Tecnologia
Novo golpe pelo WhatsApp usa falsos emoticons
Tecnologia

O Laboratório da ESET identificou um novo tipo de golpe aplicado por meio de mensagens do WhatsApp, que utiliza um falso aplicativo de emoticons para roubar informações de contato dos usuários.
O ataque começa quando um contato do WhatsApp compartilha uma mensagem em um grupo ou em uma conversa individual, sugerindo que o usuário instale no smartphone um novo pacote de emoticons.
Quando o usuário clica no link para instalação, ele é direcionado para outro site, no qual recebe a instrução de compartilhar a mensagem sobre o novo pacote de emoticons com dez amigos ou três grupos do WhatsApp para concluir o download.
Ao realizar a ação de compartilhar o aplicativo com seus contatos, o usuários – dependendo do smartphone, localização e idioma – é enviado para um outro site, no qual recebe a mensagem de que a operação não foi concretizada. Em alguns casos, o usuário recebe a instrução de atualizar o número do smartphone para prosseguir com a instalação quando, na verdade, o objetivo é inscrevê-lo em serviços pagos ou inseri-lo em uma lista de spam para instalar diversos aplicativos.
Recentemente, os especialistas da ESET identificaram golpes parecidos no WhatsApp e no qual os cibercriminosos usavam falsos vouchers de marcas famosas – como Starbucks, McDonald’s e Zara – para roubar dados de contatos dos usuários de dispositivos móveis.
“Cada vez mais, os cibercriminosos têm diversificado seus ataques, usando técnicas que busquem atrair a atenção dos usuários e que viralizem ou se espalhem por meio de aplicativos populares, como WhatsApp”, afirma Camillo Di Jorge, Presidente da ESET Brasil. “É importante que os usuários fiquem atentos para esse tipo de golpe e evitem clicar em links duvidosos ou desconhecidos. Também recomendamos o uso de uma solução de segurança para dispositivos móveis, a fim de evitar possíveis ameaças como essa”, reforça o executivo.

Tecnologia
Celulares de MT terão nono dígito a partir de 29 de maio

Os celulares registrados em Mato Grosso devem receber o nono dígito a partir do dia 29 de maio, conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A mudança também passará a valer para Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Acre, Rondônia, Goiás e Tocantins.
Segundo a agência, a decisão foi tomada há cinco anos, para atender à crescente demanda pelo serviço móvel no país. Com isso, será possível dar continuidade ao processo de padronização de marcação das chamadas e aumentar a disponibilidade de números na telefonia celular.
A adoção do nono dígito nos códigos de acesso do Serviço Móvel Pessoal (SMP) obedece ao disposto na Resolução 553/2010.
-
Saúde7 dias atrás
Trinta sequelas e sintomas persistentes da Covid-19; confira a lista
-
Cultura7 dias atrás
STF nega suspender demarcação de terra indígena em MT
-
Cidades5 dias atrás
Graças a boa gestão e o crescimento acelerado de Bom Jesus do Araguaia, a cidade é transformada em Canteiro de obras
-
Policial7 dias atrás
Professor é morto com 14 tiros após relatar ameaça do Comando Vermelho
-
Jurídico6 dias atrás
Quadrilha de policiais extorquiu empresário por sexo com menores em MT
-
Política6 dias atrás
Com 3 pré-candidatos na base, senador vê chances de neutralidade de MM
-
Cidades6 dias atrás
Prefeitura de Barra do Garças entrega mais 35 escrituras de imóveis aos moradores do Zeca Ribeiro
-
Política6 dias atrás
Max Russi diz que pré- candidatura de Natasha Slhessarenko ao Senado está confirmada no PSB