Meio Ambiente

Pelo menos 100 cidades de MT estão em alerta para tempestade no fim de semana

Publicados

Meio Ambiente

As chuvas intensas serão marcantes neste fim de semana em Mato Grosso. Há alerta de tempestades para 100 cidades, com vendaval e muita água caindo do céu. Por causa das chuvas, o calor dá uma ligeira amenizada.

Em Cuiabá, esta sexta-feira (12) será de céu nublado e pancadas de chuva o dia inteiro. Até domingo (14), as chances de chuva chegam aos 80% e os termômetros marcam entre 22º C e 31º C.

Em Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) a previsão é bem parecida com a da Capital. Chuvas intensas de sexta até domingo, com temperaturas entre 20º C e 30º C.

Em Sinop (500 km ao norte), os moradores terão fortes chuvas, com direito a raios, de sexta até domingo. Por lá a previsão é de temperatura mínima de 22º C e máxima de 32º C. Porém, no domingo o clima fica mais ameno, com máxima de 29º C.

Também com 80% de chances de chuvas neste fim de semana está Cáceres (225 km a oeste), que terá mínima de 22º C e máxima de 33º C.

Leia Também:  CPTEC emite alerta para 57 municípios com risco de vendaval, raios e chuvas intensas em MT

Confira as cidades com alerta de temporal para este fim de semana

– Água Boa
– Alta Floresta
– Alto Araguaia
– Alto Boa Vista
– Alto Garças
– Alto Paraguai
– Alto Taquari
– Apiacás
– Araguaiana
– Araguainha
– Arenápolis
– Aripuanã
– Barra do Garças
– Bom Jesus do Araguaia
– Brasnorte
– Campinápolis
– Campo Verde
– Canabrava do Norte
– Canarana
– Carlinda
– Castanheira
– Chapada dos Guimarães
– Cláudia
– Cocalinho
– Colíder
– Colniza
– Confresa
– Cotriguaçu
– Diamantino
– Dom Aquino
– Feliz Natal
– Gaúcha do Norte
– General Carneiro
– Guarantã do Norte
– Guiratinga
– Ipiranga do Norte
– Itanhangá
– Itaúba
– Jaciara
– Juara
– Juína
– Juruena
– Juscimeira
– Lucas do Rio Verde
– Luciara
– Marcelândia
– Matupá
– Nobres
– Nortelândia
– Nova Bandeirantes
– Nova Brasilândia
– Nova Canaã do Norte
– Nova Guarita
– Nova Maringá
– Nova Monte Verde
– Nova Mutum
– Nova Nazaré
– Nova Santa Helena
– Nova Ubiratã
– Nova Xavantina
– Novo Horizonte do Norte
– Novo Mundo
– Novo Santo Antônio
– Novo São Joaquim
– Paranaíta
– Paranatinga
– Peixoto de Azevedo
– Planalto da Serra
– Pontal do Araguaia
– Ponte Branca
– Porto Alegre do Norte
– Porto dos Gaúchos
– Poxoréo
– Primavera do Leste
– Querência
– Ribeirão Cascalheira
– Ribeirãozinho
– Rondonópolis
– Rosário Oeste
– Santa Carmem
– Santa Cruz do Xingu
– Santa Rita do Trivelato
– Santa Terezinha
– Santo Antônio do Leste
– São Félix do Araguaia
– São José do Povo
– São José do Rio Claro
– São José do Xingu
– São Pedro da Cipa
– Serra Nova Dourada
– Sinop
– Sorriso
– Tabaporã
– Tapurah
– Terra Nova do Norte
– Tesouro
– Torixoréu
– União do Sul
– Vera
– Vila Rica

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Meio Ambiente

TODOS PELO ARAGUAIA- Primeira etapa de programa Sema irá recuperar 212 hec de áreas de conservação e parques

Programa é a maior iniciativa de revitalização de bacias hidrográficas em execução no mundo

Publicados

em

O primeiro lote de ações do programa “Todos pelo Araguaia” – reconhecido como a maior iniciativa global em andamento para a revitalização de bacias hidrográficas – lançado em Barra do Garças, a 511 km de Cuiabá, nesta semana, irá restaurar 212 hectares em áreas de conservação e parques urbanos, Mato Grosso. Essa área corresponde à extensão de cerca de 300 campos de futebol.

Prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, e a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti – Foto:  Escritório Todos pelo Araguaia

O prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, ressaltou a importância da recuperação da Bacia do Rio Araguaia, que percorre os estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Pará, e enfatizou seu caráter nacional. Ele elogiou o engajamento da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e a colaboração com o setor privado para desenvolver um projeto dessa magnitude para o Cerrado.

“É a primeira vez na história do Estado de Mato Grosso que o produtor rural é tratado com respeito e é chamado para participar das discussões do projeto. Tenho certeza que esse acolhimento fará com que, junto com o Governo de Mato Grosso, essa ação seja um sucesso”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

Leia Também:  Prefeita de São Félix do Araguaia defende projeto que combate pesca predatória: “auxilia na preservação”

A iniciativa já conta com a adesão de 84 produtores rurais que, ao se integrarem ao programa, contribuem para a restauração de suas propriedades com custos reduzidos, sendo reconhecidos como defensores da sustentabilidade e conservação ambiental.

A recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Araguaia, que ocupa 36% do território de Mato Grosso e contribui significativamente para o PIB nacional, vai começar com 60 hectares,  sendo 50 na Unidade de Conservação Parque Estadual da Serra Azul e 10 em um parque urbano, com apoio da empresa Rumo S/A.

Lançamento de ações do programa “Todos pelo Araguaia – Produzindo água. Gerando vida!” em Barra do Garças – Foto:  Escritório Todos pelo Araguaia

Iniciado em 2019, o programa “Todos pelo Araguaia” nasceu do programa “Juntos Pelo Araguaia”, lançado em conjunto com o Goveeno de Goiás, focado na revitalização da bacia hidrográfica do Rio Araguaia. A primeira etapa do programa atua em 16 municípios de Goiás e 12 de Mato Grosso, com projetos voltados para a recomposição florestal, conservação do solo e da água, além do enfrentamento às mudanças climáticas.

Leia Também:  "Guerra" entre facções mata principalmente jovens e adolescentes

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, pontuou que o programa em Mato Grosso adquiriu novas características, alinhando-se a outras iniciativas ambientais do estado, porém mantendo seu objetivo primordial de restaurar a bacia hidrográfica em ambos os estados, unindo conservação e desenvolvimento.

“O programa ganha novos contornos em Mato Grosso, considerando as especificidades de um Estado que compõe a Amazônia Legal e integra iniciativas como o Programa REM MT e PCI – Produzir, Conservar e Incluir. Entretanto, manterá a filosofia e o propósito de origem que é restaurar a Bacia Hidrográfica em ambos os estados. As ações continuarão se somando, levando solução para o campo, unindo conservação e desenvolvimento”, destacou Mauren.

Para mais informações sobre como participar ou investir no programa “Todos pelo Araguaia”, acesse www.juntospeloaraguaia.org.br.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA