Saúde
Vacinação contra gripe passa a ser aplicada em todos os públicos a partir desta terça-feira (1º)
Todos os mato-grossenses devem procurar os postos de saúde para se vacinarem contra a influenza
Saúde

As doses da vacina contra a influenza serão aplicadas em todas as pessoas que procurarem os postos de saúde de Mato Grosso a partir desta terça-feira (1º.7). A vacinação começou para o público prioritário (crianças, idosos e gestantes) e grupos estratégicos (como puérperas, indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua) em abril e continuará durante todo o ano para quem tem mais de seis meses de idade.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) já distribuiu mais de 1,1 milhão de doses aos municípios, responsáveis por realizar a imunização, mas, até o momento, apenas 536.414 doses foram aplicadas em Mato Grosso. A cobertura vacinal do grupo prioritário está em 36,2%, abaixo da cobertura nacional (42,1%).
“Inicialmente, priorizamos a vacinação do grupo prioritário por causa da gravidade da doença para este público. Agora, porém, é importante que todas as pessoas procurem os postos de saúde para se protegerem contra a gripe e que, assim, a gente consiga evitar novos casos de síndromes respiratórias no Estado”, disse o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a decisão de ampliar a vacinação contra a gripe em 1º de julho foi tomada pela Secretaria em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT).
“A vacina imuniza contra três tipos de vírus da influenza e é fundamental para reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções. Por isso, a vacinação pode ajudar a reduzir a sobrecarga dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou.
Essa medida é adotada em consonância com o Ministério da Saúde, que permitiu essa flexibilização para ampliação do público da vacina contra a gripe, porém, condicionada à regra de que os municípios devem guardar doses para o público-alvo prioritário.

Saúde
Mutirão de Cirurgias Ortopédicas deve beneficiar mais de 160 pacientes em Barra do Garças
A primeira etapa do mutirão foi realizada na última semana e é a primeira vez que a saúde municipal oferta cirurgias ortopédicas no município, que antes eram realizadas em Cuiabá.

Na última semana, a Prefeitura de Barra do Garças marcou mais um grande avanço na saúde pública municipal, com o início do primeiro Mutirão de Cirurgias Ortopédicas no município, voltado para cirurgias de quadril e de joelho. A princípio, o mutirão pretende beneficiar mais de 160 pacientes, que já aguardavam na fila de espera, e cerca de 15 pessoas já passaram por cirurgia de reconstrução de ligamento do joelho.
As cirurgias desta primeira etapa do mutirão ocorreram sexta-feira (11) e sábado (12), no Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck. É a primeira vez na história de Barra do Garças que a saúde municipal oferta cirurgias ortopédicas no próprio município, que antes eram realizadas em Cuiabá.
Prestes a passar pela cirurgia, Rosilei Cardoso relatou que lesionou o joelho em um acidente de trabalho e que vem sentindo muita dor e desconforto desde então, e revelou que já está ansioso para se recuperar logo e poder voltar a trabalhar. “Feliz demais pela oportunidade de fazer a cirurgia aqui no município. Ficou muito melhor assim. A gente termina a cirurgia e rapidinho já está em casa”, acrescentou.
Os pacientes convocados para as consultas e cirurgias são aqueles que já passaram por avaliação médica e receberam indicação específica de cirurgia no joelho e no quadril. A segunda etapa de consultas já foi realizada na última quinta-feira (10) e, em breve, mais pacientes serão convocados para a próxima fase de cirurgias.
Aqueles que não possuem indicação cirúrgica, mas suspeitam de lesão de ligamentos ou menisco no joelho, necessidade de prótese de quadril ou outros problemas ortopédicos, devem procurar a UBS mais próxima de sua residência ou a Secretaria Municipal de Saúde para mais informações, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
O prefeito Dr. Adilson Gonçalves acompanhou de perto o mutirão, com bastante entusiasmo, e parabenizou toda a equipe envolvida pelo sucesso desta primeira etapa. “O mutirão é fruto de mais uma grande parceria da Prefeitura de Barra do Garças com o Governo de Mato Grosso, através do programa Fila Zero, e nosso objetivo é reduzir as filas de espera por cirurgias e garantir mais saúde e qualidade de vida para nossa população”, destacou.
-
Saúde5 dias atrás
MAIS MÉDICOS-MT recebe 89 novos profissionais do Mais Médicos para reforçar o atendimento em áreas vulneráveis e territórios indígenas
-
Política6 dias atrás
“TCE vê fraude e superfaturamento e suspende pregão de R$ 109 milhões em MT”:
-
Saúde5 dias atrás
MERCADO IMOBILIÁRIO-Movimentação financeira surpreende em 2025 e setor quebra recorde no segundo trimestre em Cuiabá
-
Jurídico2 dias atrás
GESTÃO EMPAREDADA- Sindicato dos Servidores Públicos do São José do Xingu coloca prefeito “contra a parede” em defesa dos direitos da categoria
-
Agronegócio6 dias atrás
Destaque global na produção de carne bovina, MT se estabelece como referência em proteína de alta qualidade
-
Economia1 dia atrás
PC recupera jato de produtor de MT vendido a “empresário ostentação” do RS
-
Policial4 dias atrás
Dupla em moto executa mulher com 10 tiros em cidade de MT
-
Saúde4 dias atrás
Prefeitura de Barra do Garças realiza mutirão de cirurgias ortopédicas nesta sexta (11) e sábado (12)