Saúde

Médico cuiabano realiza cirurgia ao vivo para evento mundial

Publicados

Saúde

O médico Nasser Hussein Mahfouz realizou uma cirurgia de alta complexidade com transmissão ao vivo, via satélite, para centenas de especialistas que participam do Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular (CICE), que é presidido pelo dr. Armando Lobato e considerado um dos maiores eventos mundiais da área. O CICE 2016 reuniu (13 a 16 de abril) grandes nomes da especialidade em cirurgia vascular e endovascular do mundo, que foi realizado no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo.

A transmissão ao vivo contou com uma sabatina de especialistas que acompanharam a explanação de Mahfouz direto do centro cirúrgico do Hospital Jardim Cuiabá. O médico operou um paciente com quadro de aneurisma da aorta abdominal infra-renal e de artéria ilíaca. O rompimento do aneurisma pode causar a morte. O tratamento endovascular utiliza uma prótese interna “substituindo” a parede da aorta, ajudando a impedir que a área comprometida se rompa. O especialista explica os avanços das técnicas modernas. “O método tradicional exigia um procedimento mais invasivo, em que precisávamos ‘abrir’ o paciente. Há mais ou menos 10 anos a medicina tem avançado nesta área e hoje nós dominamos procedimentos e tecnologias sofisticados que produzem o mínimo de trauma no paciente”. Mahfouz informa também que o tempo de recuperação do paciente pelo tratamento endovascular é muito mais rápido.

Leia Também:  “Temos UTIs prontas, mas grande dificuldade para achar médicos”

Durante o CICE 2016, Mahfouz coordenou, ainda, uma mesa que envolvia a apresentação de um caso,ao vivo,por profissionais belgas.

Histórico profissional

Nasser Hussein Mahfouz foi pioneiro, em Cuiabá, na realização de cirurgias de varizes a laser, dentre outros procedimentos que o destacam como um dos maiores especialistas do país. Com 26 anos de carreira, Dr. Nasser Mahfouz é professor há 20 anos e, atualmente, faz parte da Faculdade de Medicina da UNIVAG (Universidade de Várzea Grande).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Incêndio atinge hospital municipal em Cuiabá e pacientes são retirados às pressas

Mais de 60 pessoas internadas, incluindo todas que estavam na UTI, foram levadas para outros três hospitais da cidade. Não houve feridos no incidente.

Publicados

em

Um incêndio atingiu o Hospital Municipal de Cuiabá na noite deste domingo (15) e aproximadamente 65 pacientes precisaram ser transferidos às pressas para outras três unidades de saúde. Outros 15 permaneceram no local. Não houve feridos, segundo a prefeitura, e as chamas já foram controladas.

A ocorrência mobilizou o Corpo de Bombeiros, que precisou enviar oito viaturas de combate e apoio, e ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), usadas para fazer a transferência de pacientes internados.

Conforme a prefeitura e o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 19h, possivelmente em um aparelho de ar-condicionado de um dos quartos de enfermaria do segundo andar.

Incêndio no Hospital São Benedito, em Cuiabá, mobilizou bombeiros e ambulâncias do Samu — Foto: Ianara Garcia/TVCA

Incêndio no Hospital São Benedito, em Cuiabá, mobilizou bombeiros e ambulâncias do Samu — Foto: Ianara Garcia/TVCA

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mais uma vítima fatal da covid-19 em Aragarças
Continue lendo

PAU E PROSA

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA