Saúde

SES distribui 96 mil doses de vacina contra a gripe aos municípios

Com a meta de vacinar 1,4 milhão de mato-grossenses em 2025, Estado vai receber do Ministério da Saúde mais 244 mil doses contra a influenza nas próximas semanas

Publicados

Saúde

Estratégia é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários Crédito - Myke Sena | Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu 96 mil doses do imunizante contra a gripe (influenza) do Ministério da Saúde, que serão distribuídas aos 142 municípios a partir desta terça-feira (25.3). O Governo Federal informou a entrega de mais 244 mil doses ao Estado nas próximas semanas, além de outras entregas futuras.

A estratégia do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Em Mato Grosso, a meta é vacinar 1.427.428 pessoas contra a influenza neste ano.

A vacinação contra a gripe tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população-alvo para a vacinação em 2025, e pode ajudar a reduzir a sobrecarga dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a vacinação ocorrerá a partir do dia 7 de abril e continuará durante todo o ano de 2025. A vacina integra o Calendário Nacional de Vacinação para as crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses de idade, idosos com 60 anos ou mais e gestantes.

Leia Também:  Baiano Filho participa de reunião para discutir Zoneamento Socioeconômico Ecológico

“É claro que nesses meses em que nós temos um aumento de casos, provavelmente, vai haver uma busca maior da população, então vamos enfatizar que as pessoas façam a vacinação neste momento. Mas, a cada novo envio de doses do Ministério da Saúde, nós imediatamente distribuímos aos municípios. E, caso o município ainda tenha um quantitativo em estoque, avaliamos a entrega posterior de novas doses”, explicou.

São considerados grupos prioritários a serem vacinados contra a gripe: trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios, a população carcerária, funcionários do sistema carcerário e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

A orientação da SES-MT é que a vacinação seja feita tanto em postos fixos quanto volantes, com o intuito de alcançar aqueles que mais precisam ser vacinados. Além disso, os municípios devem ofertar a vacinação em instituições de longa permanência para idosos, centros de convivência de idosos e creches e escolas pré-escolares, entre outros locais.

Leia Também:  Prefeitura investe mais de R$ 150 mil em Laboratório Municipal e amplia número de serviços prestados

O Ministério da Saúde sugere a realização do dia “D” de divulgação e mobilização nacional no dia 10 de maio de 2025.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

ÁGUA BOA- Jovem possivelmente intoxicado com metanol diz não sentir o torax e não enxergar nada

Paciente de 27 anos está internado em Goiânia; Secretaria de Saúde aguarda exames para confirmar caso

Publicados

em

O publicitário Igor Thomae Rodrigues, de 27 anos, perdeu a visão e está internado em Goiânia, após uma possível intoxicação por metanol em uma bebida alcoólica em Água Boa, (626 km de Cuiabá).

Quero pedir a todos que estiverem vendo esse vídeo, que me coloquem nas orações de vocês. Eu vou sair dessa

Em uma publicação nas redes sociais, Rodrigues disse que passa por um dos piores momentos da vida.

“Isso aqui é muito difícil. Nesse momento, não sinto o meu tórax, nem as costas e não vejo absolutamente nada”, disse.

Em entrevistas, ele disse que comprou uma garrafa de uísque em um mercado da cidade, na noite de terça-feira (14), após voltar de uma viagem de trabalho.

Ele ingeriu a bebida com uma amiga, que não apresentou sintomas. No dia seguinte, ele relatou sonolência excessiva. Na quinta-feira (16), acordou com fortes dores de cabeça e no estômago, além de enjoos e vômitos. O quadro evoluiu para falta de ar e alterações na visão.

Leia Também:  Cuiabá, Várzea Grande e 11 municípios são orientados pelo Estado a decretar lockdown

“Quero pedir a todos que estiverem vendo esse vídeo, que me coloquem nas orações de vocês. Eu vou sair dessa, Deus sabe o que faz”, afirmou ele no vídeo.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou que aguarda resultados de exames para confirmar se os sintomas foram causados por intoxicação por metanol.

Na última quarta-feira (22), a SES confirmou o primeiro caso de intoxicação por metanol em Mato Grosso. Trata-se de um jovem de 24 anos de Várzea Grande que também perdeu a visão após consumir bebida adulterada.

As intoxicações estão relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, substância usada ilegalmente no lugar do álcool etílico. Por ser extremamente tóxica, a substância pode levar a cegueira, insuficiência respiratória e morte. O cenário motivou a criação de uma força-tarefa de fiscalização e a emissão de alertas sanitários em todo o país.

 

Veja vídeos: 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA