Ensino Superior

Embananou-se

Na UFMT, senador chama povo chiquitano de “chiquititas”; veja

Publicados

Ensino Superior

O senador Wellington Fagundes (PL) cometeu uma gafe ao chamar as mulheres do povo chiquitano, indígenas que vivem na fronteira entre Mato Grosso e Bolívia, de “chiquititas”.

A declaração ocorreu na noite de quinta-feira (17) durante evento de posse da nova reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Marluce Souza.

“Várias cidades, inclusive a nossa Vila Bela da Santíssima Trindade que hoje, por ser divisa, tem necessidade de uma atenção especial, as chiquititas, né? As mulheres que ali vivem na divisa”, disse o senador.

Chiquitas é uma telenovela infantil passada no SBT na década de 1990, e depois regravada no ano de 2013.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Moraes diz que Bolsonaro cometeu 'irregularidade isolada' e nega converter cautelares em prisão
Propaganda

Ensino Superior

Esforço do prefeito Chiquinho e da procuradoria do município resulta na implantação de “Bolsa Universitaria” em Araguainha

Publicados

em

A Prefeitura Municipal de Araguainha, por meio da Procuradoria Geral, anunciou a implantação do Programa Bolsa Universitária – Faculdade para Todos Araguainhenses, uma importante iniciativa que visa oferecer oportunidades aos jovens do município que desejam ingressar no ensino superior, mas enfrentam dificuldades financeiras.

De acordo com a Procuradora Geral do Município, Drª Giovana Gioli, a criação do programa partiu do compromisso do Prefeito Francisco Gonçalves Naves (Chiquinho) com a educação dos araguainhenses. A proposta é garantir o acesso e a permanência dos estudantes em universidades ou faculdades de outros municípios, por meio de repasses financeiros destinados ao custeio das mensalidades dos cursos de graduação.

A iniciativa está amparada pela Lei Municipal nº 1036/2022, com alterações pela Lei nº 1083/2025, que regulamenta o programa. Atualmente, o município oferece:

2 (duas) vagas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Psicologia e Sistemas de Informação.

4 (quatro) vagas para os cursos de Direito, Agronomia e Pedagogia.

Atualmente, 17 estudantes de Araguainha já são beneficiados, frequentando cursos como Agronomia, Direito, Educação Física, Medicina Veterinária e Psicologia.

Leia Também:  Aula inaugural marca início dos cursos técnicos de agricultura e meio ambiente em Alto Araguaia

O valor da bolsa é de 50% do valor total do curso, e o número de vagas poderá ser ampliado ou remanejado conforme a disponibilidade, por meio de decreto do Poder Executivo.

Leia Também:  Lúdio: "Fusão de siglas mostra que terceira via é discurso falso"

O investimento mensal do município com o programa é de R$ 9.208,50, totalizando R$ 110.502,00 ao ano, reafirmando o compromisso da gestão com o futuro educacional da juventude araguainhense.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA