Segurança Pública
População carcerária em MT cresce 26% em um ano; unidades abrigam mais de 2 mil presos mesmo sem vagas disponíveis
Em 2019, 12.519 pessoas estavam presas e, neste ano, esse número aumentou para 15.864.
Segurança Pública
A população carcerária em Mato Grosso cresceu 26% em um ano. Em 2019 eram 12.519 presos. Esse número saltou para 15.864 em 2021. Além disso, mais de 2 mil presidiários estão em cadeias que não possuem mais vagas.
De acordo com o 15° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Fórum de Segurança Pública, Mato Grosso possui capacidade para comportar 13.547 presos nas cadeias do estado.
Mais de 2,3 mil pessoas estão nas cadeias ocupando espaços que não existem.
No mês passado, a Cadeia Pública de São José do Rio Claro foi fechada. A unidade tinha 27 presos que foram transferidos para outros presídios do estado. No ano passado, outras três cadeias também foram fechadas.
A Cadeia Pública de Poconé, Dom Aquino e de Alto Garças transferiram 113 presidiários que foram encaminhados para os municípios de Cáceres, Cuiabá e Várzea Grande.
A medida faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o governo do estado, Ministério Público e Poder Judiciário.
Conforme o documento, está autorizada a desativação de unidades penais com capacidade inferior a 70 vagas.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), houve um aumento de mais de 184% no número de prisões relacionadas ao crime organizado.
De janeiro a junho deste ano, foram efetuadas 71 prisões, entre flagrantes e cumprimentos de mandados. No mesmo período do ano passado foram 25 prisões.
As ações englobaram prisões de integrantes de organizações criminosas envolvidos em crimes de sequestro, roubos/furtos contra instituições financeiras, de defensivos agrícolas e de cargas, estelionato, tráfico de drogas e adoção à brasileira.
O número de prisões do primeiro semestre também é 73% maior do que o total do ano passado, quando foram efetuadas 43 prisões.
Segurança Pública
Barra do Garças lança projeto “De Cara Limpa Contra as Drogas” com integração entre escolas, esporte e segurança pública
Na manhã desta última quarta-feira (8), o gabinete do prefeito de Barra do Garças foi palco do lançamento oficial do projeto “Barra do Garças de Cara Limpa Contra as Drogas”, uma iniciativa conjunta da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, da Associação de Atletismo de Barra do Garças e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer.
O projeto tem como principal objetivo fortalecer ações de prevenção e conscientização contra o uso de drogas, promovendo a união entre escola, esporte e sociedade. A proposta é levar palestras educativas, eventos esportivos e momentos de integração entre alunos, famílias e forças de segurança, reforçando o papel da educação e do esporte na formação cidadã e no combate às vulnerabilidades sociais.
Durante o lançamento, o prefeito destacou a importância da parceria interinstitucional e o engajamento da comunidade escolar. “Estamos jogando no mesmo time — escolas, famílias, forças de segurança e o poder público. O objetivo é proteger nossas crianças e adolescentes, oferecendo oportunidades e conscientização”, afirmou.
As atividades do projeto começam neste mês de outubro e contarão com uma programação especial:
Dia 31 de outubro (quinta-feira) – Exposição das Forças de Segurança na Vila Olímpica, com acesso aberto a todos os alunos acompanhados dos pais e responsáveis;
Dia 1º de novembro (sábado) – Cross Country Infantil, para crianças de 1 a 14 anos, pela manhã, e à noite, a Grande Corrida “Barra do Garças de Cara Limpa Contra as Drogas”, aberta ao público a partir dos 15 anos de idade.
O vice-prefeito, Professor Sivirino, reforçou o papel da escola como espaço de transformação. “Queremos envolver nossos alunos e suas famílias em atividades que inspirem escolhas saudáveis, estimulando o esporte e a conscientização. Cada palestra, cada corrida, é uma semente de futuro longe das drogas”, destacou.
O projeto “Barra do Garças de Cara Limpa Contra as Drogas” marca mais um passo da gestão municipal na construção de uma cidade mais segura, consciente e saudável.

-
Economia6 dias atrásJudiciário e Prefeitura de General Carneiro formam parceria para 1º Mutirão Fiscal do município
-
Política5 dias atrásCPMI do INSS: investigado pela PF se cala sobre doação a ex-ministro
-
Cidades6 dias atrásVice denuncia igreja por verba de mansão de pastor; IBN reage
-
Saúde6 dias atrásCanetas emagrecedoras podem gerar impactos na coluna e nas articulações
-
Política4 dias atrásBiometria regularizada: mutirão chega em aldeia no Parque Indígena do Xingu (MT) nesta sexta-feira (24)
-
Cidades6 dias atrásTCE propõe consórcios para acabar com lixões em MT: ‘cada real investido em lixo economiza nove em saúde’, diz Sérgio Ricardo
-
Jurídico4 dias atrásVAGA DO QUINTO DA OAB/MT- PF aponta para vínculo dos advogados Ricardo Almeida e Rodrigo Vechiatto com Andreson Gonçalves e Zampieri
-
Policial6 dias atrásHacker de 23 anos invadiu sistema e roubou dados da Polícia Civil

