Saúde

Secretaria de Saúde de São Félix do Araguaia segue firme no enfrentamento ao Covid-19 no município

Publicados

Saúde

Para se ter uma ideia no dia 23 de agosto, o município estava com 76 casos ativos de coronavirus, preocupados em deter o avanço do vírus no município, a partir daquela data a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde decretou lockdown, de início por uma semana, mas em seguida foi prorrogado por mais uma semana ate que a situação se estabilizasse.

Segundo levantamentos feitos pela Secretaria Municipal de Saúde, observou-se que, nos primeiros 12 dias do decreto os casos ativos ainda seguiam em crescimento e chegou a alcançar 113 casos, números que assustou a gestão pública e a população.

Sem medir esforços toda a equipe de saúde com apoio da população local foi mobilizada e juntos mediram esforços para trabalharem de forma conjunta e incansável no combate à pandemia.

De acordo informou a secretária de saúde do município, Leônia Caroline Cláudia Macedo, o resultado esta sendo surpreendente e satisfatório, palestras preventivas e campanhas educativas em redes sociais foram as “armas” mais usadas pela gestão municipal para impedir o avanço do Covid-19 em todo o município.

Outro método interessante que continua sendo feito pelas equipes de fiscais da Secretaria Municipal de saúde plausível aos olhos da população é a realização de higienização de ruas estabelecimentos comerciais e logradouros públicos da cidade, denominado sanilização com uso de iplocorito de sódio para borrifamento de locais onde circula grandes números de pessoas.


Gráficos mostram o resultado satisfatório em São Félix do Araguaia

A partir do 13º dia da medida severamente restritiva imposta pela gestão municipal houve sucessivas quedas, ate domingo (04.10) o município de São Félix do Araguaia passou a contar apenas com 13 casos ativos de covid-19.

Leia Também:  Imunização em massa demora pelo menos 8 meses, preveem ex-ministros da Saúde

Segundo informou a Secretaria Municipal de saúde houve portanto uma queda drástica nos casos em 82,90% nos casos ativos, graças ao decreto municipal, mas a população está sendo alertada para não redar o pé e continuar na prevenção e enfrentamento a pandemia.

Com risco baixo de contaminação e com apenas dois novos casos confirmados, não houve óbito, cuja elevação subiu de 11 para apenas 13. Já a media móvel foi de apenas um caso nos últimos sete dias, bem como a queda na taxa de crescimento da contaminação (TCC) que foi de 2,21%. Já a taxa de ocupação de leitos de UTI (TOL) em todo o Estado no sábado (03.10) foi de 54,88%.

A Secretaria de saúde do município informa que continua divulgando informações adicionais sobre a evolução da Covid-19 em São Félix do Araguaia, desde 5 de setembro, ate a presenta data com variações diárias.

O objetivo e meta das autoridades em saúde pública do Município é informar os números aos cidadãos para que a população tenha uma visão mais ampla em tempo real, inclusive com divulgação através de gráficos com variação semanal dos casos da TCC e das ocorrências diárias desde 1º de junho.

O poder público municipal segue informando que á distribuição dos treze casos ativos por bairros e distritos que conta a classificação de risco, levando em conta a taxa de crescimento da contaminação, o número de ativos e a taxa de ocupação de leitos que são divulgados através da Secretaria Estadual de Saúde, SES-MT.


Os números são satisfatórios mas é preciso continuar combatendo o Covid-19

Leia Também:  Mato Grosso não registra nenhum caso de Covid-19 em 24 horas

De acordo informações repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde, atualmente existem também dois pacientes internados em outros municípios, sendo um em Barra do Garças, mas que resiste no Distrito de Espigão do Leste e o outro em Goiânia, residente do bairro Núcleo Embrião.

Outro paciente também está internado na cidade de Água Boa, mas ele reside na Ilha do Bananal, embora faz divisa com São Félix do Araguaia, pertence ao Estado do Tocantins.

A Secretaria informa ainda que referente ao óbito do morador Sr. André Pompeu, ocorrido no dia 09 de setembro em Goiânia, ainda não foi computado no boletim do município, a situação já foi comunicada ao escritório regional de saúde que consequentemente já entrou em contato com o órgão de saúde em Goiânia, pelo fato de serem eles (Goiânia) os responsáveis pelas notificações de pacientes de outros estados.

De acordo apurou a unidade de saúde de São Félix do Araguaia existem muitas notificações pendentes e acumuladas para serem oficializadas no sistema, mas todo esforço estão sendo feito para resolver a situação, o que deveria ocorrer na segunda-feira (28.09), mas ate o fechamento do boletim informativo na terça-feira (05.10) o Estado de Goiás ainda não havia oficializado a migração do paciente no sistema.

Sobre os números somente no mês de agosto foram atendidas em torno de 2 mil pessoas na sede do município e distritos e foram feitos aproximadamente 900 testes 1.713 notificações.

GRÁFICOS TÉCNICOS DA SITUAÇÃO


EQUIPE VIGILANTE NA HIGIENIZAÇÃO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

ÁGUA BOA- Jovem possivelmente intoxicado com metanol diz não sentir o torax e não enxergar nada

Paciente de 27 anos está internado em Goiânia; Secretaria de Saúde aguarda exames para confirmar caso

Publicados

em

O publicitário Igor Thomae Rodrigues, de 27 anos, perdeu a visão e está internado em Goiânia, após uma possível intoxicação por metanol em uma bebida alcoólica em Água Boa, (626 km de Cuiabá).

Quero pedir a todos que estiverem vendo esse vídeo, que me coloquem nas orações de vocês. Eu vou sair dessa

Em uma publicação nas redes sociais, Rodrigues disse que passa por um dos piores momentos da vida.

“Isso aqui é muito difícil. Nesse momento, não sinto o meu tórax, nem as costas e não vejo absolutamente nada”, disse.

Em entrevistas, ele disse que comprou uma garrafa de uísque em um mercado da cidade, na noite de terça-feira (14), após voltar de uma viagem de trabalho.

Ele ingeriu a bebida com uma amiga, que não apresentou sintomas. No dia seguinte, ele relatou sonolência excessiva. Na quinta-feira (16), acordou com fortes dores de cabeça e no estômago, além de enjoos e vômitos. O quadro evoluiu para falta de ar e alterações na visão.

Leia Também:  Ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid sobe para 43% nas últimas 24h em MT

“Quero pedir a todos que estiverem vendo esse vídeo, que me coloquem nas orações de vocês. Eu vou sair dessa, Deus sabe o que faz”, afirmou ele no vídeo.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou que aguarda resultados de exames para confirmar se os sintomas foram causados por intoxicação por metanol.

Na última quarta-feira (22), a SES confirmou o primeiro caso de intoxicação por metanol em Mato Grosso. Trata-se de um jovem de 24 anos de Várzea Grande que também perdeu a visão após consumir bebida adulterada.

As intoxicações estão relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, substância usada ilegalmente no lugar do álcool etílico. Por ser extremamente tóxica, a substância pode levar a cegueira, insuficiência respiratória e morte. O cenário motivou a criação de uma força-tarefa de fiscalização e a emissão de alertas sanitários em todo o país.

 

Veja vídeos: 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA