BARRA DO GARÇAS

Segurança Pública

Governo de Mato Grosso abre 3,3 mil novas vagas no sistema penitenciário

Com investimentos em reformas, ampliações e a criação de novas unidades, até o final de 2022 esse número irá ultrapassar 5 mil novas vagas no Sistema Penitenciário do Estado

Publicados

Segurança Pública

O Governo de Mato Grosso abriu, em três anos, 3.326 novas vagas no sistema penitenciário, e a previsão é de que até o final de 2022 ultrapasse 5 mil novas vagas, quase dobrando os números de 2019, quando eram 6,5 mil em todo Estado. Ou seja, até o final do ano, Mato Grosso terá mais de 11,5 mil vagas no Sistema Penitenciário.

Os investimentos, na ordem de R$ 150 milhões, alcançaram obras de reformas, ampliações e criação de novas unidades. Entre as entregas que serão feitas ainda este ano, estão a construção dos novos raios da Penitenciária Central do Estado (PCE) e da nova unidade de Peixoto de Azevedo, com 256 vagas.

“A reestruturação do sistema penitenciário foi uma missão assumida pela gestão do governador Mauro Mendes e com esse novo modelo de presídios, com alas mais modernas e uso de tecnologia, o Estado tem o controle de fato das unidades penitenciárias, que não ficam mais nas mãos de facções”, destacou o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

Leia Também:  Pessoas do mundo inteiro podem acessar serviços da Segurança pela internet

“Nesses três últimos anos, foram abertas mais vagas em todo Estado, do que nas últimas duas décadas”, completou Bustamante.

Unidades entregues

Até o mês de fevereiro deste ano, o Governo do Estado entregou três raios da PCE, sendo eles os raios 3, 4 e o 6, totalizando 1.296 vagas. Com a entrega de mais seis raios, prevista até dezembro, a capacidade da unidade chega a 3.078 vagas, resolvendo o problema de superlotação na unidade.

Além deste novo modelo de raio, que possui todo o aparato tecnológico, com sistema interno de monitoramento das celas, portas automatizadas, sistema de ventilação mecânica, entre outros, Mato Grosso será o primeiro estado brasileiro a criar um raio de segurança máxima, com 54 vagas, também na PCE. Essas vagas são destinadas aos presos de alta periculosidade e líderes de facções criminosas.

Também foi entregue, em 2020, o Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, com 1.008 vagas, uma obra que ficou paralisada por quase 10 anos por questões jurídicas e que a atual gestão conseguiu inaugurar.

Leia Também:  Governo realiza maior entrega de máquinas e equipamentos para agricultura familiar e infraestrutura dos 141 municípios

Meta alcançada

Em 2020, o Governo do Estado assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual (MPE) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que previa, entre outras coisas, a criação de 4 mil novas vagas para o sistema penitenciário. O déficit, em 2019, era de 6 mil vagas e a população carcerária era de cerca de 12 mil pessoas. Após três anos, essa demanda foi reduzida em 61% e ainda este ano, deve ser zerada.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Segurança Pública

Viatura da Polícia Penal capota na BR-070 em MT durante transferência de presidiários

Conforme a Sesp, agentes prisionais tiveram ferimentos leves. Estado de saúde dos detentos não foi divulgado.

Publicados

em

Uma viatura com quatro agentes prisionais e cinco detentos capotou, nesta sexta-feira (29), na BR-070, em Várzea Grande. O motorista do veículo perdeu o controle da direção após um pneu estourar.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), os presidiários eram transferidos da Cadeia Pública de Mirassol d’Oeste, a 329 km de Cuiabá, para a Penitenciária Central do Estado (PCE), na capital.

Logo após o acidente, eles foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

O estado de saúde dos recuperandos ainda não foi divulgado. Já os quatro policiais penais tiveram apenas ferimentos leves.

Conforme a Sesp, a direção da PCE está acompanhando e monitorando os presidiários, que passam por atendimento médico.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo realiza maior entrega de máquinas e equipamentos para agricultura familiar e infraestrutura dos 141 municípios
Continue lendo

PAU E PROSA

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA