Saúde

Número de partos normais cresce de 1,46% para 48,57% em hospital de Cuiabá

Publicados

Saúde

A porcentagem de mulheres que fazem partos normais aumentou em quase 90% dos hospitais participantes do Projeto Parto Adequado, de acordo com A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que divulgou um novo balanço sobre o programa junto ao Hospital Israelita Albert Einstein e Institute for Healthcare Management (IHI). O projeto foi colocado em prática no mês de março de 2015 em aproximadamente 45 instituições do país.

No Centro-Oeste, o único hospital que participa do projeto é o Hospital e Maternidade Femina, de Cuiabá. Somente nesta instituição, a média de partos normais, que era de 1,46%, subiu para 48,57% dos casos entre as grávidas do projeto. Assim, o Femina se tornou referência nacional e figura entre os cinco melhores resultados no programa. 

De acordo com os resultados individuais revelados pela ANS, “quase 90% dos hospitais conseguiram aumentar o percentual de partos vaginais e mais da metade deles atingiram ou superaram o índice de 40% de partos normais cinco meses antes do término da fase piloto”. Ao todo, atualmente, 34 hospitais integram a iniciativa – que também conta com o apoio de 18 operadoras de planos de saúde.

Leia Também:  Irmão de paciente que morreu em Agua Boa denuncia descaso e falta de assistência por parte da Secretaria de saúde de Querência

O Projeto Parto Adequado tem por objetivo reduzir a admissão em UTI neonatal e o agendamento de cesariana antes da 39ª semana de gestação, o que foi normatizado este ano pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Para isso, as instituições participantes puderam escolher entre modelos de assistência. Um deles, escolhido pelo Femina, foi o parto realizado pelo plantonista do hospital. No entanto, a gestante pode escolher ser acompanhada por seu obstetra particular. 

“Estamos iniciando uma verdadeira mudança no modelo de atenção ao parto e nascimento na saúde suplementar, capaz de oferecer às gestantes e aos bebês uma assistência segura e de qualidade e contribuindo para melhorar as condições gerais de saúde da população. É um avanço imenso em pouquíssimo tempo e que nos motiva a estimular e disseminar a iniciativa para todo o país”, destaca a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira.

Para conseguir se adequar às exigências do projeto, o Femina inaugurou duas salas projetadas e equipadas especificamente para as necessidades das parturientes. Além disso, durante o parto a mãe tem à sua disposição uma equipe de plantão composta por obstetras, neonatologista (pediatra), anestesista e enfermeiras obstetras e equipamento para monitoramento da vitalidade fetal durante o parto e reanimação neonatal.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

ÁGUA BOA- Jovem possivelmente intoxicado com metanol diz não sentir o torax e não enxergar nada

Paciente de 27 anos está internado em Goiânia; Secretaria de Saúde aguarda exames para confirmar caso

Publicados

em

O publicitário Igor Thomae Rodrigues, de 27 anos, perdeu a visão e está internado em Goiânia, após uma possível intoxicação por metanol em uma bebida alcoólica em Água Boa, (626 km de Cuiabá).

Quero pedir a todos que estiverem vendo esse vídeo, que me coloquem nas orações de vocês. Eu vou sair dessa

Em uma publicação nas redes sociais, Rodrigues disse que passa por um dos piores momentos da vida.

“Isso aqui é muito difícil. Nesse momento, não sinto o meu tórax, nem as costas e não vejo absolutamente nada”, disse.

Em entrevistas, ele disse que comprou uma garrafa de uísque em um mercado da cidade, na noite de terça-feira (14), após voltar de uma viagem de trabalho.

Ele ingeriu a bebida com uma amiga, que não apresentou sintomas. No dia seguinte, ele relatou sonolência excessiva. Na quinta-feira (16), acordou com fortes dores de cabeça e no estômago, além de enjoos e vômitos. O quadro evoluiu para falta de ar e alterações na visão.

Leia Também:  Taxa de ocupação de leitos de UTI por pacientes em estado grave com Covid-19 em MT é de 70%

“Quero pedir a todos que estiverem vendo esse vídeo, que me coloquem nas orações de vocês. Eu vou sair dessa, Deus sabe o que faz”, afirmou ele no vídeo.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou que aguarda resultados de exames para confirmar se os sintomas foram causados por intoxicação por metanol.

Na última quarta-feira (22), a SES confirmou o primeiro caso de intoxicação por metanol em Mato Grosso. Trata-se de um jovem de 24 anos de Várzea Grande que também perdeu a visão após consumir bebida adulterada.

As intoxicações estão relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, substância usada ilegalmente no lugar do álcool etílico. Por ser extremamente tóxica, a substância pode levar a cegueira, insuficiência respiratória e morte. O cenário motivou a criação de uma força-tarefa de fiscalização e a emissão de alertas sanitários em todo o país.

 

Veja vídeos: 

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA