar o Rio das Mortes e chegar até Nova Nazaré, sendo que toneladas e mais toneladas de ferragens e outros materiais já chegaram no lado mato-grossense para serem instalados, tendo em vista que o corredor para construir a estrutura que levará os trilhos já estão em fase final de conclusão.

Prefeito Reginaldo aposta no crescimento de Mato Grosso, do Araguaia, e em especial do seu município.
“Fiz uma visita bastante proveitosa em um dos canteiros da obra, até onde pude chegar percebi a rapidez e qualidade na sua execução, saí de lá muito feliz e esperançoso, em alguns pontos a entrada é restrita somente para os operários que estão trabalhando na obra, o projeto segue a passos largos rumo ao desenvolvimento, essa importante ferrovia significa um marco importante para o desenvolvimento de Mato Grosso, do nosso Araguaia, e em especial da nossa querida cidade de Nova Nazaré. A logística no escoamento de grãos e outros produtos agrícolas trará novos tempos em riqueza, economia e muita tecnologia para toda essa região” destacou o prefeito Reginaldo.
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Após denúncia do Notícia dos Municípios, prefeito Adelcino volta atrás, manda quebrar e refazer o “Contorno da “Pirraça”
Bastou o site Notícia dos Municípios “entrar na briga” ao lado da maioria da população de Pontal do Araguaia (MT), Aragarças (GO) e Barra do Garças (MT) no último sábado (25) ao publicar em suas entrelinhas sobre a “bendita” obra da rotatória de Pontal do Araguaia que ficou popularmente conhecida por ‘Contorno da Pirraça’, que o prefeito Adelcino Francisco Lopo (PSB) deu as caras, ficou nervoso, fez biquinho, foi pra rádio, se retorceu e de forma desesperadora ainda espalhou fake news através do seu próprio telefone celular contra o editor deste site, tentando com suas feitas amordaçar a liberdade de expressão e colocar em descrédito à reputação do portal e seu editor, como se o veículo de comunicação fosse nascido de pai assombrado ou tivesse medo de ameaças e cara feia.
O objetivo da reportagem anterior que ficou bem clara e com o título CONTORNO DA “PIRRAÇA” – Sob duras críticas, prefeito Adelcino insiste em construir rotatória ao seu modo na entrada de Pontal do Araguaia, foi levar reportagens que não foram escritas e levadas ao conhecimento oficial da população dos três municípios que estão sendo prejudicados com a obra desorganizada e mal planejada, são eles: Pontal do Araguaia (MT), Barra do Garças-MT e Aragarças-GO.
O papel essencial da imprensa imparcial independente e séria, sem dúvidas é zelar pela correta aplicação do dinheiro público, a liberdade de expressão e o estado democrático de direito, doa a quem doer. O papel do Notícia dos Municípios nesse episódio foi apenas atender um pedido da população, motoristas, pedestres e motociclistas que trafegam diariamente naquela localidade e tornar público os fatos.
Após denúncia do Portal Notícia dos Municípios, prefeito volta atrás e manda quebrar e refazer.
Em suas entrelinhas o site também cumpriu seu papel constitucional e social de alertar o poder público municipal sobre a possibilidade de acontecer inclusive acidentes fatais naquela rotatória, e mais confusões no trânsito, caso a Prefeitura não tomasse as devidas providências, nesse caso o próprio prefeito que é o ordenador de despesas do município e também o responsável direto pela execução da referida obra pública.
Já no jogo de apostas das redes sociais, os aliados arriscam afirmar que o ainda chefe do executivo municipal “resolveu” apenas ouvir o conselho dos mais entendidos no assunto de engenharia, outros apostam que foi devido à pressão do Notícia dos Municípios sobre o “Contorno da Pirraça”. De qualquer forma valeu a pena, houve resultado imediato.
Para o governo de alguns plantonistas a matéria foi veiculada de forma democrática ouvindo a versão do próprio prefeito Adelcino dentro do mesmo conteúdo a ser publicado. Veja a matéria completa: https://noticiadosmunicipios.com.br/infratrutura/contorno-da-pirraca-sob-duras-criticas-prefeito-adelcino-insiste-em-construir-rotatoria-ao-seu-modo-na-entrada-de-pontal-do-araguaia/
A redação informa ainda que a notícia foi escrita, publicada e compartilhada no intuito exclusivo de informar a sociedade os fatos que estão ocorrendo embasada em provas reais, vídeos e testemunhos de populares inconformados a situação, e não como viés políticos contra um ainda prefeito que quer a todo custo virar deputado estadual. Independente do chororô, o caos no trânsito e nas duas pontes que interligam as três cidades continua, tomou dimensões insuportáveis e passou dos limites.
Homens contratados e máquinas começaram a segunda-feira demolindo a “Rotatória da Pirraça”.
Mesmo um tanto quanto “valente” devido a repercussão nas redes sociais e sem arrancar aplausos do público como ele sempre gostou, e com alguns microfones no dia seguinte à publicação abertos e a sua disposição, o prefeito Lopo, não obteve sucesso e após denúncia, voltou atrás, e mandou quebrar e refazer o que já estava pronto ao seu modo, que segundo ele próprio, são apenas reparos, ajustes e adequações. Resta à Câmara de vereadores alinhar com o povo e cumprir seu papel constitucional que é de fiscalizar o dinheiro público.
Ao concluir seu papel o Portal Notícia dos Municípios lembra que está estabelecido em Barra do Garças e todo o Vale do Araguaia a mais de 22 anos, e que segue firme no propósito de informar, alertando a todos que jamais se curvará a investidas, lâminas rasteira, faknews e comportamentos não republicano por parte de alguns que tenta intimidar, ou manchar a sua boa reputação.
O que alguns políticos do Araguaia que se gabam como sendo um “bom samaritano” ou porta-vozes de Madre Tereza de Calcutá, uma figura histórica real e de controvérsias, precisam aprender; é que um veículo de comunicação sério, independente e sem atrelamento político, jamais irá se omitir em suas informações, e sempre estará em defesa da sociedade, da liberdade de expressão, da democracia, e do estado democrático de direito, sempre ouvindo o contraditório (o outro lado).
Segundo o prefeito, a obra deverá ser inaugurada somente em 12 de dezembro de 2025 ou se estender até fevereiro de 2026. Até lá é acostumar com o caos.
Enquanto os cães ladram e a banda passa, o Portal Notícia dos Municípios e agora, o Podcast Frente a Frente Com Araguaia, segue firme resistindo ao tempo e ameaças, assinando suas matérias e inovando cada vez mais na tecnologia digital, visando sempre apresentar sua linhagem editorial de forma independente coerente e imparcial com credibilidade na informação e respeitando quem pensa diferente, doravante; sem aceitar ser chamado de ‘pau mandado’ por submissão ou conchaves de politiqueiros ou favorecimentos financeiros, exatamente para não precisar blindar alguns que se acham o bom samaritano da política partidária.
A obra choveu de criticas mas redes socias das 3 cidades
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