Religião
SER FAMÍLIA FÉ E VIDA – Primeira-dama de MT convida população para assistir espetáculo da Paixão de Cristo na Arena Pantanal
Evento do Governo de Mato Grosso que será gratuito, começa nesta terça-feira (15) e segue até domingo (20)
Religião

O Governo de Mato Grosso, por meio do programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, lança nesta terça-feira (15.4), às 19 horas, o espetáculo Auto da Paixão de Cristo 2025, no Setor Oeste da Arena Pantanal. O evento é gratuito e segue até o dia 20 de abril, domingo de Páscoa.
Na sexta-feira (18.4), serão realizadas duas sessões, às 18h30 e às 21h. Nos demais dias, o espetáculo inicia às 19h.
Inspirado nos últimos momentos de Jesus na Terra, o espetáculo contará com mais de 130 atores, com Kayky Brito representando Jesus Cristo.
Para a primeira-dama, o Auto da Paixão de Cristo busca fortalecer a fé. “Estamos na Semana Santa, e poder entregar à população um evento como esse é emocionante. Como cristã, acredito que nossa fé requer renovação constante. Poder celebrar a Paixão de Cristo, relembrando os últimos dias de Jesus na Terra, irá fortalecer a fé e nos fazer refletir um pouco mais sobre nossas atitudes e o quanto Jesus nos amou a ponto de morrer por nós. Esse é um evento para toda a família. Contamos com a participação de toda a população”, convidou Virginia Mendes.
Kayky Brito também fez um convite especial a toda a população: “Convido todos vocês a vir ver a Paixão de Cristo. Deus é bom o tempo todo”.
A programação também contará com o Mutirão da Cidadania, realizado todos os dias, das 14h às 18h, com diversos serviços gratuitos, como emissão e 2ª via de documentos, além de orientações ao público. Também haverá atendimento psicológico voltado à promoção de direitos, preservação e fortalecimento de vínculos familiares, além de orientações sobre o programa SER Família.
Horários
Abertura: terça-feira (15), às 19h
Quarta-feira (16), às 19h
Quinta-feira (17), às 19h
Ssexta-feira(18), às 18h30 e às 21h
Sábado (19), às 19h
Domingo(20), às 19h

Religião
Provável substituto do Papa Francisco está definido. Veja quem é!

A morte do Papa Francisco, aos 88 anos, encerra um papado histórico de mais de 12 anos e marca o início do processo para a escolha do novo líder da Igreja Católica. A comoção global rapidamente deu lugar às discussões sobre o conclave, que deve ser realizado nas próximas semanas na Capela Sistina, reunindo 135 cardeais eleitores com menos de 80 anos.
Entre os nomes mais cotados, o cardeal Peter Turkson, de 76 anos, natural de Gana, se destaca. Caso seja eleito, Turkson será o primeiro papa negro da história moderna da Igreja. Sua trajetória é marcada pela atuação em causas sociais e ambientais, além de sua liderança no Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, órgão criado por Francisco para lidar com temas como pobreza, ecologia e migrações.
Peter Turkson desponta como favorito
Com um perfil progressista e diplomático, Turkson já foi enviado como representante da Santa Sé em missões de paz, como no Sudão do Sul, e é reconhecido por sua postura firme em defesa da justiça social, ao mesmo tempo em que mantém alinhamento com as doutrinas tradicionais da Igreja em temas como o sacerdócio e o matrimônio. Seu nome simboliza uma possível continuidade da linha reformista de Francisco, com um olhar mais global e menos eurocêntrico.
Francisco nomeou 108 dos 135 cardeais eleitores, ampliando a representação de países em desenvolvimento e regiões onde o catolicismo cresce mais rapidamente, como África e Ásia. A Europa, que em 2013 detinha 52% dos votos, agora representa cerca de 39% do colégio eleitoral. A nova configuração aumenta as chances de que o próximo papa não seja europeu — o que favorece nomes como Turkson, o filipino Luis Antonio Tagle e o italiano Matteo Zuppi.
Outros nomes em destaque
Além de Turkson, figuram entre os possíveis sucessores:
- Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, conhecido por sua atuação diplomática;
- Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha, com forte atuação em mediações e justiça social;
- Luis Antonio Tagle, das Filipinas, próximo do pensamento de Francisco e figura carismática na Ásia;
- Péter Erdő, da Hungria, representante do segmento mais conservador da Igreja;
- Raymond Leo Burke, dos EUA, crítico das reformas recentes no Vaticano.
Com a Santa Sé sob responsabilidade do camerlengo Kevin Farrell, o conclave deve ser convocado em até 20 dias. O ritual, envolto em segredo e tradição, definirá não apenas o sucessor de Francisco, mas o futuro imediato da Igreja Católica.
-
Jurídico6 dias atrás
MPF apura possíveis irregularidades na obra de aldeia visitada por Angelina Jolie em São José do Xingu
-
Religião5 dias atrás
Veja quem são os brasileiros que podem participar do Conclave
-
Religião5 dias atrás
Única irmã ainda viva de Papa Francisco enfrenta problemas de saúde e vive sob os cuidados de freiras em Buenos Aires
-
Esportes7 dias atrás
Mulher se desespera com dívidas no “Tigrinho” e se mata em Cuiabá
-
Religião6 dias atrás
Como foi o último dia do papa Francisco: reunião com vice de Trump e aparição pública
-
Agronegócio5 dias atrás
Querência: Chuvas animam produtores com expectativa de 110 sacas/ha no Milho e 64 Sacas/ha na Soja
-
Policial5 dias atrás
Mulher tem parte da orelha arrancada pelo marido durante briga por ciúmes em MT
-
Policial5 dias atrás
TJ confisca casa em condomínio de luxo “vendida” pelo CV por 20% do valor