Internacional

Encurralado dentro e fora do Brasil, Bolsonaro rasga elogios aos chineses

Publicados

Internacional

Na abertura da cúpula dos Brics, nesta quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro evitou qualquer crítica ao comunismo e aos chineses, rasgando elogios ao presidente Xi Jinping.

Isolado, sua intervenção contrasta com as mensagens que insiste em passar a seus aliados e à base bolsonarista. Os atos de 7 de setembro foram marcados, entre outras coisas, por cartazes apelando por uma “ação contra o comunismo”. Por meses, tanto Bolsonaro como seus ministros, filhos e assistentes usaram as redes sociais e eventos para atacar a China e qualquer referência às alas de esquerda.

Luis Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde, deixou claro que sempre que tentou se aproximar da China, era sabotado pelo Itamaraty, naquele momento comandado pelo admirador de Donald Trump, Ernesto Araújo.

Mas considerado como um pária no cenário internacional e sob pressão interna, a postura do presidente brasileiro foi radicalmente diferente ao tomar a palavra no palco internacional nesta quinta-feira.

Durante a abertura da cúpula, organizada pela Índia, ele optou por um tom de cooperação. Segundo Bolsonaro, a China foi “chave” para lidar com a pandemia no Brasil, fornecendo matéria-prima para  produção de vacinas no país.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Base iraquiana com presença de tropas dos EUA é atingida por 2 foguetes
Propaganda

Internacional

Max Russi representa Legislativo e assegura foco na ampliação de comércio internacional

O parlamentar participou da agenda de compromissos institucionais do governador Mauro Mendes e comitiva no país vizinho. Presidente do Parlamento crê na potencialização turística e econômica, a partir da ampliação das relações entre governos.

Publicados

em

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), acredita que uma relação mais próxima, entre o Governo do Estado e a Bolívia, possa potencializar o desenvolvimento turístico e econômico de Mato Grosso. Russi participou da agenda de compromissos institucionais do governador Mauro Mendes no país vizinho, no último fim de semana. Ele associou a participação do Parlamento no estreitamento das relações internacionais e assegurou foco do Legislativo na ampliação do comércio entre os países. “Contem com a Assembleia Legislativa para que a gente possa estreitar e fortalecer esse relacionamento”, complementou.

Na sexta-feira (17), a comitiva deu início ao cronograma de atividades em Santa Cruz de La Sierra, onde se reuniu com o governador do Departamento Luiz Fernando Camacho. Em solenidade, foi assinado um memorando, que vai possibilitar possíveis parcerias entre ambos os governos. Ainda durante a manhã, o deputado Max Russi acompanhou o governador em homenagem recebida do Honorável Acadêmico da Udabel – Universidade de Aquino.

No início da tarde, o grupo se reuniu com o prefeito Jhonny Fernandez Saucedo, para a assinatura de um Protocolo de Intenções, focado na atuação em áreas de saúde, segurança, educação, cultura, desenvolvimento humano e econômico.

Leia Também:  Incêndio atinge prédio do Instituto Serum, que fabrica vacinas contra Covid-19 na Índia, mas produção não é afetada

Outro compromisso foi o encontro como o gerente da Amaszonas by Nella, Geraldo Velasquez. A pauta, com o representante da companhia aérea foi a tratativa para o voo Cuiabá – Santa Cruz, já que a Nella é uma start-up brasileira, de baixo custo. Durante a noite, o deputado Max Russi também prestigiou, junto ao governador Mauro Mendes e autoridades, a 45ª Feira Internacional de Santa Cruz de La Sierra (Expocruz).

“Tivemos atividades e encontros importantes durante todo o dia e a oportunidade de reafirmar o compromisso do nosso Estado no fortalecimento do desenvolvimento. Acredito que esse trabalho, em conjunto com o governo boliviano, possa render bons frutos comerciais, tanto para quem vende, como também para o consumidor”, avaliou.

O fornecimento de Gás tem sido a principal pauta entre Brasil e Bolívia. Em 2019 o deputado Max Russi, na época primeiro –secretário da Assembleia Legislativa, participou, em Santa Cruz de La Sierra, da assinatura do contrato para o restabelecimento do fornecimento do gás boliviano. Ainda no primeiro semestre deste ano, o governador Mauro Mendes assinou um novo documento, para a assegurar o abastecimento às empresas do Distrito Industrial de Cuiabá.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

PAU E PROSA

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA