Internacional

Mauro Mendes vai mostrar potencial do agro mato-grossense ao público europeu

Em Portugal, governador ministra palestra sobre desafios do agro e da segurança alimentar

Publicados

Internacional

O governador Mauro Mendes viaja a Portugal, na próxima semana, para mostrar o potencial do agronegócio mato-grossense no XIII Fórum de Lisboa, em Portugal, evento que ocorre nos dias 2, 3 e 4 de julho.

Durante esse período de 30/6 a 4/7, o Governo de Mato Grosso ficará sob o comando do vice-governador Otaviano Pivetta.

Mauro vai palestrar no painel “Agronegócio e Segurança Alimentar: desafios para a cooperação”, ao lado do presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber; do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion; do Fundador da Markestrat, da DoutorAgro e da Harven Agribusiness School; Marcos Fava Neves; e do Presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, André Nassar.

O painel será moderado pela senadora Tereza Cristina, de Mato Grosso do Sul.

“Essa é mais uma oportunidade de mostrarmos ao mundo a pujança do nosso agronegócio e das grandes oportunidades de investimentos em Mato Grosso. Nosso estado é campeão em produção de alimentos com preservação ambiental, e essa mensagem precisa chegar em todos os cantos do planeta, já que os pilares da produção com preservação são fundamentais para ampliarmos nossas exportações”, relatou o governador.

Leia Também:  Qualquer ataque dos EUA terá 'consequências irreparáveis', diz líder supremo do Irã

O Fórum de Lisboa é promovido por meio de parceria entre o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), a Fundação Getúlio Vargas, por meio do Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento, e a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Neste ano, o tema central do fórum será “Mundo em Transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”. O evento irá promover debates sobre os impactos da era digital e da inteligência artificial na governança, políticas públicas e direitos fundamentais, explorando como o direito pode equilibrar inovação e desenvolvimento sustentável.

O fórum reunirá acadêmicos, juristas e autoridades governamentais, políticas e empresariais do Brasil, de Portugal e de outros países, bem como representantes da sociedade civil organizada.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Internacional

RELAÇÕES EXTERIORES- Com primeiro-ministro da China, Lula enfatiza excelente momento da relação bilateral

Representante da China afirma que o país asiático vai intensificar trâmites para reconhecer o Brasil como livre da gripe aviária e da febre aftosa sem vacinação

Publicados

em

O primeiro-ministro da China, Li Qiang, e o presidente Lula: projetos bilaterais na área de ciência e tecnologia, inteligência artificial, semicondutores e energias renováveis, e novos memorandos de entendimento. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma reunião de trabalho com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, na tarde deste sábado, 5 de julho, no contexto da 17ª Cúpula do BRICS.
O encontro ocorreu dois meses após a visita de Estado do presidente Lula a Pequim, onde foram assinados mais de 30 acordos. Os dois líderes destacaram o excelente momento das relações bilaterais e passaram em revista a implementação das sinergias entre os projetos nacionais de desenvolvimento.
Destacaram a intensificação de projetos bilaterais na área de ciência e tecnologia, inteligência artificial, semicondutores e energias renováveis. Reconheceram, ainda, o estreitamento da cooperação entre estaleiros chineses e brasileiros.
AGRO – Na pauta de comércio agrícola, a parte chinesa se comprometeu a intensificar os trâmites para reconhecimento do Brasil como livre da gripe aviária e livre de febre aftosa sem vacinação. Também deverá analisar proposta brasileira de regionalização dos certificados de origem animal brasileiros. O Brasil enfatizou interesse em ampliar a cooperação técnica em agricultura e pecuária e telecomunicações.
MULTILATERALISMO – O presidente Lula e o primeiro-ministro Li Qiang reafirmaram o compromisso com o multilateralismo e com a paz. Concordaram a respeito do papel do BRICS na defesa dos regimes multilaterais de comércio e de clima.
COP 30 – Ao reafirmar o princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas, Brasil e China reiteraram a necessidade de aumentar a ambição climática em preparação para a COP-30 em Belém. Nesse contexto, o Brasil solicitou apoio da China para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) na COP 30, com a finalidade de remunerar os serviços ecossistêmicos prestados por esse bioma.
MEMORANDOS – Durante a reunião foram assinados o Memorando de Entendimento sobre Cooperação Estratégica Financeira e o Memorando de Entendimento sobre o Estabelecimento do Centro China-Brasil em Aplicação em Inteligência Artificial. Também foram anunciadas a conclusão das negociações do Protocolo Adicional para desenvolvimento Conjunto do Satélite Geoestacionário Metereológico CBERS-5 e do Memorando de Entendimento sobre a Segunda Fase da Sinergia entre os Programas Nacionais de Desenvolvimento.

Leia Também:  Alemanha lidera resistência às tarifas de Trump: 'Não cederemos'

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA