Saúde
Ocupação de leitos de UTI atinge 95% em MT e família aciona Justiça: ‘minha mãe poderia estar viva’
Em janeiro, a Central Estadual de Regulação de Mato Grosso registrou mais de 1,2 mil pedidos de internação em UTIs, com ocupação de quase 100% dos 590 leitos existentes.
Saúde

A ocupação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) está com 95% de lotação em Mato Grosso, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
O g1 entrou em contato com a SES para entender o motivo pelo qual 5% das UTIs não estão sendo utilizadas, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Devido ao alto número ocupacional, diversas famílias do estado denunciaram o sofrimento com a falta de leitos. Um exemplo disso é o aposentado Valdemar Klein, que entrou com uma decisão judicial após a mãe, Luiza Klein, de Santo Antônio do Leverger, a 35 km de Cuiabá, morrer poucas horas depois de chegar em Cuiabá.
“Se minha mãe estivesse em um leito de UTI, não sabemos a vontade de Deus, mas hoje ela poderia estar viva. Não sei nem o que falar, porque acho que o cidadão precisa de um leito de UTI com a máxima urgência, quando está precisando. Não podia deixar acontecer uma coisa dessas. Um ou dois dias, nós até relevamos, mas nove dias já passou de brincadeira. Isso é uma vergonha para o estado”, pontuou.
Marcos Martins de Lima, de 34 anos, foi mais uma das vítimas da falta de leitos no estado. Ele morreu no último dia 23, antes de conseguir ser transferido para a Santa Casa, em Cuiabá. À TV Centro América, o pai dele, Mário Gonçalves, disse que a família lutou vários dias para conseguir uma vaga na UTI, antes de ele morrer.
“Acho que faltou um pouco de empenho dos médicos. Não sei o que aconteceu, mas se passaram 10 dias ou mais e nós ficamos naquela agonia, sem ter como fazer nada, já que não temos recursos e UTI é caro. É bem difícil, a gente vai se segurando, mas não é fácil”, disse.

Saúde
Mutirão de Cirurgias Ortopédicas deve beneficiar mais de 160 pacientes em Barra do Garças
A primeira etapa do mutirão foi realizada na última semana e é a primeira vez que a saúde municipal oferta cirurgias ortopédicas no município, que antes eram realizadas em Cuiabá.

Na última semana, a Prefeitura de Barra do Garças marcou mais um grande avanço na saúde pública municipal, com o início do primeiro Mutirão de Cirurgias Ortopédicas no município, voltado para cirurgias de quadril e de joelho. A princípio, o mutirão pretende beneficiar mais de 160 pacientes, que já aguardavam na fila de espera, e cerca de 15 pessoas já passaram por cirurgia de reconstrução de ligamento do joelho.
As cirurgias desta primeira etapa do mutirão ocorreram sexta-feira (11) e sábado (12), no Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck. É a primeira vez na história de Barra do Garças que a saúde municipal oferta cirurgias ortopédicas no próprio município, que antes eram realizadas em Cuiabá.
Prestes a passar pela cirurgia, Rosilei Cardoso relatou que lesionou o joelho em um acidente de trabalho e que vem sentindo muita dor e desconforto desde então, e revelou que já está ansioso para se recuperar logo e poder voltar a trabalhar. “Feliz demais pela oportunidade de fazer a cirurgia aqui no município. Ficou muito melhor assim. A gente termina a cirurgia e rapidinho já está em casa”, acrescentou.
Os pacientes convocados para as consultas e cirurgias são aqueles que já passaram por avaliação médica e receberam indicação específica de cirurgia no joelho e no quadril. A segunda etapa de consultas já foi realizada na última quinta-feira (10) e, em breve, mais pacientes serão convocados para a próxima fase de cirurgias.
Aqueles que não possuem indicação cirúrgica, mas suspeitam de lesão de ligamentos ou menisco no joelho, necessidade de prótese de quadril ou outros problemas ortopédicos, devem procurar a UBS mais próxima de sua residência ou a Secretaria Municipal de Saúde para mais informações, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
O prefeito Dr. Adilson Gonçalves acompanhou de perto o mutirão, com bastante entusiasmo, e parabenizou toda a equipe envolvida pelo sucesso desta primeira etapa. “O mutirão é fruto de mais uma grande parceria da Prefeitura de Barra do Garças com o Governo de Mato Grosso, através do programa Fila Zero, e nosso objetivo é reduzir as filas de espera por cirurgias e garantir mais saúde e qualidade de vida para nossa população”, destacou.
-
Saúde5 dias atrás
MAIS MÉDICOS-MT recebe 89 novos profissionais do Mais Médicos para reforçar o atendimento em áreas vulneráveis e territórios indígenas
-
Política6 dias atrás
“TCE vê fraude e superfaturamento e suspende pregão de R$ 109 milhões em MT”:
-
Saúde5 dias atrás
MERCADO IMOBILIÁRIO-Movimentação financeira surpreende em 2025 e setor quebra recorde no segundo trimestre em Cuiabá
-
Jurídico2 dias atrás
GESTÃO EMPAREDADA- Sindicato dos Servidores Públicos do São José do Xingu coloca prefeito “contra a parede” em defesa dos direitos da categoria
-
Agronegócio6 dias atrás
Destaque global na produção de carne bovina, MT se estabelece como referência em proteína de alta qualidade
-
Policial4 dias atrás
Dupla em moto executa mulher com 10 tiros em cidade de MT
-
Economia1 dia atrás
PC recupera jato de produtor de MT vendido a “empresário ostentação” do RS
-
Saúde4 dias atrás
Prefeitura de Barra do Garças realiza mutirão de cirurgias ortopédicas nesta sexta (11) e sábado (12)