Tecnologia

Programa da Sedec monitora 1,5 mil locais turísticos de MT para melhorar serviços prestados aos visitantes

Desde que começou a ser implementado em fevereiro de 2023, já foram enviados mais de 5.700 relatórios para os locais monitorados

Publicados

Tecnologia

O Programa de Evolução Digital (PED) no Turismo, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), monitorou a reputação online de cerca de 1.500 locais turísticos, em 71 municípios do Estado, que possuem presença digital nos principais canais de avaliações e vendas de pacotes online, como Google, TripAdvisor, Booking, Hotéis.com, entre outros.

O objetivo do programa é melhorar a presença digital dos atrativos, equipamentos e destinos turísticos de Mato Grosso, com foco na melhoria dos serviços prestados aos visitantes. Para isso, a Sedec utiliza a Plataforma TrustYou, que fornece indicadores e relatórios sobre o monitoramento, com base nas avalições e opiniões dos visitantes/turistas.

O PED Turismo é uma iniciativa do turismólogo e analista da Sedec Leandro Lima, que conquistou o 2º lugar no 3º Prêmio Nacional de Turismo na categoria “Gestão de Dados e Inteligência no Turismo”, em dezembro de 2023.

“O PED Turismo possui o IDTur, que é um índice exclusivo do turismo de Mato Grosso e contribui para monitorar a capacidade de interação dos locais dentro do programa, com foco na evolução da presença digital e na busca pela melhoria dos serviços prestados”, explica Leandro.

Leia Também:  Polícia deflagra operação em MT, prende 12 e busca líder do tráfico no Rio de Janeiro

Desde que começou a ser implementado, em fevereiro de 2023, já foram enviados mais de 5,7 mil relatórios para os locais monitorados, mensalmente, com indicadores de desempenho dos negócios, a partir das avaliações dos visitantes.

Para auxiliar os empreendedores do turismo, são realizadas capacitações sobre o programa e técnicas sobre como melhorar a presença digital em canais como Google e TripAdvisor. Os cursos já foram realizados em Sinop, Guarantã do Norte, Vila Bela da Santíssima Trindade, Barra do Garças, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra e Jaciara, com mais de 320 participantes.

Conforme as informações da Plataforma TrustYou, em 2022 houve mais de 215 mil avaliações recebidas em canais como Google, Booking, Hotéis.com, Expedia e TripAdvisor, com um desempenho de 88.17 pontos e uma taxa de resposta de 15% pelos locais monitorados.

“Em 2023, após o monitoramento pelo PED Turismo, aumentamos a taxa de resposta para 20% e o desempenho para 89.02 pontos. Atualmente temos mais de 1.350 locais sendo monitorados”, aponta Leandro.

Leia Também:  Copa Araguaia de atletismo reúne mais de 300 atletas adultos e crianças em Barra do Garças

A gerente geral do grupo JF Hoteis, proprietária da Pousada Sol do Araguaia, Pousada Águas Quentes e Araguaia Hotel, em Barra do Garças, e o Hotel Avenida Plaza, em Querência, Anna Barros, diz que o PED Turismo é uma importante ferramenta de feedback.

“Agora que eu estou começando a receber os relatórios e percebo o quanto eles nos ajudam a melhorar o nosso trabalho. Participei da capacitação e não tinha ideia de como é importante a gente melhorar a nossa reputação na internet. Espero que haja capacitações mais vezes para que possamoss melhorar ainda mais”.

Para ela, as capacitações devem envolver toda a hotelaria, do proprietário aos colaboradores, para que compreendam a importância da avaliações e saibam onde estão os pontos positivos dos estabelecimentos e o que pode ser melhorado.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Tecnologia

Senador Wellington discute avanço digital, investimento básico e curso de medicina para Barra do Garças

Publicados

em

O Senador Wellington Fagundes (PL/MT) participou de uma audiência pública com o ministro Camilo Sobreira de Santana, realizada na Comissão de Educação do Senado, nesta terça-feira (17/04). O encontro foi marcado por discussões sobre o avanço digital nas escolas, investimentos para novas faculdades, criação de novos Institutos Federais e desafios enfrentados pelo sistema educacional brasileiro.

Camilo, que é titular da Pasta da Educação, apresentou um panorama dos avanços e desafios enfrentados no último ano, além de prestar esclarecimentos sobre problemas ocorridos no processo de divulgação do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Fagundes questionou sobre investimentos em recursos básicos nas escolas e ressaltou a importância do projeto de lei de sua autoria, que prioriza o saneamento básico tanto em escolas públicas como em creches.

“Não dá para discutir só sobre o avanço tecnológico nas escolas sem antes enfatizar a problemática do saneamento. Temos de ter um ambiente escolar que propicie mais humanidade dentro de nossas escolas”, afirmou o senador.

O parlamentar também abordou a relevância de investimentos nos Institutos Tecnológicos, já que Mato Grosso foi contemplado com três novos polos de ensino. “Temos em Mato Grosso uma escassez de mão de obra qualificada, e esses institutos federais só beneficiam os lugares mais remotos do Brasil. Por isso, os investimentos nos IFMTs são essenciais”, reitera o senador.

Leia Também:  Copa Araguaia de atletismo reúne mais de 300 atletas adultos e crianças em Barra do Garças

Camilo afirmou que o projeto dos Institutos Federais é um dos mais exitosos que temos no Brasil. “O Brasil precisa avançar com mais velocidade nesta política, com mais rapidez. Por mim, o governo federal já teria lançado 300 novos institutos, mas estamos avançando, lançamos 100 e não vamos parar por aí”, afirmou o ministro.

MEDICINA

O senador perguntou ainda sobre a criação de novos cursos de medicina para Mato Grosso e citou o exemplo de Barra do Garças, que tem toda a estrutura exigida e recebeu nota excelente por parte do Ministério da Educação. “Já tivemos investimentos dos governos estadual e federal, além de emendas parlamentares que aloquei para que o curso fosse criado. Quero saber, porque há tanta burocracia para a liberação do vestibular? ”, questionou Fagundes.

Camilo disse ao senador que vai dar prioridade para esses locais que já estão com projeto adiantado. “Vamos priorizar essas cidades no novo edital de abertura para tudo andar mais rápido”, garantiu o ministro.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLICIAL

CIDADES

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA