Saúde

Exames descartam AVC e revelam princípio de infarto em ex-presidente da AL

Publicados

Saúde

Embora continue internado num leito de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), o ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, está bem e foi descartada a suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou infarto. Também não houve a ruptura de aneurisma conforme resultados de exames realizados durante a madrugada desta quinta-feira (30). 

A informação de que o ex-deputado passa bem a ponto de já querer receber alta hospitalar e viajar para interior do Estado é da filha de Riva, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), que exerce a função de presidente interina do Legislativo Estadual.

Em mensagem publicada em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira, a parlamentar tranquilizou familiares, amigos e seguidores afirmando que seu pai está bem. “Ontem meu pai foi internado com suspeita de um princípio de infarto. Desde então, muitos amigos e muita gente tem me ligado preocupados com essa notícia. Graças ao bom Deus, meu pai está bem. É uma hemorragia subaracnoidea (HSA), um extravasamento súbito de sangue no interior do espaço subaracnóideo”, postou Janaina Riva. 

Ainda no texto publicado no Instagram, ela relata que existia a preocupação de que o mal estar sofrido por Riva a ponto de ser levado para o Hospital Jardim Cuiabá e ser colocado numa UTI fosse por conta de um aneurisma. Mas tal suspeita foi descartada. 

“Os exames realizados nessa madrugada mostraram que não houve a ruptura de aneurisma. Esse exame chama-se angiografia. Ele é um pouco invasivo, o que requer cuidados”, explica a parlamentar. 

Ela tranquilizou e agradeceu aos amigos e familiares que enviaram mensagens demonstrando preocupação com o quadro de saúde de José Riva. Janaina pondera que, embora não seja médica, ela pode “garantir que não existe qualquer comprometimento de fala, movimento ou qualquer outra anormalidade. Já enviei uma foto dele para nossa família do interior para atestar isso (nessas horas mãe, irmãs e irmãos querem ver foto e vídeo para ficarem tranquilos). Entendo da preocupação de todos, agradeço as orações e mensagens a mim enviadas”, postou ela ao agradecer aos médicos que acompanharam José Riva, dentre eles, o doutor João José de Matos, que é deputado estadual pelo MDB, colega de parlamento de Janaina.  

Leia Também:  Levantamento mostra "explosão" de dengue, zika e chikungunya em cidades de MT

Por fim, a deputada comemorou a reação do pai que já está ansioso para receber alta médica. “Além disso, o ponto alto da normalidade é ver meu pai dizendo após o exame que gostaria de dormir em casa e que final de semana iria pro interior (está normal já kkkkk). Ele ficará em observação na UTI, mas está bem realmente. Obrigada”, finalizou a deputada na mensagem. 

José Riva foi levado às pressas na noite desta quarta-feira (29) para o hospital Jardim Cuiabá mediante a suspeita de que tivesse sofrido um AVC após sofrer um mal estar em sua residência. Após passar pelo box de emergência ele foi colocado num leito de UTI. 

Agora a filha ressalta que os exames descartaram a suspeita de AVC. Hoje aos 60 anos José Riva está “aposentado” da política após ter comandado a Assembleia Legislativa por 20 anos sempre se revezando nos cargos de presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora.

Íntegra do post de Janaína Riva:

Bom dia aos meus amigos e minhas amigas! Ontem meu pai foi internado com suspeita de um princípio de infarto. Desde então, muitos amigos e muita gente tem me ligado preocupados com essa notícia. Graças ao bom Deus, meu pai está bem. É uma hemorragia subaracnoidea (HSA), um extravasamento súbito de sangue no interior do espaço subaracnoideo. Nós estávamos com receio de que fosse por conta de um aneurisma. Os exames realizados nessa madrugada mostraram que não houve a ruptura de aneurisma. Esse exame chama-se angiografia. Ele é um pouco invasivo, o que requer cuidados. Enfim, a amiga de vocês não é médica, mas posso garantir que não existe qualquer comprometimento de fala, movimento ou qualquer outra anormalidade. Já enviei uma foto dele para nossa família do interior para atestar isso (nessas horas mãe, irmãs e irmãos querem ver foto e vídeo para ficarem tranquilos). Entendo da preocupação de todos, agradeço as orações e mensagens a mim enviadas. Agradeço especialmente aos meu amigos @drjoaomt e Dr. Araí Fonseca, que nos acompanharam ontem durante todo esse tempo de aflição. Agradeço também aos competentes médicos Dr. Valdey, Dr. Adailton e ao Dr. Sejópoles. Da mesma forma, obrigada a todos os enfermeiros e funcionários do Complexo Hospitalar de Cuiabá. Que Deus possa retribuir em dobro o carinho de cada um. Registro que essa é uma mensagem de caráter pessoal à todos aqueles que nos enviaram sua solidariedade. Além disso, o ponto alto da normalidade é ver meu pai dizendo após o exame que gostaria de dormir em casa e que final de semana iria pro interior (está normal já kkkkk). Ele ficará em observação na UTI, mas está bem realmente. Obrigada

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Medicamentos na farmácia básica, saúde bucal das crianças e visita médica domiciliar, estão entre as prioridades em Luciara

A preocupação da gestão municipal é para não deixar faltar medicamentos na farmácia básica.

Publicados

em

A preocupação da gestão municipal é para não deixar faltar medicamentos na farmácia básica.

A Prefeitura de Luciara, através da Secretaria municipal de saúde, informa a população Luciarense através das redes sociais que o abastecimento semanal de medicamentos está assegurado dentro desta gestão que reitera o compromisso em garantir o acesso contínuo aos medicamentos essenciais para toda a municipalidade.

Na ocasião a secretária também agradeceu em especial à pessoa de Thauana Milhomem, que é presidente do conselho municipal de saúde que tem função deliberativa fiscalizadora pela sua atuação junto a saúde do município, bem como ao farmacêutico João Nex, pelos trabalhos incansáveis e comprometimento com a saúde pública do município, fatores fundamentais para garantir que todos os cidadãos recebam os cuidados na área da saúde que precisam.
Ao pontuar os agradecimentos a gestão municipal ainda informa que caso alguém necessite de medicamento específico, que não hesitem em entrar em contato com a secretaria municipal de saúde que esta atuando para garantir o bem estar de
todos os cidadãos.

SAÚDE BUCAL DAS CRIANÇAS

Outra ação importante realizada pela gestão municipal na semana passada, sob a liderança da odontóloga Geisna Braga, aconteceu na Escola municipal Raimundo de Pano e Creche Municipal Pequeno Polegar, ocasião em que foram entregues kits odontológicos de higiene bucal para as crianças e realizado palestras educativas e orientações sobre os cuidados permanente com a saúde bucal das criança

Leia Também:  Número de partos normais cresce de 1,46% para 48,57% em hospital de Cuiabá


Higienização e prevenção através da saúde bucal das crianças em escolas e creches.

ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAS

Entre as demais ações desenvolvidas pela Secretaria de saúde do município está a atualização da caderneta de vacina que está sendo feita por uma servidora que segue rigorosamente o calendário vacinal e mantém a carteira atualizada, o que é importante em todas as idades, não apenas para se proteger de doenças que são facilmente evitáveis, mas também para prevenir aquelas que são consideradas graves e podem levar a morte, como é o caso da meningite.


Manter atualizada a ficha de vacinação garante mais saúde para as crianças e população.

“A imunização atualizada protege não apenas quem recebe a dose da vacina, mas também grupos que não podem ser imunizados, além de garantir uma população menos vulnerável a enfermidades evitáveis”, informou Eglaides Santana Lima, técnica da sala de vacinas.

VISITA MÉDICA DOMICILIAR

Ao finalizar as informações a Prefeitura de Luciara destaca o comprometimento da gestão municipal com a saúde da sua população, oportunamente anuncia também que as visitas médicas domiciliares continuam disponíveis para todos, desta feita garantindo que todos tenham acesso aos cuidados de saúde no conforto de seus lares.

Leia Também:  Levantamento mostra "explosão" de dengue, zika e chikungunya em cidades de MT

Para o paciente receber a visita é necessário que o paciente ou alguma pessoa da sua família entre em contato com a secretaria através dos seu agente de saúde para que seja agendada a visita.


Atender pacientes em domicílio e garantir todo o apoio necessário é compromisso da gestão.

O público-alvo são pessoas de qualquer faixa etária que necessitem de cuidados diários para recuperação de problema agudo de saúde, seja por infecções, traumas, descompensação de doenças crônicas ou pessoas com necessidade de cuidados paliativos, como pacientes com doenças terminais.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA