Saúde

Prefeito Adilson comemora portaria do governo Lula que autoriza curso de medicina para Barra do Garças

Outro feito que este é quarto curso de direito privado criado em MT

Publicados

Saúde

Na noite de quinta-feira, dia 17/10, foi publicada no Diário Oficial a portaria SERES/MEC Nº 578, que autoriza o curso de Medicina no Centro Universitário do Araguaia. Com essa conquista, o UNIVAR se torna a única instituição do Araguaia a oferecer a graduação em Medicina, um marco histórico para a educação e a saúde da região.

O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa que contou com a presença do Mantenedor e Reitor do UNIVAR, Marcelo Soler, e do Prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves. O evento reuniu ainda colaboradores do UNIVAR, autoridades locais e servidores da prefeitura de Barra do Garças, todos celebrando a realização desse sonho antigo para a região.

Em seu discurso, o Prefeito Dr. Adilson Gonçalves expressou sua gratidão a todos que trabalharam arduamente para que o curso de Medicina se tornasse uma realidade. “Não foi fácil, mas hoje estamos aqui comemorando uma grande vitória para Barra do Garças. O curso de Medicina no UNIVAR vai beneficiar nossa cidade, melhorando o atendimento à saúde e formando profissionais capacitados para atender nossa população”, afirmou.

Leia Também:  Ministério da Saúde destina R$ 451 mil para MT intensificar campanhas de vacinação

O Mantenedor e Reitor do UNIVAR, Marcelo Soler, também destacou a importância do curso para a região. “O curso de Medicina é do Araguaia, essa conquista é de todos nós. Esse curso irá mudar as características da nossa região”, declarou. Ele aproveitou o momento para agradecer ao Prefeito Dr. Adilson e a todos os envolvidos no processo, ressaltando o trabalho incansável da equipe do UNIVAR. “Há 30 meses atrás começamos a trabalhar incansavelmente, sonhando com o curso de Medicina, para que hoje pudéssemos comemorar essa realidade. Gratidão a toda a equipe do UNIVAR que trabalhou duro para que tudo estivesse pronto para iniciar hoje, 18/10, o vestibular para Medicina”, afirmou Soler.

Em uma coincidência significativa, o reitor também mencionou que a autorização ocorreu no Dia do Médico, tornando a data ainda mais especial. “O fato de a autorização ter saído no Dia do Médico torna essa conquista ainda mais marcante. É uma data que celebra profissionais essenciais, e iniciar esse curso nesse dia reforça nosso compromisso em formar médicos que farão a diferença. É um presente para todos que trabalharam por esse sonho, afirmou Soler”.

Leia Também:  Governo vê mudança de perfil em atos e elabora plano de ação

A coordenadora do curso de Medicina, Dra. Ana Paula Salamoni, destacou o compromisso da instituição com a excelência acadêmica. “Nós escolhemos os melhores médicos com a qualificação acadêmica adequada para auxiliar os alunos e a comunidade. Eu, como coordenadora, tenho a responsabilidade de liderar uma equipe coesa e comprometida, transformando a Medicina do UNIVAR em um exemplo de qualidade de ensino no Vale do Araguaia”, afirmou.

Serão ofertadas 49 vagas para o curso de Medicina. As inscrições para o vestibular já estão abertas e podem ser realizadas pelo site do UNIVAR até o dia 1º de novembro. O processo seletivo será feito por meio da nota do ENEM (edições a partir de 2014) ou para portadores de diploma de graduação. A taxa de inscrição é de R$ 300, e as aulas terão início no dia 11 de novembro de 2024.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

ÁGUA BOA- Jovem possivelmente intoxicado com metanol diz não sentir o torax e não enxergar nada

Paciente de 27 anos está internado em Goiânia; Secretaria de Saúde aguarda exames para confirmar caso

Publicados

em

O publicitário Igor Thomae Rodrigues, de 27 anos, perdeu a visão e está internado em Goiânia, após uma possível intoxicação por metanol em uma bebida alcoólica em Água Boa, (626 km de Cuiabá).

Quero pedir a todos que estiverem vendo esse vídeo, que me coloquem nas orações de vocês. Eu vou sair dessa

Em uma publicação nas redes sociais, Rodrigues disse que passa por um dos piores momentos da vida.

“Isso aqui é muito difícil. Nesse momento, não sinto o meu tórax, nem as costas e não vejo absolutamente nada”, disse.

Em entrevistas, ele disse que comprou uma garrafa de uísque em um mercado da cidade, na noite de terça-feira (14), após voltar de uma viagem de trabalho.

Ele ingeriu a bebida com uma amiga, que não apresentou sintomas. No dia seguinte, ele relatou sonolência excessiva. Na quinta-feira (16), acordou com fortes dores de cabeça e no estômago, além de enjoos e vômitos. O quadro evoluiu para falta de ar e alterações na visão.

Leia Também:  Brasil tem 6.329 mortes e 91.589 casos confirmados por coronavírus

“Quero pedir a todos que estiverem vendo esse vídeo, que me coloquem nas orações de vocês. Eu vou sair dessa, Deus sabe o que faz”, afirmou ele no vídeo.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou que aguarda resultados de exames para confirmar se os sintomas foram causados por intoxicação por metanol.

Na última quarta-feira (22), a SES confirmou o primeiro caso de intoxicação por metanol em Mato Grosso. Trata-se de um jovem de 24 anos de Várzea Grande que também perdeu a visão após consumir bebida adulterada.

As intoxicações estão relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, substância usada ilegalmente no lugar do álcool etílico. Por ser extremamente tóxica, a substância pode levar a cegueira, insuficiência respiratória e morte. O cenário motivou a criação de uma força-tarefa de fiscalização e a emissão de alertas sanitários em todo o país.

 

Veja vídeos: 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA