Política
GENERAL CARNEIRO- “Nova Câmara” de vereadores muda comando, forma parceria, aproxima da população e contribui com o desenvolvimento do município
A nova mesa diretora da Câmara Municipal de General Carneiro, eleita para o biênio 2023/2024 sob o comando do presidente Janderson Lauro Pereira de Lacerda, e que tomou posse em 03/01/2023 está de cara nova, mudou sua configuração política de gestão com transparência e determinação, está avançando em conquistas, superando desafios, resgatando credibilidade perante sua população e mostrando a que veio.
Política
Um dos primeiros atos da mesa diretora foi suspender todos os gastos do legislativo por 120 dias para promover economia “respirar aliviada” e se fortalecer para implantar um novo sistema de gestão com mais agilidade, determinação e transparência, com objetivo de honrar todos os compromissos do legislativo, principalmente com encargos sociais, fornecedores e despesas de pessoal.
Entre as principais pautas e prioridades da nova gestão legislativa está a atualização e pagamento de todos os encargos sociais e dívidas pendentes que estava causando constrangimento e colocando o legislativo em descrédito perante a sociedade, e devido à falta de compromissos aos últimos acontecimentos negativos e criminoso envolvendo um ex-vereador que tomou repercussão nacional.
“Estivemos passando por alguns momentos difíceis mas acredito que o pior já passou, estamos superando todos os desafios e virando essa página, agora é hora de juntarmos forças erguer a cabeça e seguir em frente, trabalhando com mais determinação no cumprimento das nossas obrigações de vereador e honrando os compromissos que todos nós fizemos com nossos eleitores através das urnas”. Desabafou o novo presidente Janderson Lauro.
Uma das principais bandeiras da nova mesa gestora formada pelos vereadores, Janderson Lauro, Ademilson Vicente, Braulio Lelis, Divino Santana é trabalhar diuturnamente para resgatar a credibilidade do legislativo perante o eleitorado, promover a democracia, valorizar todos os vereador e formar parcerias sólidas com o executivo que resultem em mais desenvolvimento para o município e o bem estar da sua população.
Com a composição da nova mesa diretora do legislativo, acredita-se que mudou a configuração política local com mais responsabilidade, a casa de leis está sendo reorganizando para reaproximar definitivamente o parlamento da sociedade, promover a democracia, a contenção de despesas desnecessárias, criar leis, fiscalizar os gastos públicos e aprovar projetos importantes que vão de encontro aos anseios da sua população.

Câmara Municipal de General Carneiro, de “Casa dos Horrores” a Casa do povo.
NOVAS AÇÕES
Em parceria com o executivo, a Câmara Municipal vai abrir mão do prédio próprio do parlamento para ceder toda a estrutura para a instalação da agência do Banco Sicoob na cidade, em regime de comodato, para que aquela instituição financeira se estabeleça em General Carneiro.
A implantação de um banco na cidade sempre foi um sonho da população local, do Distrito de Paredão Grande, assentamentos e comunidades indígenas da região, principalmente dos comerciantes, funcionários públicos e classe produtora de todo o município.
“Com a agência do Sicoob Araguaia estabelecida em General Carneiro, a população não terá mais que se deslocar para Barra do Garças (Distante 64 Km) para realizar transações bancárias que necessariamente precisam ser presenciais, e ainda passarão a ter linha de crédito e financiamento disponível para aqueles que precisam produzir ou montar ou abrir seu próprio negócio”. Pontuou o prefeito Marcelo Aquino, ao agradecer os vereadores pelo apoio.
NOVO ENDEREÇO
Graças à parceria firmada entre legislativo e executivo municipal, o empenho do prefeito Marcelo Aquino e de todos os vereadores, para que a Câmara tivesse um local mais espaçoso para desempenhar seus trabalhos e ao mesmo tempo atender a população com uma agência bancária.
A nova sede do legislativo estará funcionando em novo endereço no máximo até dezembro deste ano, na antiga Creche Julia Aquino, na rua Rachid J. Mamed, ao lado do Hospital Municipal.
Tanto o prédio atual da Câmara como o novo local de funcionamento passarão por uma ampla reforma. Na sede atual o próprio banco irá realizar a reforma com instalação de cofre, sistema de segurança, elevador e adequação para portadores de necessidades especiais.
Já a nova sede do legislativo contará com ampliação e adequação em toda estrutura de alvenaria, terá estacionamento próprio, salas para os vereadores desempenharem suas atividades parlamentar, amplo auditório e plenário, sala para reuniões de comissões, fachada moderna, melhorias e ampliação nas redes elétricas e hidráulicas.
O objetivo da mesa diretora é procurar administrar a Câmara Municipal com ousadia, transparência e responsabilidade e oferecer todas as condições necessárias para que todos os vereadores desempenhem suas atividades e contribuam para garantir mais melhorias para General Carneiro.
A Câmara Municipal de General Carneiro é composta pelos seguintes vereadores:
MESA DIRETORA
Janderson Lauro (Presidente)
Admilson Vicente “Zói” (Vice-presidente)
Bráulio Lelis Junior (1º Secretário)
Divino Santana (2º Secretário)
DEMAIS VEREADORES
Felix Henrik
Laerte Junior
Sanis Castanon
Sinderlei (Bororo)
José Mauro.
Política
Deputado federal Coronel Assis amarga lanterna em resultado de pesquisa realizada pelo IDOC
Muitas críticas ao governo federal e pouco trabalho entregue, Assis pode ficar de fora da reeleição. Vírgínia Mendes e Fábio Gárcia são os favoritos
O bolsonarista raiz deputado federal coronel Assis (UB), com base eleitoral em Cuiabá e Várzea Grande, que se elegeu deputado pelo quociente eleitoral em 2022, enfrenta queda de popularidade e risco de não reeleição em 2026. A falta de entregas concretas e o distanciamento das pautas locais têm contribuído para o enfraquecimento de seu apoio político.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto IDOC, divulgada pelo portal O Documento, mostra o coronel Assis na lanterna, na décima primeira posição, com 0,5%, atrás de Vírgínia Mendes, Fábio Gárcia e Gisela Simona do mesmo partido.


O deputado é crítico fervoroso do governo federal, com o mesmo discurso durante quase três anos de mandato, tem colecionado atrasos em suas emendas parlamentares, assim, não sendo possível atender suas bases, deixando a população sem os serviços básicos necessários prometidos durante a campanha.
Ainda segundo fontes, Assis teria perdido um dos seus padrinhos políticos, perdendo força em Várzea Grande.
O resultado já é o reflexo do abandono e promessas não cumpridas, onde a população já começa a enxergar e cobrar a fatura.
Metodologia
O Instituto IDOC ouviu 600 pessoas de forma presencial entre os dias 11, 12, 13, 14 e 15 de outubro nas cinco regiões da Capital. A pesquisa tem margem de erro de 4% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
-
Economia6 dias atrásJudiciário e Prefeitura de General Carneiro formam parceria para 1º Mutirão Fiscal do município
-
Política5 dias atrásCPMI do INSS: investigado pela PF se cala sobre doação a ex-ministro
-
Cidades6 dias atrásVice denuncia igreja por verba de mansão de pastor; IBN reage
-
Cidades6 dias atrásTCE propõe consórcios para acabar com lixões em MT: ‘cada real investido em lixo economiza nove em saúde’, diz Sérgio Ricardo
-
Saúde6 dias atrásCanetas emagrecedoras podem gerar impactos na coluna e nas articulações
-
Política4 dias atrásBiometria regularizada: mutirão chega em aldeia no Parque Indígena do Xingu (MT) nesta sexta-feira (24)
-
Jurídico4 dias atrásVAGA DO QUINTO DA OAB/MT- PF aponta para vínculo dos advogados Ricardo Almeida e Rodrigo Vechiatto com Andreson Gonçalves e Zampieri
-
Infratrutura2 dias atrásCONTORNO DA “PIRRAÇA”- Sob duras críticas, prefeito Adelcino insiste em construir rotatória ao seu modo na entrada de Pontal do Araguaia

