BARRA DO GARÇAS

Saúde

Banco de Sangue busca doadores para reforçar estoques em Barra do Garças

Publicados

Saúde

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Barra do Garças (Banco de Sangue), está buscando doadores para reforçar seu estoque. A finalidade é coletar qualquer tipagem sanguínea para atingir a meta recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e auxiliar pessoas que precisam de transfusões.
Para estimular a doação, a unidade tem realizado campanhas e parcerias com instituições públicas e privadas com o objetivo de conscientizar a sociedade da importância de ser um doador. Em novembro do ano passado, o Banco de Sangue se mobilizou com uma série de eventos, cujo resultado foi satisfatório, contudo, a reposição do estoque é contínua.

Segundo a coordenadora da unidade, Nilvacy Rodrigues, os estoques em Barra do Garças estão baixos e qualquer ato voluntário será de extrema importância para salvar vidas. Ela entende que é preciso redobrar os esforços para sensibilizar a sociedade a doar sangue.

“Com a aproximação do carnaval, uma época de festa e intensa movimentação na cidade, precisamos nos preparar para possíveis ocorrências que venham a necessitar de reposição de sangue. Diante disso, pedimos a colaboração da população para nos auxiliar. Basta se deslocar a unidade. Fazemos todo o acompanhamento”, destaca a coordenadora.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR SANGUE

Ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias (a legislação foi alterada e desde 13/06/2011 menores de 16 e 17 anos podem doar em nossa Sede, se estiverem acompanhados pelos pais e autorizados pelos mesmos. Maiores de 60 devem ter efetuado uma doação antes disso)
Peso igual ou superior a 51kg;
Estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos antes da doação (NUNCA DOE SANGUE EM JEJUM);
Ter dormido bem na noite anterior (4h de sono no mínimo);
Ter em mãos um documento oficial com foto.

Leia Também:  Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso alerta para uso da Ivermectina

DOAR SANGUE É SEGURO

Todo material utilizado na coleta é descartável;
Ao doar sangue, você será orientado (a) e acompanhado (a) por profissionais de saúde capacitados e experientes.

IMPORTANTE SABER AO DOAR SANGUE

Não faz mal à saúde;
Não afina nem engrossa o sangue;
Não engorda nem emagrece;
Não vicia – O organismo só repõe (e rapidamente, de 2 a 3 dias) a quantidade de sangue doada, não fabricando a mais nem a menos do que o ser humano necessita É MITO QUE QUEM DOAR UMA VEZ TERÁ QUEDOAR PARA SEMPRE. AS PESSOAS CONTINUAM DOANDO APENAS SE CONTINUAR SENDO A VONTADE DELAS;
Tem que estar 12 horas sem ingerir bebida alcoólica;
Caso seja usuário de maconha, é IMPRESCINDÍVEL aguardar 12 horas após o consumo, assim como álcool;
Fumantes podem doar normalmente, mas devem permanecer sem cigarro 02 horas APÓS A DOAÇÃO;
É importante não praticar exercícios físicos no dia da doação (nem antes nem depois).

EXAMES REALIZADOS AO DOAR SANGUE

Tipo sanguíneo e fator RH;
Hepatites B e C;
HIV;
Sífilis;
Doença de Chagas;
HTLV I e II;
Eletroforese de Hemoglobina.
Os doadores devem vir buscar o resultado pessoalmente e com documento oficial com foto em mãos.

NÃO DOE SANGUE SE VOCÊ QUISER SOMENTE REALIZAR ESSES EXAMES
INTERVALO ENTRE AS DOAÇÕES

A doação de sangue pode ser feita de 4 em 4 meses para mulheres e de 3 em 3 meses para os homens, respeitando a frequência máxima admitida de 3 doações em 12 meses para as mulheres e de 4 doações em 12 meses para os homens.

Leia Também:  Prefeito de Canabrava do Norte (MT) é internado com diagnóstico de dengue e Covid-19

IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS

Estar gripado ou com febre;
Ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses;
Estar grávida ou amamentando;
Ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
Parceiros de portadores de Hepatites B e C, AIDS e HTLV I e II;
Ter tido DST (Doença sexualmente transmissível) nos últimos 12 meses.

IMPEDIMENTOS DEFINITIVOS

Ter tido Hepatite após os 11 anos de idade;
Ter tido doença de Chagas ou Hanseníase;
Portadores de doenças crônicas (cardíacas, renais, câncer etc);
Portadores de vírus de HIV I e II (AIDS) e HTLV I e II;
Ser usuário de drogas injetáveis ou aspiráveis;
Homens ou mulheres com múltiplos parceiros sexuais e que tenham relação sexual sem preservativo.

BENEFÍCIOS PARA QUEM É DOADOR FIDELIZADO EM MATO GROSSO

Meia entrada em cinema, teatro e eventos esportivos;
Após a terceira doação, o doador tem isenção da taxa de inscrição para concursos públicos municipais e estaduais, desde que a terceira doação seja efetuada antes da data de publicação do edital do concurso;

Receber na Sede do MT-Hemocentro de 30 a 40 dias após a doação, o resultado dos exames de Tipo Sanguíneo e Fator RH, HIV I e II, Doença de Chagas, HTLV I e II, Hepatites B e C, Sífilis e Eletroforese de Hemoglobina.

Salvar 4 vidas com um único gesto.

Endereço da UCT: AV. Marechal Rondon, 2897 Jardim das Mangueiras- Anexo ao Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck – Telefone: (66) 3401-2756 – E-mail: [email protected]

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Prefeito Zé Bueno entrega um dos maiores e bem equipado Hospital da região para a população de Campinápolis

Os equipamentos são novos, modernos e de última geração, a unidade conta com mobílias novas, aproximadamente 100 servidores, 40 leitos hospitalares, 02 centros cirúrgicos, sete clínicos geral que atenderão urgência emergência e media complexidade, ambulâncias, quadro de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Publicados

em

Na manhã desta sexta-feira (12.08) a reportagem do Notícia dos Municípios esteve na cidade de Campinápolis-MT acompanhando a inauguração de um dos maiores Hospitais Municipal de Mato Grosso, a cerimônia de inauguração contou com a presença de um grande numero de populares, vereadores, secretários municipais de saúde e prefeitos de municípios circunvizinhos, além da secretária de Estado de Agricultura e esposa do deputado federal Carlos Bezerra, Teté Bezerra.

Em seu discurso bastante aplaudido, o prefeito José Bueno enalteceu o trabalho em equipe da sua gestão, e destacou a atuação dos ex-prefeitos Dr. Altino Vieira Resende e Jovan Faria, que segundo Bueno contribuíram bastante com a construção daquela unidade de saúde.


Cerimônia bastante concorrida com a presença da população e autoridades.

 “A mais de uma década o Altino iniciou esta obra que é um sonho de toda população através de uma emenda do saudoso deputado federal Homero Pereira no valor de R$ 900 mil reais, há época, o Jeovan deu continuidade e mais recursos foram investidos, e nós concluímos ela definitivamente fazendo mais investimentos ampliações e aquisição de equipamentos e mobílias para fazer funcionar, investimos recursos próprios e de parcerias para garantir o bom funcionamento desta unidade de saúde”. Disse o prefeito fazendo justiça aos que o antecederam.

Segundo Zé Bueno somente na sua gestão foram aplicados mais de 2 milhões em investimentos para viver esse momento ímpar e proporcionar mais saúde de qualidade para sua população.

Leia Também:  Vitima da Covid-19 vice-prefeito de General Carneiro sai da UTI respira mais aliviado e em breve deverá receber alta

Questionado pela reportagem sobre o custo para manter a unidade funcionando, o prefeito foi enfático ao afirmar que os cofres públicos do município estão preparados para fazer funcionar o hospital e assim será feito a partir de agora. Pontuou o gestor de forma otimista.

De acordo a secretária municipal de saúde, Daiane Moura Gomes Santana, o novo Hospital de Campinápolis atenderá urgência emergência e media complexidade, a unidade conta com aproximadamente 100 servidores do quadro, além da equipe terceirizada da saúde.

Enfermarias climatizadas com camas para pacientes e acompanhantes.

Ao todo são 40 leitos hospitalares, 02 centros cirúrgicos, sete clínicos gerais atendendo, ambulâncias, quadro de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, sendo dotado de novos e modernos equipamentos de última geração.

O objetivo da gestão é ampliar ainda mais o numero de profissionais, desta feita trazendo mais especialidades para atender alta complexidade, o Hospital Regional que tem parceria com o município é o Paulo Alemão, localizado em Agua Boa (distante 150 km).

“Quero aqui agradecer a Deus por esse momento tão importante e por esse sonho realizado e também nossos parceiros que não mediram esforços para ajudar nosso município, inclusive a Câmara de vereadores, todos são nossos parceiros de primeira hora, a eles nossa gratidão”. Disse o prefeito.

Primeira Dama Ana Lucia Bueno e o prefeito Zé Bueno, sob a lente do Notícia dos Municípios.

Já a vice-prefeita Eva da Paz e a Primeira Dama Ana Lucia Correia Cacão Bueno, disseram da satisfação em participar desse momento tão importante para a saúde do município e para o bem estar da população campinapolensse, elas lembraram a luta intensa do prefeito José Bueno e toda sua equipe de governo para colocar o hospital para funcionar definitivamente visando garantir mais dignidade e qualidade de vida para a população.

Leia Também:  Barra do Garças prepara para implantação de cirurgias Buxo-maxilo-facial na rede pública

Segundo apurou nossa reportagem, o funcionamento definitivo do Novo Hospital Municipal de Campinápolis se inicia na próxima segunda-feira (15) e somente foi possível, graças ao empenho pessoal do prefeito José Bueno e sua equipe de governo que contou com o empenho e parceria firmada com o deputado estadual Nininho e os federais; Carlos Bezerra e Juarez Costa.

Durante a cerimônia de inauguração um grupo gospel local presentaram um hino alusivo à agradecimentos a Deus, e ainda contou com uma palavra de saudação por um pastor local focado em nos livros de Atos dos Apóstolos capítulo 10:10 e de Deuteronômio 28.

Atendimento e internações do Hospital Municipal.

Participaram da inauguração, a secretária de Estado de Agricultura Teté Bezerra, os prefeitos de Torixoréu, Thiago Timo, João Bang, de Nova Xavantina, de Novo São Joaquim, Leonardo Faria Zampa, o ex-prefeito de Campinápolis, Dr. Altino Vieira Rezende, secretários municipais, vereadores, autoridades civis, eclesiásticas e um grande numero de pessoas da comunidade.

ASSISTA A ENTREVISTA DO PREFEITO E DA SECRETARIA 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

PAU E PROSA

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA