Internacional
Qualquer ataque dos EUA terá ‘consequências irreparáveis’, diz líder supremo do Irã
Aiatolá Ali Khamenei prometeu resposta em caso de agressão americana e fez novas ameaças contra Israel em pronunciamento televisionado nesta quarta (18). Conflito direto entre os dois países entra no 6º dia com novos bombardeio e possibilidade de entrada dos EUA no conflito.
Internacional

O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta quarta-feira (18) que qualquer ataque direto dos Estados Unidos ao país terá “consequências sérias e irreparáveis” para os americanos e prometeu uma resposta caso seja alvo de bombardeios.
Em pronunciamento na TV estatal iraniana, Khamenei disse também que o Irã nunca se renderá. Esta foi uma resposta direta às ameaças feitas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, que na terça-feira (17) exigiu uma “rendição incondicional” do Irã no conflito com Israel.
Na segunda-feira, Trump abandonou antecipadamente a reunião do G7 para voltar a Washington e “resolver assuntos muito importantes”. Nas horas seguintes, a Casa Branca subiu o tom sobre o conflito. Em uma rede social, ele usou a palavra “nós”, em provável referência à aliança com Israel, ao afirmar que já tinha “o controle do céu do Irã”.
Trump considera um ataque direto em território iraniano que pode acontecer a qualquer momento, o que, segundo especialistas, teria implicações globais. O Irã já ameaçou atacar bases americanas no Oriente Médio em caso de agressão americana.
Ainda se referindo às falas de Trump, Khamenei disse também que “aqueles que conhecem a história do Irã sabem que os iranianos não respondem bem à linguagem da ameaça”.
⚫ O conflito direto entre Irã e Israel, com dezenas de ataques aéreos, entrou em seu sexto dia nesta quarta. Desde sexta-feira (13), bombardeios cruzados deixaram mais de 240 mortos e milhares de feridos nos dois países, segundo balanços oficiais divulgados pelos países. Instituições independentes indicam que o número de mortos pode ser maior
Natuza Nery entrevista Fernando Brancoli, professor de Segurança Internacional e de Geopolítica da UFRJ, para explicar o que quer Donald Trump com esse vaivém e quais são os objetivos americanos no conflito.

Internacional
RELAÇÕES EXTERIORES- Com primeiro-ministro da China, Lula enfatiza excelente momento da relação bilateral
Representante da China afirma que o país asiático vai intensificar trâmites para reconhecer o Brasil como livre da gripe aviária e da febre aftosa sem vacinação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma reunião de trabalho com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, na tarde deste sábado, 5 de julho, no contexto da 17ª Cúpula do BRICS.
O encontro ocorreu dois meses após a visita de Estado do presidente Lula a Pequim, onde foram assinados mais de 30 acordos. Os dois líderes destacaram o excelente momento das relações bilaterais e passaram em revista a implementação das sinergias entre os projetos nacionais de desenvolvimento.
Destacaram a intensificação de projetos bilaterais na área de ciência e tecnologia, inteligência artificial, semicondutores e energias renováveis. Reconheceram, ainda, o estreitamento da cooperação entre estaleiros chineses e brasileiros.
AGRO – Na pauta de comércio agrícola, a parte chinesa se comprometeu a intensificar os trâmites para reconhecimento do Brasil como livre da gripe aviária e livre de febre aftosa sem vacinação. Também deverá analisar proposta brasileira de regionalização dos certificados de origem animal brasileiros. O Brasil enfatizou interesse em ampliar a cooperação técnica em agricultura e pecuária e telecomunicações.
MULTILATERALISMO – O presidente Lula e o primeiro-ministro Li Qiang reafirmaram o compromisso com o multilateralismo e com a paz. Concordaram a respeito do papel do BRICS na defesa dos regimes multilaterais de comércio e de clima.
COP 30 – Ao reafirmar o princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas, Brasil e China reiteraram a necessidade de aumentar a ambição climática em preparação para a COP-30 em Belém. Nesse contexto, o Brasil solicitou apoio da China para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) na COP 30, com a finalidade de remunerar os serviços ecossistêmicos prestados por esse bioma.
MEMORANDOS – Durante a reunião foram assinados o Memorando de Entendimento sobre Cooperação Estratégica Financeira e o Memorando de Entendimento sobre o Estabelecimento do Centro China-Brasil em Aplicação em Inteligência Artificial. Também foram anunciadas a conclusão das negociações do Protocolo Adicional para desenvolvimento Conjunto do Satélite Geoestacionário Metereológico CBERS-5 e do Memorando de Entendimento sobre a Segunda Fase da Sinergia entre os Programas Nacionais de Desenvolvimento.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
-
Saúde5 dias atrás
MAIS MÉDICOS-MT recebe 89 novos profissionais do Mais Médicos para reforçar o atendimento em áreas vulneráveis e territórios indígenas
-
Política6 dias atrás
“TCE vê fraude e superfaturamento e suspende pregão de R$ 109 milhões em MT”:
-
Saúde5 dias atrás
MERCADO IMOBILIÁRIO-Movimentação financeira surpreende em 2025 e setor quebra recorde no segundo trimestre em Cuiabá
-
Jurídico2 dias atrás
GESTÃO EMPAREDADA- Sindicato dos Servidores Públicos do São José do Xingu coloca prefeito “contra a parede” em defesa dos direitos da categoria
-
Agronegócio6 dias atrás
Destaque global na produção de carne bovina, MT se estabelece como referência em proteína de alta qualidade
-
Economia1 dia atrás
PC recupera jato de produtor de MT vendido a “empresário ostentação” do RS
-
Policial4 dias atrás
Dupla em moto executa mulher com 10 tiros em cidade de MT
-
Saúde4 dias atrás
Prefeitura de Barra do Garças realiza mutirão de cirurgias ortopédicas nesta sexta (11) e sábado (12)