Política

Agenda de Lula em MT terá visita a Cacique Raoni e mais lideranças indígenas

Publicados

Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou visita ao Cacique Raoni Metuktire na próxima sexta-feira (4). O encontro ocorrerá na Aldeia Piaraçu, localizada na Terra Indígena Capoto-Jarina, em Mato Grosso, e contará também com a participação de outras lideranças indígenas da bacia do Rio Xingu.

A reunião ocorre em meio a debates sobre a exploração de petróleo na margem equatorial, região próxima à costa amazônica. Na semana passada, Raoni afirmou que pedirá a Lula que o governo desista do projeto, que tem sido alvo de críticas de ambientalistas devido a possíveis impactos ambientais na floresta amazônica. O líder kayapó também pretende reforçar a necessidade de avanço na demarcação de terras indígenas, compromisso assumido pelo presidente durante sua posse em 2023.

“Já estou informado sobre isso e terei a oportunidade de me sentar com Lula para falar sobre o assunto. Pedirei a ele que não incentive esse projeto de exploração de petróleo na Amazônia. Há cada vez mais desmatamento, contaminação dos rios, épocas de chuvas que provocam enchentes e matam as plantas que dão alimentos. Todos nós somos cada vez mais afetados pelas mudanças climáticas”, declarou Raoni à Agence France-Presse (AFP), em entrevista concedida na língua kayapó e traduzida por um intérprete.

Leia Também:  Manifestantes protestam contra propostas de Bolsonaro para a área ambiental

O projeto de exploração na margem equatorial é defendido por setores da indústria energética como uma alternativa para o crescimento econômico do país. No entanto, enfrenta resistência de organizações socioambientais e comunidades indígenas, que alertam para os riscos ambientais da iniciativa. A decisão sobre a viabilidade do projeto cabe ao governo federal.

Raoni, que se tornou uma das principais lideranças indígenas do Brasil, tem cerca de 90 anos e atualmente vive em Peixoto de Azevedo (MT) para tratamento de saúde, embora sua residência tradicional seja na aldeia Metuktire, às margens do Rio Xingu. Em entrevista à Folha de S.Paulo, o líder kayapó já havia manifestado expectativa pela visita de Lula no início de abril, antes da confirmação oficial da data pelo governo.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Deputado Julio Campos propõe criação da Camara Setorial Temática da Agricultura Familiar

Publicados

em

O deputado Júlio Campos apresentou requerimento em sessão plenária propondo a criação de uma Câmara Setorial Temática com objetivo de discutir a agricultura familiar em Mato Grosso. A importância desse modelo para a segurança alimentar e os desafios da relação entre campo e cidade estão entre os temas a serem aprofundados.

Dá uma conferida na reportagem da TVAL 📺

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  MPF tenta anular manobra de empresa que derrubou criação de parque em MT
Continue lendo

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA