Tecnologia

Seplag discute serviços públicos inteligentes para uma sociedade digitalmente conectada à cidadania

Durante evento, foi assinado um Termo de Colaboração entre o Governo de Mato Grosso e Sebrae

Publicados

Tecnologia

Governo de MT aparece com o conceito Muito Bom referente ao crescimento de ofertas de serviços digitais (ABEP-TI 2023) Crédito - Michel Alvim - SECOM / MT
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), realizou o evento MT 4.0: uma sociedade conectada, nesta quinta-feira (11.04), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). Gestores estaduais e especialistas debateram os rumos da administração pública estadual por meio de palestras, painéis e mesas redondas. O evento reuniu cerca de 400 pessoas.

Durante a abertura do evento, o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, falou dos investimentos do Governo de Mato Grosso em serviços digitais, que geram eficiência e economia, melhorando o atendimento da população mato-grossense. No ranking de 2023 da Associação Brasileira de Entidades Estaduais (Abep-TI), o Governo de MT aparece com o conceito Muito Bom referente ao crescimento de ofertas de serviços digitais.

“Só de 2019 a 2023, a atual gestão investiu R$638 milhões em Tecnologia da Informação, superando os investimentos realizados por gestões anteriores no período de 2009 a 2018, que registraram R$630 milhões”, informou o secretário.

Neste sentido, o Governo de Mato Grosso e o Sebrae MT assinaram um Termo de Colaboração, que visa implementar ações para o avanço do Programa do Governo Digital, fomentando o intraempreendedorismo e a inovação em práticas públicas, com ênfase nas temáticas de sustentabilidade, transformação digital, compras públicas, atendimento ao usuário e eficiência.

Termo de Colaboração impulsiona ações da Agenda Estratégica Digital (2023-2027)
Créditos: Michel Alvim/Secom-MT
Basílio ressaltou a importância desse diálogo com o Sebrae para potencializar as atividades de intraempreendedorismo na administração pública estadual. “O Sebrae tem o know-how para acelerar a transformação digital e, em posse dessas competências, os servidores públicos estarão melhores preparados para inovar nas suas áreas de atuação”, destaca.  O secretário explicou que no setor público o lucro do empreendedorismo é o bem comum.

Leia Também:  Maior drone agrícola do Brasil e do mundo faz voo inaugural

A diretora superintendente do Sebrae em Mato Grosso, Lélia Brun, afirma que o termo de colaboração com o Governo de Mato Grosso é um marco para a instituição. “É a primeira vez que o Sebrae implementa essa ação com o Governo. Acreditamos que, à medida que todas as iniciativas estabelecidas no programa forem efetivadas, certamente, quem ganhará é a sociedade, com agilidade e excelência na entrega dos serviços ofertados pelo Governo”.

Transformação digital

Após a abertura oficial do evento, o público acompanhou a palestra do especialista em Gestão Pública e Inovação, Guto Ferreira, que falou sobre a alta performance na gestão pública.

“Nós que estamos em Brasília temos Mato Grosso como grande case nacional em governo e transformação digital. É um Estado voltado majoritariamente para o agronegócio e que agora também se destaca pela transformação digital no Governo. O impacto disso vai desde a própria transformação natural de acesso a serviços digitalizados ao cidadão até a oportunização de novos trabalhos na administração pública”, destaca Ferreira.

Palestra do especialista em Gestão Pública e Inovação, Guto Ferreira
Créditos: Michel Alvim/Secom-MT
Ainda no período da manhã, foi realizada a palestra magna com Rodrigo Fernandes, gerente regional do Centro-Oeste para setor público da Google Cloud, que abordou o tema “Impacto da Inteligência Artificial no Governo de MT”.

Leia Também:  PRESTAÇÃO DE CONTAS 2022

Também palestraram o secretário de Educação (Seduc), Alan Porto, a adjunta da Contadoria Geral do Estado (Sace-Sefaz), Anésia Batista. Além do superintendente do Governo Digital e Inovação em Práticas Públicas da Seplag, Washington da Silva, e os diretores de Relacionamento com Cliente e de Tecnologia da Informação e Comunicação da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), respectivamente, Paulo Macedo e Sócrates de Barros.

De acordo com o secretário adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão, o evento demonstra como o movimento digital pode ser um potencializador de políticas públicas. “Temos trabalhado para entregar serviços com eficiência para a população. Um exemplo é o aplicativo MT Cidadão que concentra mais de 600 serviços”, exemplifica o adjunto.

O evento contou com a participação do secretário-chefe de Gabinete do Governador, tenente-coronel PM Jordan Espíndola dos Santos, do secretário adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Seciteci-MT, Rodrigo Bruno Zanin, e do representante do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Xavier.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Tecnologia

Senador Wellington discute avanço digital, investimento básico e curso de medicina para Barra do Garças

Publicados

em

O Senador Wellington Fagundes (PL/MT) participou de uma audiência pública com o ministro Camilo Sobreira de Santana, realizada na Comissão de Educação do Senado, nesta terça-feira (17/04). O encontro foi marcado por discussões sobre o avanço digital nas escolas, investimentos para novas faculdades, criação de novos Institutos Federais e desafios enfrentados pelo sistema educacional brasileiro.

Camilo, que é titular da Pasta da Educação, apresentou um panorama dos avanços e desafios enfrentados no último ano, além de prestar esclarecimentos sobre problemas ocorridos no processo de divulgação do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Fagundes questionou sobre investimentos em recursos básicos nas escolas e ressaltou a importância do projeto de lei de sua autoria, que prioriza o saneamento básico tanto em escolas públicas como em creches.

“Não dá para discutir só sobre o avanço tecnológico nas escolas sem antes enfatizar a problemática do saneamento. Temos de ter um ambiente escolar que propicie mais humanidade dentro de nossas escolas”, afirmou o senador.

O parlamentar também abordou a relevância de investimentos nos Institutos Tecnológicos, já que Mato Grosso foi contemplado com três novos polos de ensino. “Temos em Mato Grosso uma escassez de mão de obra qualificada, e esses institutos federais só beneficiam os lugares mais remotos do Brasil. Por isso, os investimentos nos IFMTs são essenciais”, reitera o senador.

Leia Também:  Prefeita Janailza transforma São Félix do Araguaia com pavimentação de ruas e avenidas

Camilo afirmou que o projeto dos Institutos Federais é um dos mais exitosos que temos no Brasil. “O Brasil precisa avançar com mais velocidade nesta política, com mais rapidez. Por mim, o governo federal já teria lançado 300 novos institutos, mas estamos avançando, lançamos 100 e não vamos parar por aí”, afirmou o ministro.

MEDICINA

O senador perguntou ainda sobre a criação de novos cursos de medicina para Mato Grosso e citou o exemplo de Barra do Garças, que tem toda a estrutura exigida e recebeu nota excelente por parte do Ministério da Educação. “Já tivemos investimentos dos governos estadual e federal, além de emendas parlamentares que aloquei para que o curso fosse criado. Quero saber, porque há tanta burocracia para a liberação do vestibular? ”, questionou Fagundes.

Camilo disse ao senador que vai dar prioridade para esses locais que já estão com projeto adiantado. “Vamos priorizar essas cidades no novo edital de abertura para tudo andar mais rápido”, garantiu o ministro.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA