Saúde

Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de mucormicose associado à Covid em Santana do Araguaia

O quadro foi diagnosticado em um paciente idoso.

Publicados

Saúde

A Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) confirmou nesta quinta-feira (10) o primeiro caso de mucormicose associada à Covid no estado.

O quadro foi diagnosticado em um paciente idoso, com a idade não revelada, que vive no município de Santana do Araguaia, no sudeste do estado.

De acordo com a secretaria, o paciente deu entrada no Hospital Regional de Conceição do Araguaia, município vizinho à Santana do Araguaia, com sintomas da doença.

Na unidade, ele foi diagnosticado com coronavírus e foi internado. Alguns dias depois ele teve melhora clínica e recebeu alta.

Após ser liberado, segundo a secretaria, o paciente apresentou piora no quadro. Ele procurou atendimento nos municípios de Araguaína e Palmas, ambos no Tocantins.

O idoso voltou a ser internado e só então recebeu o diagnóstico de mucormicose, e foi transferido para São Paulo onde faz tratamento.

A Sespa não deu mais detalhes sobre o estado de saúde do paciente. Também não foi informado se ele tem histórico de comorbidades.

Segundo a secretaria, este é o quarto caso de mucormicose registrado no Brasil, relacionado à Covid. Outros 15 casos da infecção foram detectados, mas em pacientes que não estavam com o coronavírus.

Leia Também:  DINHEIRO NA CONTA- Deputados Barranco e Dr. Eugênio destinam R$ 270 mil em emendas para aquisição de ambulância para Araguainha

Além do Pará, casos da doença relacionados à Covid foram registrados em Fortaleza, Natal e São Paulo.

O que é a mucormicose

A mucormicose é uma infecção causada pelos fungos Mucorales e é conhecida há mais de um século, tendo sido descrita pela primeira vez em 1885.

A doença passou a ser relacionada à pacientes com Covid-19, após um surto na Índia que acometeu quase 9 mil pacientes.

O quadro mata mais de 50% dos pacientes. Muitos precisam passar por cirurgias mutilantes, que retiram partes do corpo afetadas pelo micro-organismo, como os olhos. Além disso, a doença é tratada com medicamentos controlados.

Por meio de nota, a secretaria de Saúde do Pará esclareceu que a mucormicose não é uma infecção contagiosa. A secretaria disse ainda que investiga o caso para descobrir o local onde o paciente foi infectado.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Saúde

Prefeitura de Barra do Garças realiza mutirão de cirurgias ortopédicas nesta sexta (11) e sábado (12)

Durante os dois dias, serão realizados cerca de 15 cirurgias de reconstrução de ligamento de joelho no hospital municipal Milton Pessoa Morbeck

Publicados

em

Com o intuito de expandir a oferta de serviços de saúde à população, a Prefeitura de Barra do Garças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, nesta sexta-feira (11) e sábado (12), o primeiro mutirão de cirurgias ortopédicas do município, no centro cirúrgico do Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck.

Cerca de 15 pacientes serão contemplados com as cirurgias de reconstrução de ligamento do joelho. “Anteriormente, esses pacientes passaram por consulta com uma equipe especializada e realizaram todos os exames necessários para a garantia de um procedimento seguro. Agora é o momento de realizarem as cirurgias”, disse o coordenador de Divisão da Secretaria de Saúde, Lucas Martins.

Quem ainda não tem indicação cirúrgica, mas suspeita de lesão de ligamentos ou menisco no joelho, necessidade de prótese de quadril ou outros problemas ortopédicos, deve procurar atendimento na saúde do município e aguardar as próximas etapas do mutirão.

O mutirão é realizado pela Prefeitura de Barra do Garças, em parceria com o programa Fila Zero do Governo de Mato Grosso, e tem como objetivo promover aos pacientes a redução da espera por cirurgias eletivas em todo o estado.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mato Grosso recebeu mais 163.200 doses de vacina contra Influenza
Continue lendo

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA