Segurança Pública

PMMT oficializa ingresso de 509 militares com formatura do 32º Curso de Formação de Soldados

Os novos soldados da Polícia Militar reforçarão o policiamento em todos os municípios do Estado

Publicados

Segurança Pública

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na noite desta quinta-feira (18.04), a solenidade de formatura dos 509 alunos que passaram pelo 32º Curso de Formação de Soldados (CFSD) da instituição. A cerimônia, que reuniu mais de oito mil pessoas no Parque de Exposições de Cuiabá, marcou o ingresso dos novos soldados aprovados no concurso da Segurança Pública de 2022 para reforço do efetivo e policiamento em todo o Estado.

Durante o seu discurso, o governador Mauro Mendes parabenizou a formação e promoção dos novos policiais militares, comemorando a nova realidade da Segurança Pública nunca vista antes na história de Mato Grosso, construída a partir de muito trabalho, seriedade, eficiência e gestão correta do dinheiro público.

“Nesses últimos cinco anos caminhamos juntos para construir um dos mais belos e prósperos Estados da nação brasileira. Tenho muito orgulho da trajetória dos últimos anos, dos inúmeros investimentos na Segurança Pública. Agora os 509 novos soldados farão parte dessa história de servir, honrar e proteger o cidadão mato-grossense desde o campo até a cidade. Meus parabéns também aos promovidos, que com seu esforço e profissionalismo chegam a mais um patamar da nossa gloriosa Polícia Militar”, destacou o governador.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, também enalteceu o ingresso dos novos soldados, durante a solenidade, e afirmou que esse é mais um passo do investimento do Governo do Estado na valorização da instituição.

“Com muita alegria gostaria de parabenizar a todos os novos 509 soldados na companhia de todos os seus amigos e familiares. Hoje damos um novo passo à valorização da vida, ordem e segurança pública. Aqui estão homens e mulheres íntegros em defender a sociedade. Obrigado governador Mauro Mendes pela confiança e conte sempre com a Polícia Militar”, reforçou.

O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel PM César Roveri, destacou que o ingresso dos novos policiais é um fortalecimento do compromisso do Governo do Estado com a Polícia Militar e toda a segurança de Mato Grosso.

“Isso mostra o compromisso do governo Mauro Mendes com a população de Mato Grosso. Hoje o Estado ganha 509 novos profissionais que vão estar em todo o Estado defendendo o cidadão. Não somente a inclusão de novos policiais, mas também com equipamentos, viaturas, armamentos, a construção e reformas de novas unidades da Polícia Militar e de todas as formas de Segurança de Mato Grosso. Hoje é dia de festa na Polícia Militar, isso fortalece a instituição e o Governo”, pontuou o secretário.

Leia Também:  "AL assinou atestado que errou; R$ 700 mi é muito dinheiro"

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho, enfatizou que sempre valorizou a importância de pautas de interesse da Polícia Militar e que é um grande aliado da Segurança Pública. “Parabéns governador Mauro Mendes pela gestão eficiente em Mato Grosso e parabéns também ao coronel Mendes pelo excelente trabalho à frente da gloriosa Polícia Militar que traz segurança desde a vida no campo até as grandes cidades. Conte com a Assembleia Legislativa para defender o interesse das acerca da Polícia Militar”, enfatizou.

O 32º Curso de Formação de Soldados iniciou em julho do ano passado e teve duração de nove meses. Durante o período, os alunos foram capacitados em conhecimentos técnicos e práticos necessários para exercerem a carreira militar e realizaram estágios supervisionados com policiamento na Região Metropolitana do Estado. Agora, os novos soldados se deslocam para o interior de Mato Grosso, onde exercerão suas atividades.

Soldado Calebe comemora com a família a formatura do curso / Crédito: Josi Dias

Para o aluno formado e novo soldado, Calebe Miguel de Melo, a formatura do curso é uma “sensação de dever cumprido”. O policial se prepara para reforçar o efetivo no distrito de Conselvan, em Aripuanã, e conta que o apoio da família foi fundamental para concluir essa etapa.

“Foram meses difíceis, onde saímos do conforto para vivermos a realidade do policial militar para depois prestar um bom serviço para a sociedade, assim como todos os 509 alunos. Daqui pra frente espero trabalhar bastante, contribuir com a sociedade, servir e proteger o cidadão de bem. É uma satisfação muito grande e ter a família junto foi muito importante e sem eles seria impossível concluir o curso”, definiu.

A soldado Thayná Brandão ressalta que a formatura do curso e ingresso na Polícia Militar é a realização de um sonho. A policial irá atuar no município de São Pedro da Cipa e está pronta para enfrentar o novo desafio em sua vida.

Leia Também:  Em dois meses, número de roubos e furtos diminui no Estado

“É um sonho realizado, pois a minha vida inteira eu quis isso e hoje estou aqui. Estou muito feliz em representar as mulheres e me sinto preparada. Aprendemos bastante coisas e estamos prontos para trabalhar e defender a população. Estou ansiosa para começar logo esse novo desafio”, finalizou.

Promoção de militares

A solenidade, da noite desta quinta-feira (18), também marcou o fim do Curso de Adaptação de Oficiais Médicos (CAOS) dos cinco médicos aprovados no concurso da Segurança Pública. Na cerimônia, os oficiais deixam os postos de cadetes e assumem como segundo-tenentes da PMMT.

Novos oficiais médicos da Polícia Militar / Crédito: Soldado Elias/CCSMI-PMMT

Além disso, mais 295 policiais militares foram promovidos a novos postos dentro da corporação. Entre os cargos de oficiais, 30 policiais foram promovidos ao posto de capitão e oito militares foram graduados na função de tenentes-coroneis.

Entre os praças da corporação, 43 militares se tornaram subtenentes, enquanto 134 policiais assumiram o posto de primeiro-sargento, 77 passaram à função de segundo-sargento e quatro como terceiro-sargento, além disso, dois militares foram promovidos a cabo.

O comandante-geral da PMMT também parabenizou os novos promovidos. “São policiais que têm grande importância na instituição e que hoje conquistaram suas vitórias com um novo posto na hierarquia da instituição, superando os desafios e as missões que lhes foram propostos. Parabéns a todos e que continuem exercendo esse excelente trabalho para a sociedade”, enfatizou o coronel Mendes.

Também estiveram presentes na solenidade os Senadores da República, Jayme Campos e Wellington Fagundes; os deputados federais, coronel Jonildo de Assis e Abílio Brunini; o deputado estadual Elizeu Nascimento, o secretário-chefe de Gabinete de Governo, tenente-coronel PM Jordan Espíndola; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jefferson Neves; a comandante-geral adjunta da PMMT, coronel Francyanne Siqueira Chaves; o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira; a delegada-geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel; a desembargadora Maria Aparecido Ribeiro; o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, entre demais autoridades.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Segurança Pública

CNH social: lista com 1,6 mil selecionados é divulgada nesta quinta-feira (2)

O resultado foi publicado no site da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania e no Diário Oficial do Estado.

Publicados

em

A lista com os nomes de 1,6 mil candidatos selecionados pelo ‘Programa Ser Família’ para obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de forma gratuita, foi divulgada nesta quinta-feira (2), pelo Governo do Estado.

O resultado foi publicado no site da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc MT) e no Diário Oficial do Estado (DOE). Ao acessar o sistema, o usuário deverá preencher com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e número do Número de Identificação Social (NIS).

Em geral, o programa fornecerá cerca de 10 mil carteiras de motoristas, gratuitamente, a pessoas de baixa renda. A lista com nomes de todos os selecionados para receber a CNH gratuita saiu em março deste ano.

Conforme o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), todos os beneficiados serão convocados, de forma escalonada, até o dia 31 de julho deste ano. Nesta primeira convocação, serão chamadas 1.670 pessoas.

Os que foram convocados deverão comparecer no Detran e apresentar um documento oficial com foto e o CPF, para iniciar o processo da CNH.

Leia Também:  Suspeitos de roubo violento morrem em confronto com a PM em Barra do Garças

Em Cuiabá e Várzea Grande, os atendimentos serão realizados aos sábados, sem a necessidade de agendamento prévio, o que deve facilitar o acesso, durante o decorrer do dia, para toda a população.

Confira abaixo os locais e datas onde os convocados deverão comparecer para serem atendidos:

Cuiabá

  • Atendimento aos sábados, nos dias 11 e 18 de maio, das 8h às 16h
  • Local: Avenida Doutor Hélio Ribeiro, nº 1.000, Centro Político Administrativo

Várzea Grande

  • Atendimento aos sábados, nos dias 11 e 18 de maio, das 10h às 18h
  • Local: Centro Estadual de Cidadania do Shopping de Várzea Grande

Interior do estado

  • Atendimento de segunda a sexta, entre os dias 6 e 17 de maio, das 8h às 16h

Os critérios para análise do pré-cadastros foram:

  • Renda familiar per capita de até meio salário mínimo;
  • Idade mínima de 18 anos;
  • Sabe ler e escrever;
  • Residir mais de 1 ano no Estado de Mato Grosso.

Tenho que pagar?

Não. Os selecionados terão direito à isenção de taxas e ao custeio de despesas referentes aos exames de saúde, bem como dos cursos teórico e prático de direção veicular ministrados pelos Centros de Formação de Condutores.

Leia Também:  Senador Jaime Campos contempla Araguaiana com R$ 550 mil em emendas para saúde e compra de equipamentos

Os beneficiados não pagarão as seguintes despesas:

  • Exame de aptidão física e mental ou junta médica;
  • Exame de avaliação psicológica;
  • Exame teórico, reexame teórico;
  • Exame prático de direção veicular;
  • Reexame prático de direção veicular, e demais taxas referentes à abertura de requerimento, coleta de fotos, lançamento de frequência de curso teórico e de confecção da CNH nas categorias A ou B. No caso dos reexames, é permitido somente um por beneficiário.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA