Saúde

Mato Grosso registra 15 mortes e 196 novos casos de covid-19 nas últimas 24h

Publicados

Saúde

Foram notificadas 196 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 176.240 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 4.743 estão em isolamento domiciliar e 166.403 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 168 internações em UTIs públicas e 165 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 41,69% para UTIs adulto e em 19% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (39.718), Rondonópolis (12.818), Várzea Grande (12.380), Sinop (9.636), Sorriso (7.768), Lucas do Rio Verde (7.368), Tangará da Serra (7.321), Primavera do Leste (5.659), Cáceres (3.863) e Nova Mutum (3.672).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19.

O documento ainda aponta que um total de 141.731 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 461 amostras em análise laboratorial.

Leia Também:  Estado usa aviões próprios como UTIs e economizará R$ 5 milhões

Cenário nacional

Na última sexta-feira (25.12), o Governo Federal confirmou o total de 7.448.560 casos da Covid-19 no Brasil e 190.488 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 7.425.593 casos da Covid-19 no Brasil e 189.220 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.
Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de sábado (26.12).

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Medicamentos na farmácia básica, saúde bucal das crianças e visita médica domiciliar, estão entre as prioridades em Luciara

A preocupação da gestão municipal é para não deixar faltar medicamentos na farmácia básica.

Publicados

em

A preocupação da gestão municipal é para não deixar faltar medicamentos na farmácia básica.

A Prefeitura de Luciara, através da Secretaria municipal de saúde, informa a população Luciarense através das redes sociais que o abastecimento semanal de medicamentos está assegurado dentro desta gestão que reitera o compromisso em garantir o acesso contínuo aos medicamentos essenciais para toda a municipalidade.

Na ocasião a secretária também agradeceu em especial à pessoa de Thauana Milhomem, que é presidente do conselho municipal de saúde que tem função deliberativa fiscalizadora pela sua atuação junto a saúde do município, bem como ao farmacêutico João Nex, pelos trabalhos incansáveis e comprometimento com a saúde pública do município, fatores fundamentais para garantir que todos os cidadãos recebam os cuidados na área da saúde que precisam.
Ao pontuar os agradecimentos a gestão municipal ainda informa que caso alguém necessite de medicamento específico, que não hesitem em entrar em contato com a secretaria municipal de saúde que esta atuando para garantir o bem estar de
todos os cidadãos.

SAÚDE BUCAL DAS CRIANÇAS

Outra ação importante realizada pela gestão municipal na semana passada, sob a liderança da odontóloga Geisna Braga, aconteceu na Escola municipal Raimundo de Pano e Creche Municipal Pequeno Polegar, ocasião em que foram entregues kits odontológicos de higiene bucal para as crianças e realizado palestras educativas e orientações sobre os cuidados permanente com a saúde bucal das criança

Leia Também:  Ministério da Saúde destina R$ 451 mil para MT intensificar campanhas de vacinação


Higienização e prevenção através da saúde bucal das crianças em escolas e creches.

ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAS

Entre as demais ações desenvolvidas pela Secretaria de saúde do município está a atualização da caderneta de vacina que está sendo feita por uma servidora que segue rigorosamente o calendário vacinal e mantém a carteira atualizada, o que é importante em todas as idades, não apenas para se proteger de doenças que são facilmente evitáveis, mas também para prevenir aquelas que são consideradas graves e podem levar a morte, como é o caso da meningite.


Manter atualizada a ficha de vacinação garante mais saúde para as crianças e população.

“A imunização atualizada protege não apenas quem recebe a dose da vacina, mas também grupos que não podem ser imunizados, além de garantir uma população menos vulnerável a enfermidades evitáveis”, informou Eglaides Santana Lima, técnica da sala de vacinas.

VISITA MÉDICA DOMICILIAR

Ao finalizar as informações a Prefeitura de Luciara destaca o comprometimento da gestão municipal com a saúde da sua população, oportunamente anuncia também que as visitas médicas domiciliares continuam disponíveis para todos, desta feita garantindo que todos tenham acesso aos cuidados de saúde no conforto de seus lares.

Leia Também:  Vice-governador que é diabético fará primeiro teste da Covid-19; ele deve assumir ponta de governo nos próximos dias

Para o paciente receber a visita é necessário que o paciente ou alguma pessoa da sua família entre em contato com a secretaria através dos seu agente de saúde para que seja agendada a visita.


Atender pacientes em domicílio e garantir todo o apoio necessário é compromisso da gestão.

O público-alvo são pessoas de qualquer faixa etária que necessitem de cuidados diários para recuperação de problema agudo de saúde, seja por infecções, traumas, descompensação de doenças crônicas ou pessoas com necessidade de cuidados paliativos, como pacientes com doenças terminais.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA