Saúde

Primeiro lote de vacina da Pfizer contra a Covid-19 chega a MT nesta segunda-feira (3)

Publicados

Saúde

Mato Grosso vai receber nesta segunda-feira (3) o primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 com 7.020 doses, de acordo com o governo do estado. Este vai ser o terceiro imunizante contra Covid-19 utilizado no estado, que já aplica CoronaVac e Oxford/Astrazeneca.

Além das doses da Pfeizer, o estado vai receber 97.500 doses da vacina AstraZeneca para a imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra o coronavírus.

As unidades poderão ser utilizadas em idosos entre 60 e 64 anos, em profissionais da segurança pública, em gestantes ou puérperas, em pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente.

Para a vacina Pfizer, o prazo de aplicação da segunda dose é de até 21 dias; para o imunizante da AstraZeneca, o prazo é de até 90 dias.

Após a chegada do imunizante, prevista para a tarde de segunda-feira, em um voo da Latam, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes, no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

Leia Também:  Vacinação contra Covid-19 de profissionais da segurança pública começa nesta segunda em SP

Até agora Mato Grosso já recebeu 836.260 doses de imunizantes contra a Covid-19.
Armazenamento das vacinas

O refrigerador que será usado para armazenar as doses do novo imunizante está disponível no Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá, que dispõe de ultrafreezeres com a temperatura de pelo menos -75ºC, exigidos para o armazenamento correto das vacinas.

Vacinas vão ser armazenadas em ultrafreezer que fica no Hospital Geral — Foto: DivulgaçãoVacinas vão ser armazenadas em ultrafreezer que fica no Hospital Geral — Foto: Divulgação

A unidade de saúde vai ceder à Secretaria Municipal de Saúde um ultrafreezer com temperatura até – 86ºC e capacidade de 486 litros, para armazenar as doses.

Na semana passada, a Anvisa autorizou o armazenamento entre -25°C e -15°C, mas por no máximo 14 dias, assim como já acontece nos Estados Unidos.

A vacina da Pfizer tem registro da Anvisa para uso definitivo no país. O acordo entre a farmacêutica e o Ministério da Saúde prevê cem milhões de doses entregues em 2021.

O Ministério da Saúde declarou que está no processo de compra de 183 ultracongeladores para garantir essas temperaturas baixíssimas. E que os primeiros 30 devem ser entregues aos estados em junho.

Leia Também:  Intubado com Covid, ex-deputado Adilton Sachetti tem melhora

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Em 3 dias, MT tem mais de 7,2 mil teste positivos para covid-19 e 26 mortes

Entre as vítimas, está um centenário, um homem morador de Cuiabá, que morreu aos 102 anos

Publicados

em

Em três dias, mais de 7,2 mil mato-grossenses tiveram resultado para covid-19, sendo que 26 mato-grossenses não resistiram à ação do vírus e morreram, segundo boletim epidemiológico divulgado pelaSecretaria de Estado de Saúde (SES), esta segunda (24).

Entre as mortes, está novamente mais um centenário, um homem morador de Cuiabá, que morreu por conta da ação do coronavírus aos 102 anos.

Os dados levam em consideração o sábado (22) e o domingo (23), já que o boletim não é mais publicado aos finais de semana.

De acordo com o boletim, a ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva tiveram uma alta e chegou

a uma taxa de 82,8%. Já o percentual das enfermarias também subiu para 42%. Por estarem com sintomas leves

ou até assintomáticos, mais de 25,6 mil mato-grossenses estão em isolamento domiciliar.

No total, 764 pessoas estão internadas com a doença no Estado, considerando leitos públicos e privados. No

dia 3 de janeiro eram só 244. Um aumento de mais de 200%.

Leia Também:  Intubado com Covid, ex-deputado Adilton Sachetti tem melhora

Os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 são Cuiabá (117.124). várzea Grande (44.652),

Rondonópolis (39.573), Sinop (28.292), Tangará da Serra (19.623), Sorriso (18.797), Lucas do Rio Verde (17.288),

Primavera do Leste (16.600), Cáceres (13.552) e Alta Floresta (12.083).

Desde o início da pandemia, já foram confirmados 601.453 casos da covid-19 em Mato Grosso, sendo 14.205

óbitos.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

PAU E PROSA

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA