Política
Operações podem anular eleição para prefeito em cidade de MT
Ações apuram vídeo vazado e compra de votos
Política

Duas operações da Polícia Federal podem levar à anulação das eleições municipais em Brasnorte (a 580 km de Cuiabá). A primeira envolve o transporte de mais de 100 eleitores indígenas da etnia Enawene Nawe, que teriam sido aliciados para influenciar o resultado das urnas. A segunda é a Operação Fallere, que investiga um esquema de vazamento de um vídeo íntimo do delegado e candidato a prefeito da cidade, Eric Fantin (PL).
A sigla solicitou habilitação como terceiro interessado para acompanhar as investigações do Ministério Público Federal (MPF). O presidente estadual do PL, Ananias Martins, afirmou que o partido está acompanhando a situação e dará apoio ao filiado. “Nós vamos apoiar os nossos membros. E se ficar provado que foi uma armação, vamos estar com o delegado caso ocorra uma nova eleição”, disse Ananias.
Nas investigações, a Polícia Federal apura a transferência dos eleitores indígenas para Brasnorte, com a suspeita de que um grupo político teria facilitado a mudança de títulos eleitorais para que esses indígenas votassem em determinados candidatos a vereador e no candidato a prefeito Edelo Marcelo Ferrari (União), que foi reeleito. Dois servidores da prefeitura foram alvos, sendo João Gomes e Rogério.
Na Operação Fallere, deflagrada na última sexta-feira (8), a PF investiga o presidente municipal do MDB, Alessandro Rogério Aguiar, conhecido como “Pelúcia”, e o vereador Reginaldo Martins Ribeiro, o “Carrerinha” (MDB), por suspeita de financiarem e divulgarem o vídeo íntimo do delegado Eric. Ambos foram alvos de mandados de busca e apreensão.
A apuração revela que Douglas Henrique Santos Porto, assessor do prefeito reeleito, também é investigado por supostamente ter contratado uma profissional do sexo para o esquema. Renata Simões, ex-namorada de Porto, também foi alvo de busca e apreensão. Na casa de Alessandro Aguiar, a PF encontrou R$ 100 mil em espécie, uma arma de fogo, celulares e munição. Aguiar foi preso, pagou fiança de R$ 14 mil e foi liberado no mesmo dia.

Política
Deputado Julio Campos propõe criação da Camara Setorial Temática da Agricultura Familiar

O deputado Júlio Campos apresentou requerimento em sessão plenária propondo a criação de uma Câmara Setorial Temática com objetivo de discutir a agricultura familiar em Mato Grosso. A importância desse modelo para a segurança alimentar e os desafios da relação entre campo e cidade estão entre os temas a serem aprofundados.
Dá uma conferida na reportagem da TVAL 📺
-
Jurídico6 dias atrás
MPF apura possíveis irregularidades na obra de aldeia visitada por Angelina Jolie em São José do Xingu
-
Religião5 dias atrás
Veja quem são os brasileiros que podem participar do Conclave
-
Religião5 dias atrás
Única irmã ainda viva de Papa Francisco enfrenta problemas de saúde e vive sob os cuidados de freiras em Buenos Aires
-
Esportes7 dias atrás
Mulher se desespera com dívidas no “Tigrinho” e se mata em Cuiabá
-
Religião6 dias atrás
Como foi o último dia do papa Francisco: reunião com vice de Trump e aparição pública
-
Agronegócio5 dias atrás
Querência: Chuvas animam produtores com expectativa de 110 sacas/ha no Milho e 64 Sacas/ha na Soja
-
Policial5 dias atrás
Mulher tem parte da orelha arrancada pelo marido durante briga por ciúmes em MT
-
Policial5 dias atrás
TJ confisca casa em condomínio de luxo “vendida” pelo CV por 20% do valor